Introdução a Teoria Geral da Administração
Por: Damícero Pereira • 16/3/2016 • Resenha • 480 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Habilidades
Técnica: consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, como por exemplo, habilidades em contabilidade.
Humana: habilidade necessária para um bom relacionamento com as pessoas, a habilidade humana, que consiste na capacidade de compreender situações adversas que o possibilite trabalhar com pessoas, comunicar-se com elas, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz.
Conceitual: relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de soluções de problemas. Está apto a compreender as várias funções da organização, complementa-las entre si, como a organização se relaciona com o seu ambiente, e como a mudança numa parte da organização afetam o restante dela.
Competências
Conhecimento: significa todo o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade.
Perspectiva: capacidade de colocar o conhecimento em ação, em saber transformar a teoria em prática.
Atitude: frente as situações com que se defronte no seu trabalho. Fazer as coisas acontecerem.
Papeis interpessoais: Representam as relações com outras pessoas e estão relacionadas as habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados.
Papeis informacionais: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no novel institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação.
Papeis decisórios: Envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção. Estes papeis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões.
Variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Para administrar é preciso unir esforços, tornar mais eficaz o que se administra, direcionar recursos, pensar no futuro para fazer o presente, analisar situações concretas e abstratas, decidir, planejar, implementar. Com isso deverá haver a divisão de atividades especificas, de acordo com as variáveis, para cada objetivo especifico que se deseje alcançar, e o conjunto dessas atividades realizadas com o esforço de cada integrante delas, fará com que se atinja objetivos não atingíveis se agissem sozinhos.
A Evolução da Administração levou a Novos Paradigmas: Mudança no papel dos gestores, Competitividade, Interdependência, Administração informatizada, Administração empreendedora, Foco no cliente, Meio ambiente, Qualidade de vida no trabalho, Emergência do terceiro setor.
Perspectivas futuras: mudanças rápidas e inesperadas no mundo dos negócios; crescimento e expansão das organizações que se tornam complexas e globalizadas; atividades que exigem pessoas diversas e especializadas.
Futuros impactos: Crescimento das organizações; Concorrência mais acentuada; Sofisticação da
...