Introdução e Conceito de Gestão do Conhecimento
Pesquisas Acadêmicas: Introdução e Conceito de Gestão do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CMRH • 24/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.760 Palavras (12 Páginas) • 202 Visualizações
1- Introdução e Conceito de Gestão do Conhecimento
Gestão de conhecimento dentro da empresa conhecida também como KM é um sistema considerado como gerenciamento corporativo, é a criação, integração, compartilhamento do conhecimento.
Com a globalização, a tecnologia sempre em inovação, o conhecimento se torna de suma importância.
A gestão do conhecimento juntamente com a tecnologia tornou-se um meio para chegar ao sucesso de uma estratégia.
Diferente do que aconteciam antigamente onde as empresas guardavam seus conhecimentos, com a gestão do conhecimento, a informação se transforma em conhecimento e deve ser distribuída a todos os interessados.
Toda empresa que adota a gestão do conhecimento ganha agilidade e rapidez.
A gestão do conhecimento tem sido uma realidade, pois não basta que a empresa tenha o conhecimento para ser competitiva, e sim fazer o seu gerenciamento é o que faz a diferença.
Na gestão do conhecimento existe a importância do treinamento para todos os colaboradores.
A gestão do conhecimento aparece por conta da necessidade de tomadas de decisões certas e rápidas, a globalização e o avanço da tecnologia.
As empresas não têm mais nacionalidade, elas são apatriadas, onde as fusões acontecem com muito mais freqüência.
2 – Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento
As empresas que detém mais informações e conhecimentos conseguem obter muito mais vantagens perante as outras. Mas para isso é preciso aplicar a gestão do conhecimento.
Com essa gestão é possível que a empresa se adapte as mudanças, esteja em aprendizagem constante, focalize seus conhecimentos em ações racionais e decisivas.
Conforme essas duas bibliografias, a gestão do conhecimento segue a mesma linha, sendo muito útil devido à globalização, a inovação constante da tecnologia, a rapidez como as coisas acontecem, caso contrário a empresa perde agilidade na tomada das decisões.
Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa, isso através da interação entre conhecimento explícito e tácito?
Como fazer com que todos os colaboradores se apropriam deste conhecimento novo? Deixando claro e de fácil acesso a todos os colaboradores.
Como reter o conhecimento do funcionário que se afaste da organização?
Investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento – processo SECI – e faça um desenho ilustrativo.
Socialização é o conhecimento tácito em tácito
Exteriorização é o conhecimento tácito em explícito
Internalizaçäo converte o conhecimento explícito em tácito
Combinação combina conhecimento explícito em explícito
Tácito Tácito
Socialização Externalização Explícito
Tácito
Tácito Internalizarão Combinação Explícito
Explícito Explícito
3 – Efeitos da Inovação e a Importância da Gestão do Conhecimento
Nos dias de hoje, o conhecimento e o desenvolvimento dos colaboradores dentro de uma empresa são extremamente indispensáveis.
Podemos dizer que o conhecimento espiral é impar no processo de desenvolvimento, obter em acessar idéias, ter uma visão, ou seja, ser visionário, organização, gerar novas oportunidades, treinas colaboradores, capacitá-los.
O espiral do conhecimento, leva fazer com que o indivíduo se capacite com conhecimentos relevantes, onde o mesmo consegue criar, esquematizar, validar e aprender. Desta forma podemos iniciar as etapas onde surgem as idéias, há uma transmissão das informações a um novo grupo ou individuo.
Nem todas as novas idéias geram resultados esperados. É fundamental validar o novo conhecimento gerado, dando formar ao objeto ou não, fazendo testes e verificando todos os limites do domínio desta idéia.
Para isso é preciso ser disseminado e incorporado pelo grupo de trabalho, por uma comunidade ou até mesmo a sociedade. É extremamente importante aprender novos conceitos, conhecimento como novos aprendizados novos padrões de referência quando houve problemas e a oportunidade de evoluir, gerar dados, informações, idéias e visões, isso faz como que reinicie o ciclo.
Já no efeito de inovação de uma empresa ou instituição, indica um caminho seguro, porém, para obter vantagem da competitividade sustentável e defender a posição estratégica no mercado, o sucesso não é garantido, necessita que o gestor tenha conhecimento e compreenda a dinâmica do processo da gestão da inovação em sua própria organização.
O desafio é grande e o mais importante dentro das organizações atuais é desenvolver práticas sistemáticas e autotransformação.
Há também o contexto do desenvolvimento econômico se efetiva a partir de inovações ou novas combinações de matérias e força dos empregados de formas diversas.
Já os benefícios de uma inovação poderão obter ganhos reais de eficiência no uso de algum de seus recursos ou, de eficácia no atendimento a um dos seus vários propósitos, tais como, lucratividade, melhorias internas ou adaptações, contribuições sociais, entre outras.
As inovações radicais, sejam em pequenas melhorias ou adaptações, resultam da aplicação no desenvolvimento científico e tecnológico em qualquer área do conhecimento nas organizações. Para que as mudanças tragam melhorias
...