Logística o Dicionário Aurélio
Por: Mariana Peixoto • 27/7/2021 • Resenha • 748 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, se origina do francês Logistique e tem como uma definição “a parte da cadeia de abastecimento responsável pelo planeamento, implementação e controle eficiente do fluxo de estoque de bens e/ou serviços e informações”, desde a origem até o ponto de consumo.
A logística foi desenvolvida com o interesse de abastecer, transportar e alojar tropas, oportunizando que os recursos certos e necessários a essas tropas estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional militar favorecia e contribuía na vitória das tropas nos combates.
À medida que as vantagens estratégicas do sistema logístico foram evidenciadas, despertou-se o interesse em estudos na área, que evoluíram substancialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando se percebeu uma união de conceitos acadêmicos e militares que resultam na aplicação da logística nas atividades do cotidiano.
Pode-se entender logística como o gerenciamento do fluxo físico de materiais que começa com a fonte de fornecimento e termina no ponto de consumo. É mais do que uma simples preocupação com produtos acabados, o que era a tradicional preocupação da distribuição física.
Na realidade, a logística está preocupada com a fábrica e os locais de estocagem, níveis de estoque e sistema de informação, bem como com seu transporte e armazenamento. É, pois, uma ferramenta de gestão que permite uma integração entre Produção, Marketing e Distribuição tendo como objetivos os ganhos de competitividade.
Como a logística envolve vários processos empresariais que podem ser tanto intrínsecos ou extrínsecos às organizações, o assunto se torna amplo e abrangente no contexto empresarial atual.
Com o objetivo de atender às necessidades do cliente, a logística vista como processo, determina ações de planejamento, implementação, controle do fluxo e armazenagem eficientes, de baixo custo, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
O sistema logístico caracteriza-se por um processo cíclico que envolve desde a aquisição de matéria-prima, o processo produtivo (produção em si) até a destinação final aos consumidores. Estão compreendidos neste ciclo, a agregação de valores pela produção, a utilização de materiais das mais diversas origens, a utilização de recursos humanos, materiais, tecnológicos, econômicos e financeiros para a transformação dos materiais em produtos.
Nesse processo cíclico estão contidos dois tipos de atividades logísticas, as primárias e as secundárias. As atividades primárias são essenciais para o cumprimento da função logística e constituem a maior parte do processo logístico. Já as atividades secundárias exercem a função de apoio às atividades primárias na obtenção dos níveis de bens e serviços requisitados pelos clientes.
A logística apresentou uma evolução continuada, sendo hoje, considerado como um dos elementos-chave na estratégia competitiva das empresas, como também, por questões legais são obrigadas a praticarem o fluxo reverso de bens.
Na logística clássica o fluxo de bens termina tipicamente com o consumidor. Esta situação está mudando graças à consciência crescente do consumidor pela reciclagem somando-se com as leis e regulamentos governamentais e a eliminação de desperdício.
...