Logística
Por: pedrinhocruzeiro • 15/10/2016 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Atividade IV - Controle e Manutenção de Informações
Texto: A utilização de tecnologias de informação nas atividades de suprimento.
Aluno: Silvia Fernanda Alves Teixeira
Maio 2015
ARAÇUAÍ /MG
SILVIA FERNANDA ALVES TEIXEIRA
Atividade IV - Controle e Manutenção de Informações
Texto: A utilização de tecnologias de informação nas atividades de suprimento.
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto junto ao Centro de Educação Aberta e a Distância como quesito indispensável à conclusão do curso de Administração Pública.
Prof: Wellington Tavares
Araçuaí
2015
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NAS ATIVIDADES DE SUPRIMENTO.
Nas últimas décadas o mundo tem evoluído rapidamente, com grande relevância na área tecnológica, dia após dia surgem novos aparelhos e programas desenvolvidos para facilitar a vida do homem, a comunicação ganhou mais agilidade, facilidade e praticidade. Com esse elevado índice de desenvolvimento tecnológico as empresas e organizações buscaram se equipar de acordo com o mundo moderno, adotando novos métodos de comunicação, informação, arquivo de dados, dentre outros, com o objetivo de alcançarem suas metas como também acompanhar o alto índice de competitividade.
Dentro das atividades logísticas desempenhadas pela Organização, existem as atividades de suprimento, podendo ser considerada como um conjunto de instalações separadas e interagindo entre si, logo a transferência e manutenção da informação entre essas instalações são significantes no resultado das atividades.
Com base nessas afirmativas serão apresentadas nesse texto duas tecnologias que podem ser aplicadas na manutenção da informação de uma organização, buscou-se conceituá-las, apresentar suas características, funcionamento e vantagens.
Tecnologia Eletronic Data Interchange (EDI)
De acordo com ROSA (2011, p.65) pode ser conceituada como uma tecnologia que proporciona a troca de dados estruturadamente, padronizada e obedecendo a um padrão numa rede de dados de qualquer protocolo. Através desses protocolos, é possível as organizações enviar e receber documentos com mais rapidez, agilidade e segurança, tendo uma rede escolhida.
Funciona como um método para fazer negócios, executar transações, transferir informações de organização para fornecedor, ou cliente, de maneira eletrônica, eficiente e estruturada, diminuindo o grande fluxo de papéis e aumentando a produtividade. Segundo PIRES (2009) apud PEREIRA (2012, p.24):
Apesar de sua expansão e da redução considerável dos custos de implementação e operação, o EDI expandiu-se pouco para o conjunto de médias e pequenas empresas, porém expandiu-se a possibilidade de praticar o EDI por meio de uma estrutura de rede potencialmente universal e mais barata, a Internet.
Com base nessa expressão pode-se inferir que atualmente a maioria das empresas e organizações pratica o EDI, inclusive o curso de Bacharelado em Administração Pública da UFOP, modalidade á distancia que através da plataforma, transfere o material didático, vídeos, onde há transmissão de informação e interação entre professor-aluno.
Das vantagens podem ser citadas: rapidez, eficiência, menor probabilidade de erros de papelada, redução de custos, redução de tempo de processamento, vantagem competitiva, qualidade das informações, dentre outras.
Cabe ressaltar que não se trata de um correio eletrônico, pois as transações são feitas de entidades para entidades, transfere informação de aplicação para aplicação.
Por se tratar de uma tecnologia tão eficaz, existem dificuldades para a sua implantação, uma dessas dificuldades são o alto custo e o alto investimento em TI.
...