LIDERANÇA: IMPORTÂNCIA NAS EMPRESAS
Por: Chella Sarmento • 28/4/2020 • Artigo • 3.656 Palavras (15 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
LIDERANÇA: IMPORTÂNCIA NAS EMPRESAS
Nome do Aluno: Vanclei Santana da Silva
Nome do Curso: Pós-Graduação Mba em Liderança e Coaching Para Gestão de Pessoas
Polo: Itabuna/Bahia
RESUMO
O mundo contemporâneo dos negócios é cada vez mais competitivo e acirrado, imprimindo uma série de dificuldades para a adaptação e sobrevivência das organizações. Dentro desse contexto as mesmas precisam de líderes com competências para gerir os colaboradores e juntamente com eles alcançarem o sucesso. A liderança tem a função de unir os elementos do grupo para que juntos possam alcançar os objetivos. O objetivo deste trabalho é buscar compreender como a liderança influencia na produtividade e qualidade das organizações, possibilitando o alcance das metas organizacionais e consequentemente do êxito da empresa. Foi utilizada como fonte e pesquisa a metodologia bibliográfica em meio a seus parâmetros técnicos, sendo então a mesma caracterizada como exploratória na perspectiva de alcançar seus objetivos, tendo como resultado os benefícios encontrados nas empresas através do exercício da liderança nas organizações. A conclusão relevante é o entendimento da liderança como um dos pontos primordiais para o alcance do sucesso organizacional.
Palavras-chave: Liderança, Líder, Organização e Sucesso.
Introdução
A tecnologia da informação, sobretudo através da internet intensificou ainda mais a globalização no século XXI. Assistimos transformações cada vez mais intensas e rápidas; transformações essas que são de ordem econômica, social e tecnológica. E no mundo dos negócios não é nada diferente. Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo. Essas constantes mudanças forçaram as empresas a se reestruturarem e a perseguirem a excelência. Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações precisam melhorar o desempenho, crescer, inovar, se reinventar e ter um diferencial competitivo. No meio de todo esse cenário as companhias tem buscado o aprimoramento da gestão de pessoas, sobretudo na figura do líder; a fim de garantir o crescimento e perpetuação no mercado. A liderança por sinal é um dos grandes diferencias competitivos para as empresas, afinal um líder pode representar o sucesso ou o fracasso da empresa.
Nesse ambiente de grandes transformações e competitividade os líderes devem ter capacidades e habilidades específicas para lidar consigo mesmo e liderar equipes. Sendo assim, observa-se que mundo dos negócios exige cada vez mais dos profissionais que ocupam os cargos de liderança. A atualidade exige uma liderança dinâmica, ousada, flexível e empática.
O líder tem o papel de maestro de uma grande orquestra, em que não necessariamente tem o mesmo nível de cada músico na sua função específica, mas que sabe tirar o melhor de cada um e harmonizar o conjunto. Portanto, a liderança é de suma importância no sucesso das organizações, afinal é o ponto central como as organizações se desenvolvem e sobrevivem
A realidade das organizações mostra que um dos principais fatores que fazem a diferença no alcance dos resultados, são seus líderes. Líderes que motivam as pessoas, que promovem a sinergia, que servem como exemplo, que geram confiança, que sabem contornar situações complexas e que direcionam a equipe ao caminho do sucesso. A influência de uma liderança pode ser tanto positiva (quando bem adaptada) quanto negativa (um líder não preparado). Assim, a liderança é o grande diferencial que separa as empresas entre o sucesso e o fracasso.
O objetivo deste trabalho é uma leitura bibliográfica do tema liderança e sua importância para as empresas. Tendo como objetivo específico: o conceito, estilo de lideranças, características do líder e importância nas organizações.
O trabalho em questão também irá responder até que ponto a liderança pode ajudar no desenvolvimento e sobrevivência das organizações. Assim servira para os profissionais interessados na excelência das organizações, bem como para os estudiosos do tema.
O presente trabalho utilizou como fonte de pesquisa a metodologia bibliográfica, sendo a mesma caracterizada como exploratória na perspectiva de alcançar seus objetivos. O mesmo foi feito em artigos científicos, livros de administração e revistas.
O resultado deste trabalho é o entendimento da liderança como ponto crucial ao alcance do sucesso organizacional, mostrando a importância do líder dentro das organizações e os benefícios alcançados, sobretudo pelo êxito dos negócios.
Fundamentação Teórica
CONCEITO
A liderança tem sido muito estudada ao longos dos anos e seu conceito foi variando ao longo deste período. A primeira abordagem sobre o tema é conhecida como teoria dos traços. Segundo a mesma o líder nasce com as características e traços da liderança e portanto as mesmas não podem ser adquiridas ao longo da existência. A visão desta teoria permite entender que os líderes nascem feitos e assim a liderança não pode ser desenvolvida em seres humanos. Hoje no entanto, é sabido que as pessoas não nascem com traços de liderança e que estes são adquiridos ao longo de suas experiências, estudos e vivência. E acima de tudo que a liderança não segue um padrão fixo e pode ser alterada conforme a situação e momento vivido pelo líder.
O conceito de liderança está muito ligado a comportamentos, ações, empatia, inspiração e a conquista dos objetivos traçados. Segundo Robbins (2002, p.304) liderança é “a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos”.
Liderar é mais do que exercer autoridade sobre as pessoas, é fazer as pessoas seguirem o ideal traçado pelo líder e para tal exercem influência e motivam as pessoas.
De acordo com Bergamini (1994, p.88)
O conceito de liderança pode variar de autores e dentro das organizações podem ter alguns significados diferentes, "constata-se que a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um indivíduo sobre outro indivíduo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada.
...