Introdução á Economia
Por: Danilo Barbosa • 27/8/2021 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Aluno: Camilla Pereira De Almeida Barbosa
Matrícula: 21113110039
Polo: Três Rios
Disciplina: Introdução a Economia
Curso: Administração Pública (APU-UFF-)
Avaliação 2
- São três as razões fundamentais que levam as pessoas a demandar e reter moeda em seu poder. Apontem quais são e explique-as.
- Demanda da moeda para transição
Denominada assim, pois é aquela que normalmente seguramos por um curto prazo, ou seja, usamos de imediato. Exemplo: recebemos o pagamento e ao logo do mês efetuamos os pagamentos de aluguel, do carro, fazemos compras... Serviços que tem que ser pagos de imediato, não tem como guardar por muito tempo, porém tem que render até o próximo pagamento e honrar as dividas.
- Demanda de moeda de precaução
Pode-se perceber que aqui há uma cautela referente ao dinheiro e seus gastos, nesse tópico refere-se às pessoas que guardam uma determinada quantia para gastos imprevisíveis, ou seja, aquele que pode ou não acontecer... A quebra de um carro, por exemplo, (eu nunca consegui ter tal precaução), mesmo sabendo ser necessário, pois assim como é com o carro, pode ser saúde ou outros gastos que não está dentro do orçamento.
- Demanda especulativa ou demanda de moeda para especulação
A junção das anteriores, associada a investimentos com o que sobra (o que tem sido difícil), porém se trata de após, pagar as dividas o sujeito aplica na previdência privada, títulos e investimos no tesouro direto, por exemplo, pois é um rendimento mais possível e tem baixo risco. Isto é uma demanda especulativa, quando se investe ou se programa pra investir o valor retido.
(2) Podemos considerar como instrumentos de política monetária todas as variáveis que o banco central controla diretamente. São quatro os instrumentos clássicos de política monetária. Apontem quais são e explique-os.
- Controle de emissão das moedas
Esse controle de emissão é de total responsabilidade do Banco Central, o dinheiro só passa ser considerado dinheiro depois que passa para o banco central, lá é emitido em grande massa, assim como o próprio banco central que vai ser responsável por essa distribuição, caso no local não haja banco central, essa distribuição se dará pelo BB (Banco do Brasil).
- Depósitos compulsórios ou reservas compulsórias (obrigatórias)
É um recolhimento obrigatório das instituições financeiras junto ao banco central do Brasil (nossa autoridade monetária), os bancos e instituições financeiras são obrigados a depositar parte da taxa de todos os depósitos que são realizados nos mesmo ao banco central. E tem como objetivo combater a inflação e manter a liquidez
- Operações com mercado aberto (open Market)
É um processo de compra e venda de títulos públicos realizados pelo BC (nossa autoridade monetária) juntos as instituições financeiras autorizadas a negociar os títulos públicos direto, com banco central do Brasil, onde seu conceito é tentar controlar a liquidez do mercado, com objetivo de expandir ou contrair a quantidade de moeda no sistema bancário.
...