LISTA DE EXERCÍCIOS – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - OSM
Por: sousaocilio • 18/9/2019 • Exam • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 728 Visualizações
LISTA DE EXERCÍCIOS – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - OSM
Questões:
1ª)Todas as organizações possuem um papel que é o de servir uma sociedade, porém as formas variam assim como seus objetivos. Daí a razão de uma organização estar em constante construção, fortalecendo um entendimento ideológico de ser uma reunião de comportamentos. Sendo assim, demonstre quais os objetivos organizacionais, segundo Lacombe e Heilborn (2003). Para Lacombe e Heilborn (2003), uma organização possui dois grupos de objetivos:
Principais:
a) os que representam premissas básicas com as quais uma organização deve estar em sintonia;
b) os que definem a razão de ser de uma organização e os motivos de sua existência; e
setoriais: os que definem propósitos das unidades ou subsistemas que compõem uma organização.
2ª) Os tipos de estruturas, segundo Cruz (1997), são as empresas virtuais, estrutura orientada a processo e a estrutura terceirizada. Sendo assim, explique cada uma delas.
A empresa virtual: é a possibilidade que o mundo dos negócios encontrou para cortar radicalmente os custos fixos e trabalhar com custos variáveis que são apropriados a cada caso. Ela pode existir dentro de uma rede de computadores ou na internet. Sem razões para descrevê-la na sua profundidade, a virtualidade está na grande maioria das atividades que compõem também estruturas tradicionais.
estrutura orientada a processo: estrutura cujo conhecimento é de todos, inclusive muitos atuam nela, sendo funcional ou departamentalizada.
A estrutura terceirizada: a principio tinha sua estrurura mais simplificadas, mais com o passar dos anos ela se prosperou e hoje atende uma estrutura mais complexa, dando suporte a quase todas as estruturas dentro das organizações, na esperança de resolver todos os problemas existentes com custos baixos e elevando a qualidade.
3ª) A adoção de um tipo de estrutura exerce influência na forma em conduzir valores para acompanhar o crescente nível de variáveis ambientais. Nos últimos tempos, de acordo com Lacombe e Heilborn (2003), o nível de complexidade tem aumentado nas organizações e, em vista disso, o aumento do número de variáveis de seu ambiente. Dado esse desafio, a concepção de que não se trata unicamente de capital e trabalho, mas também do conhecimento, ganhou diferente consideração. No entanto, Daft (2002) destaca algumas características de estrutura diferentes dos autores citados. Faça uma comparação entre os conceitos estabelecidos pelos autores, apresentando pontos convergentes ou divergentes.
Características que Daft (2002) destaca:
Estrutura funcional – onde todas as atividades são agrupadas por função comum. Como vantagem, é a capacidade de promover uma economia de escala entre as funções, já que se grupam em uma unidade específica com instalações compartilhadas para fins idênticos;
Estrutura funcional com ligações horizontais – como forma de compensar uma hierarquia funcional vertical, viabiliza o uso direto de sistemas de comunicação;
Estrutura divisional – permite a organização das divisões de acordo com cada produto – bens ou serviço, podendo ser chamada de estrutura de produto ou unidades empresariais estratégicas. Facilita a coordenação entre unidades funcionais, principalmente em organizações de grande portes;
Estrutura geográfica – objetiva dar respostas a diferentes preferências em cada região;
Estrutura matricial – é uma forma importante para promover ligação horizontal e implementação simultânea, pela gerência de produtos e pela gerência de uma estrutura funcional. Reflete, em grande parte, uma estrutura atualizada emtermos operacionais, pela coordenação necessária e pelo en- contro de equilíbrio entre o lado funcional e o do produto.
Estrutura horizontal – organiza os agentes e artefatos em torno de processos centrais, ou seja, há uma clara direção de coordenação, comunicação e de esforços, valorizando diretamente os clientes. Tem seu foco em torno de processos interfuncionais e não em torno de tarefas, valorizando o de- sempenho de equipes e não de indivíduos.
estrutura híbrida – se caracteriza pela combinação de várias abordagens para atender determinadas estratégias. É um tipo de estrutura predominante na grande maioria das organi- zações, pois atua como funcional, geográfica e divisional, entre outras, tirando proveito das vantagens de várias estruturas em diferentes situações.
Vistos alguns tipos e características, destacamos agora os principais comportamentos que poderão ser verificados em uma estrutura segundo Lacombe e Heilborn (2003):
como máquinas com traços de alienação manifestada em de- terminadas oportunidades, destaca o enfoque mecanicista;
como organismos se relacionam com aspectos biológicos de células, organismos complexos e espécies, num paralelo com indivíduos, grupos, organizações e sua ecologia social;
como cérebros oferece uma base para processamento de in- formações que sustenta todos os processos existentes em uma estrutura;
como cultura, um padrão de comportamento estabelecido que define uma estrutura e além dela;
como sistemas políticos que abrem oportunidades para todos em momentos diferentes com intenções diversas;
como prisões psíquicas formadas por armadilhas que atuam em diferentes níveis de processos;
como fluxo de transformação gerando dados e informações para ambientes interno e externo.
4ª)Mary Parker Follet – nasceu perto de Boston em 1868, formou-se em Filosofia, Direito, Economia e Administração Pública e escreveu em vida três livros. Suas ideias foram muito revolucionárias para sua época, e, em boa parte, continuam sendo até hoje desafiantes. Ela foi capaz de enxergar através do homem-máquina e propor que o ser humano somente se desenvolve quando carregado de responsabilidade, ideia que caminhava na contramão da corrente cientifica da época. Seus principais escritos concentram- se sobre a Resposta Circular e o Conflito Construtivo. Discorra sobre as contribuições dessa autora para a disciplina de OSM.
Mary Parker Follet contribuiu com estudo da analise da motivação humana partindo de valores individuais e sociais, integração das pessoas e coordenação
...