LUBRIFICAÇAO MOTOR
Por: SYWALDOPRODUCOES • 30/5/2015 • Relatório de pesquisa • 4.644 Palavras (19 Páginas) • 178 Visualizações
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
TÉCNICO “CEDTEC” – SÃO MATEUS
SANDRO CARDOSO SANTOS
JOYCE PEREIRA
ERICA ALMEIDA
JACIRA DIAS
THABATA ALVES
SISTEMA DE PRE-LUBRIFICAÇÃO EM
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
São Mateus – ES
2008
SANDRO CARDOSO SANTOS
JOYCE PEREIRA
ERICA ALMEIDA
JACIRA DIAS
THABATA ALVES
SISTEMA DE PRÉ - LUBRIFICAÇÃO EM
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Projeto Final apresentado ao Curso de Mecânica do CEDTEC - Centro de Especialização e Desenvolvimento Técnico -como requisito parcial para obtenção de título de Técnico em Mecânica.
Orientador: Prof. Luciano
São Mateus – ES
2008
SANDRO CARDOSO SANTOS
JOYCE PEREIRA
ERICA ALMEIDA
JACIRA DIAS
THABATA ALVES
SISTEMA DE PRÉ - LUBRIFICAÇÃO EM
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Projeto Final apresentado ao Curso de Mecânica do CEDTEC - Centro de Especialização e Desenvolvimento Técnico - como requisito parcial para obtenção de título de Técnico em Mecânica.
Orientador: Prof. Luciano
Aprovado em : _____ de _________________ de 2008
Professor: Assinatura: _ _
Professor: Assinatura: _
Professor: Assinatura: _
DEDICATÓRIA
Dedico a Deus primeiramente, que nos acompanhou durante toda esta jornada dos nossos estudos.
AGRADECIMENTO
Dedico a Deus por ter nos acompanhado e iluminado durante esta jornada.
Ao Professsor Luciano que foi simplesmente a peça fundamental na elaboração deste projeto.
Finalmente, nós, como aprendizes, agradecemos muito a toda a equipe de professores do curso Técnico em Mecânica do CEDTEC, e a todos os nossos colegas, que nos passou importantes conhecimentos ao longo dos 18 meses de aula, colaborando direta ou indiretamente, na elaboração deste trabalho.
EPÍGRAFE
“Dedico a Deus por ter nos acompanhado e iluminado durante esta jornada.
Ao Professor Luciano que foi simplesmente a peça fundamental na elaboração deste projeto.
Agradecemos aos nossos pais que nos inspiraram força, confiança e fé;
À nossos irmãos pela colaboração nos momentos difíceis de nossas vidas;
E a todos amigos que estiveram presentes durante esses 18 meses de luta, às vezes, dor, angústia e felicidade.
Também, a todos os professores que contribuíram para nosso sucesso pessoal e profissional.
RESUMO
O sistema de lubrificação do motor garante que todas as suas peças móveis - especialmente pistões, virabrequins, eixo do comando de válvulas, bielas e tuchos - funcionem sem que as superfícies de contato entre eles e demais componentes realizem muito atrito entre si, diminuindo assim os desgaste elevado e superaquecimento. O sistema de lubrificação típico de um motor é composto por diversos componentes que fazem circular óleo no sistema, controlam a pressão do mesmo e fazem a sua filtragem de maneira que ocorra uma lubrificação adequada em todas as áreas de atrito, sob todas as condições de funcionamento. O óleo que circula dentro do motor fica depositado na parte baixa do bloco, conhecida como cárter, já que neste ponto - não apenas por razões físicas - ele mantém-se mais resfriado em relação ao que circula pelo motor. Do cárter, o óleo é sugado pela bomba de óleo através de um tudo coletor - que tem em sua extremidade um filtro de malha grossa (filtro de sucção) para retenção das partículas maiores de metal e outros possíveis fragmentos que possam danificar a bomba.
Tendo em vista que o atrito é o vilão de todos os componentes mecânicos e no intuito de eliminá-lo, pois eliminando-o, elimina-se o desgaste, este Projeto tem por finalidade a implantação de um sistema que fará a lubrificação das partes superiores do motor antes que ele entre em funcionamento, já que o sistema existente depende do motor funcionando para lubrificar. Devemos explicar que existe uma bomba de lubrificação movida pelo próprio motor e que à partir deste momento a mesma será lubrificada. Esse sistema consiste em ter uma segunda bomba, porém elétrica para ser independente do motor funcionando do lado de fora do carter, pouco abaixo do nível de óleo do mesmo, para bombear óleo para cima uma vez que o motorista ou o operador acioná-la eletricamente através da chave de ignição antes de dar a partida. Após esse procedimento, pode-se dar a partida e o motor já estará pré-lubrificado.
...