Karl Marx
Por: pattymenezes • 30/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 317 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
1º Identificar a ideia central do texto.
A ideia central do texto é mostrar através de conceitos de alienação, mais-valia, valor, entre outros, como o homem foi explorado e como ele se comportou diante do surgimento do capitalismo.
2º Extrair 3 argumentos que sustentam a ideia central.
“Marx absorveu esse sentido, dizendo que a indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienam ou separam o operário dos “meios de produção” e do fruto de seu trabalho que se tornam propriedade privada do empresário capitalista.” Pag 64.
“O capitalismo vê a forca de trabalho como uma mercadoria, mas é claro que não se trata de uma mercadoria qualquer. Ela é a única capaz de criar valor.” Pag. 66.
“Visualiza-se, portanto, que uma coisa é o valor da força de trabalho, isto é, o salário, e outra é o quanto esse trabalho rende ao capitalista. Esse valor excedente produzido pelo operário é o que Marx chama de mais-valia.” Pag. 68.
3º Para cada argumento um comentário.
• O operário olha o que ele produz com certo distanciamento, porque ele não o dono, não existe um vinculo entre o objeto produzido e o operário, e muitas vezes o que ele ganha não dá nem para ter o que ele produz.
• O trabalho é uma mercadoria, porque, assim como todas as outras mercadorias existe a relação de troca, onde o capitalista precisa da força de trabalho e o operário precisa do salário, porém essa troca é a única capaz de produzir algo de verdadeiro valor para o capitalista.
• O homem não recebe o salário pelo valor real do seu trabalho, porque o trabalhador sempre produz a mais do que ele ganha de fato. O capitalista precisa obter o lucro, e isso só ocorre quando o operário produz para ele mais do que ele investiu na contratação, na matéria prima, etc.
...