Introdução a economia
Por: belamurta • 9/11/2015 • Artigo • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 184 Visualizações
Introdução
As estruturas de mercado baseiam-se em número de firmas produtoras no mercado, na diferenciação do produto e na existência de barreiras á entrada de novas empresas. As formas de mercado de bens e serviços são as Concorrências perfeitas e as Concorrências imperfeitas. É no Mercado onde as empresas vendem seus produtos e os consumidores compram, e assim se estabelecem as relações comerciais.
A Concorrência é a disputa ou competição de várias empresas que trabalham em uma mesma área ou setor, essas empresas buscam conquistar os clientes e dessa forma obter lucro, e é por meio da Concorrência que existem diferentes tipos de mercado, diversas empresas, e muitos tipos de produtos. A Concorrência pode ser dividida em duas:
Concorrência Perfeita que é quando existe um número grande de empresas que vendem para um número grande de consumidores, nessa disputa o consumidor tem a opção de escolher quais os produtos que mais lhe agradam e quais os preços que mais lhe convém, já as empresas precisam trabalhar e entrar em acordo com as outras empresas concorrentes e ao mesmo tempo oferecer produtos de qualidade ao consumidor.
Na Concorrência Imperfeita é quando uma pequena parcela de empresas e consumidores pode opinar sobre o preço dos produtos ou serviços que não estão em quantidade suficiente no comércio para atender a demanda.
O Monopólio é tipo de mercado existente, ocorre quando há a existência de uma só empresa que oferece toda a oferta de determinado produto, ou seja, só existe ela no mercado oferecendo aquele produto ou serviço e dessa forma a mesma poder colocar o preço que quiser no seu produto sem ninguém interfira, o consumidor é obrigado a adquirir o produto conforme a empresa determina, pois não encontra outro meio para obter o mesmo e como não há existência de concorrência essas empresas vendem em maior quantidade acarretando assim mais lucro.
No Oligopólio a oferta do produto ou serviço é feito por um pequeno grupo de empresas, são essas empresas que estipulam o preço dos produtos, quando ocorre, por exemplo, a redução ou o aumento de preço de um produto em uma das empresas as outras que pertencem a esse grupo seguem o mesmo ritmo, elas trabalham cooperando umas com as outras.
O Segmento Pesquisado
O segmento de mercado escolhido foi sobre as Cimenteiras, e será abordado sobre as mesmas no estado de Minas Gerais, primeiramente será mostrado um pouco sobre a história do Cimento no Brasil, como tudo começou e a evolução do mesmo no Mercado.
Tudo começou por volta do final do século XIX, onde foram feitas as primeiras iniciativas para a fabricação do mesmo no Brasil, a inauguração da fábrica de Companhia Brasileira de Cimento Portland em 1926 foi um momento muito importante na história de cimento no Brasil, a partir daí o Brasil começou a produzir cimento em escala industrial e após a 2ª guerra mundial o desenvolvimento industrial e a infra-estrutura começaram a se aflorar e entre 1945 e 1955 o país se tornou independente no consumo do cimento.
Minas Gerais se destaca na produção de cimento e é o maior produtor de cimento do Brasil, o estado é responsável por 24% de toda a produção nacional, e conta com um parque cimenteiro moderno que utiliza tecnologia de ponta e equipamentos avançados. No Brasil a fabricação do produto requer das indústrias grandes investimentos que podem gerar custos muito altos principalmente com energia elétrica e combustível, pois o transporte mais utilizado para distribuição é o rodoviário e dessa forma quando ocorre a elevação dos preços de combustíveis e dos derivados de petróleo gera muitos custos. A embalagem mais utilizada é o saco de 50 kg.
Tipos de Cimento no Brasil
1. Cimento Portland Comum (CP I)
a. CPI - Cimento Portland Comum
b. CPI-S- Cimento Portland Comum com adição
2. Cimento Portland Composto (CP II)
a. CP II-E - Cimento Portland Composto com Escória
b. CP II-Z - Cimento Portland Composto com Pozolona
c. CP II-F - Cimento Portland Composto com Fíller
3. Cimento Portland de Alto Forno (CP III)
4. Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
5. Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
6. Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
7. Cimento Portland de baixo Calor de Hidratação (BC)
8. Cimento Portland Branco (CBP)
Dados mostram que, os tipos de cimento mais produzidos foram o cimento Portland CP II (63,6%) e o CP III (16,3%). Mais atualmente tem mostrado grande crescimento e distribuição do Cimento Portland Pozolânico (CP IV) pois agride menos a natureza em sua fabricação.
Tecnologias:
As máquinas usadas para a fabricação do cimento são:
Máquinas de Blocos, Máquinas de Tubos,
...