AD 2 Economia Brasileira Contemporanea
Trabalho Escolar: AD 2 Economia Brasileira Contemporanea. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Liviavms • 17/8/2014 • 225 Palavras (1 Páginas) • 456 Visualizações
AD 1 – Economia Brasileira Contemporânea
Considerando o conceito de Milagre Econômico compare as taxas de crescimento anual do PIB total e do PIB industrial dos anos do Milagre Econômico Brasileiro (MEB) com as taxas do mesmo número de anos anteriores ao MEB
Durante o período anterior ao Milagre Econômico, observamos uma taxa de crescimento médio do PIB Total em 3,98% e do PIB Industrial em 3,68%.Estes valores representam um crescimento discreto da economia brasileira, se comparado ao período posterior. Podemos observar ainda que o crescimento industrial sofreu oscilações, com retrações no período., caracterizando um ciclo de conjuntura.
Durante o período do milagre econômico, houve um crescimento médio do PIB Total em 11,2% e do PIB Industrial em 13,3%. Cabe destacar as ações que favoreceram o quadro econômico evidenciado:
• Participação do Estado, com a extração de matérias primas para as industrias, nos setores que não interessavam `a iniciativa privada, eliminando assim os pontos de estrangulamento da produção industrial. O Estado também realizou investimentos na construção de vias de transporte, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção industrial.
• Concentração de renda, que permitiu o financiamento do consumo da produção e a construção de grandes empreendimentos pelo capital privado.
• Presença de capitais externos, atraídos pelas vantagens fiscais oferecidas pelo governo.
• Programa de exportação, estimulada pelo governo com a isenção de impostos e financiamentos com baixas taxas de juros aos exportadores brasileiros.
...