Logística e Administração Pública
Por: pauloskazi • 13/4/2015 • Tese • 677 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
DISCIPLINA: GESTAO DE OPERACAO LOGISTICA I
PROFESSOR (A): WELLINGTON TAVARES
ALUNO: PAULO LUIS OLIVEIRA DA SILVA MATRÍCULA: 13.1.9834
Atividade 01 Logística e a administração pública
Administração Pública já é um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos a fim de alcançar os objetivos organizacionais, ou seja, geri recursos públicos. A logística para a Administração Pública implica não só prestar serviço ou executa-lo mais também, dirigir, governar, exercer a vontade com os objetivos de obter um resultado útil para a sociedade. Com isso a Administração gera o movimento de bens e serviços ao público alvo, em decorrência disso a geração das chamadas utilidades de tempo e de lugar como fatores fundamentais para a aplicação das funções de logísticas na organização. Essa logística associa estudo e administração de fluxos de bens e serviços em movimento, com objetivo de vencer o tempo e a distância na entrega de forma eficaz, eficiente e efetiva. A missão do gestor é estabelecer o nível de atividades logísticas necessárias para atender ao público no tempo e local certo e nas condições desejadas dos recursos públicos.
A logística na Administração Pública necessita de um sistema de informações gerenciais e de planejamentos do plano plurianual, uma forma de conhecimento dos principais resultados obtidos na execução dos beneficiarão a sociedade. Esse sistema é aplicado nas atividades administrativas como forma de interagir implicando em um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidade, levando em consideração todo o ambiente no qual a organização está inserida.
A logística realiza a integração da administração de matérias com a logística organizacional, com a distribuição física ou prestação de serviços e com as atividades relativas ao retorno de matérias. Cabe recordar que a logística é componente essencial da gestão de políticas públicas, uma vez que grande parte das políticas públicas depende da movimentação de materiais, documentos, informações e pessoas. Além da oportunidade o que lhe abre grandes possiblidades de integração e otimização de esforços, elemento central neste novo paradigma de gestão pública. Com tudo isso contribuem para a ampliação do repertório do gestor público na busca de eficiência e qualidade dos serviços.
Vale lembrar ainda que diferente da administração privada em que logística aparece como uma nova forma de cortar custos e aumentar lucros a logística a administração pública o foco também é cortar gastos, mas devendo ser assegurados elementos como garantia de direitos, promoção do acesso da população e garantia da legalidade nos procedimentos que regem a gestão pública. Enquanto o setor privado tem flexibilidade para escolher e negociar com seus fornecedores conforme o seu desejo, o setor público possui um componente adicional e grande delimitador a ser considerado, a legislação, que na grande maioria dos casos, exige realização de procedimentos licitatórios para a seleção e compra de materiais. Tem que considerar a legislação para definir o que pode ser feito. Tudo isso na administração em função dessas particularidades, os custos dos pedidos são muito significativos, além de ampliarem os prazos de reposição dos estoques.
...