LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Por: Marcielly Ventura • 30/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 293 Visualizações
LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Teoria da oferta:
- Oferta é a produção de bens e serviços.
Oferta é tudo aquilo que o produtor quer vender, é o que está disponível para ser posto à venda no mercado.
Na teoria da oferta, é como se o produtor pudesse vender e produzir o quanto ele quisesse.
Nessa teoria o empresário vai querer vender o que for mais caro, pois ele vai buscar maximizar os seus lucros, então sempre que ele puder vender um produto a um preço mais alto, ele vai dar preferência a vender aquele produto.
Teoria da demanda:
- A demanda na teoria nada mais é do que a necessidade de consumir os produtos, e serviços. Mas se levada em consideração, demanda é também o desejo de comprar, desejo de adquirir um bem ou produto.
Um exemplo básico da demanda, é o serviço de prestação de internet. Onde há a necessidade de consumo, e o desejo.
A teoria da demanda vai analisar o porquê do consumidor levar um produto, e não o outro.
Gráfico de curva da oferta
O gráfico no eixo vertical mantem-se o preço, e no eixo horizontal a quantidade, quanto menor for o preço, menor vai ser a quantidade que o agente produtor é motivado a vender, à medida que o preço aumenta, maior vai ser a motivação que aquele agente vai vender, porque se o preço do bem ou do serviço é mais caro, ele vai ter uma maior motivação de produzir aquilo.
Através disso que se entende a curva de oferta. Então devemos levar em consideração 3 fatores:
- A oferta de um bem, depende do preço desse bem;
- Custo de produção
- Preço dos outros bens.
Curva da oferta
Gráfico de curva da oferta
[pic 1]
Fatores da teoria da Demanda
- Preço dos produtos;
- Preço dos produtos concorrentes a ele (similares);
- Renda do consumidor;
- Preferência, ou gosto do consumidor.
Definição de curva da demanda
Na curva da demanda existem dois eixos, o eixo vertical, e o horizontal.
O eixo vertical sinaliza o preço. E o eixo horizonta, a quantidade dos produtos.
Se fomos parar para analisar o gráfico, logo iremos notar que a curva é decrescente, isso significa que quando o preço do produto estiver muito alto, o consumidor não irá ter uma certa disposição do consumidor de adquirir.
Sendo assim, logo percebemos, que o preço baixo motiva o consumidor a comprar mais. A motivação do consumidor nada mais é do que o menor preço para satisfazer as suas necessidades.
Curva da demanda
Gráfico de curva da demanda
[pic 2]
Comportamento do gráfico perante os bens substitutivos
- Definição de bens substitutivos: é aquele que substitui aquele que nós estamos analisando. Um exemplo claro, é a manteiga, e a margarina. Ou seja, ou você compra a manteiga ou a margarina.
Na curva da demanda, no eixo vertical, temos o preço do bem substitutivo, por isso que normalmente vai estar Pi, enquanto a quantidade na horizontal, continua sendo aquela quantidade do bem que estar sendo estudado, por isso Px, nota-se que quanto menor o preço do bem substantivo, menor vai ser a quantidade do bem original a ser comprado.
Caso ocorra do preço do bem substantivo aumentar, maior será a quantidade do bem original a ser comprado. Isso significa que se o preço da margarina estiver muito alto, a quantidade de venda da manteiga vai aumentar, por que manteiga e margarina são bens substitutivos.
Se o bem substantivo aumentar de preço a curva da demanda irá se deslocar para a direita, ou seja, num mesmo preço você vai motivar o consumidor a comprar mais, o desejo do consumidor vai ser de comprar uma maior quantidade no mesmo preço, por que o bem substantivo a ele está mais caro.
Bem complementar
- Definição: são aqueles que nós usamos juntos, nós dependemos de um, para usar o outro, ou seja, usamos em conjunto.
Com o aumento do bem complementar, a quantidade do bem original tende a reduzir. Traduzindo isso para o gráfico de curva da demanda, se o preço do bem complementar aumenta, a curva do gráfico desloca para a esquerda. Esse deslocamento ocorre porque se você mantiver o mesmo preço aquele bem, o que vai acontecer é que você vai vender uma quantidade menor de produtos.
...