TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA: Produção Textual Interdisciplinar em grupo

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.676 Palavras (15 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 15

UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

ADMINISTRAÇÃO

Laís Daniele Almeida

Renata Aparecida da Silva

Tafarel Fábio da Silva

Thaís Alves Provenzano Domingues da Silva

Thalita Alves Provenzano Domingues da Silva

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA:

Produção Textual Interdisciplinar em grupo

Lagoa da Prata-MG

2013

Laís Daniele Almeida

Renata Aparecida da Silva

Tafarel Fábio da Silva

Thaís Alves Provenzano Domingues da Silva

Thalita Alves Provenzano Domingues da Silva

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA:

Produção Textual Interdisciplinar individual

Trabalho de Microeconomia e Macroeconomia do 1º período do Curso de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Lagoa da Prata-MG

2013

  1. INTRODUÇÃO

A economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Ela por sua vez, se define como a ciência que estuda a distribuição de recursos entre as distintas atividades, ou seja, estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços. Seu estudo pode ser dividido em dois grandes campos: a Microeconomia e a Macroeconomia.

Entender a maneira de como a economia de um país, como um todo, opera, pode ajudar um gestor a tomar melhores decisões sobre taxas de juros, de câmbio, de inflação e desemprego e assim melhorar a estrutura e desenvolvimento de sua empresa.

O Administrador está diante de um ambiente competitivo, marcado pela era do conhecimento e informações que estão surgindo a cada dia, diante de um ambiente empresarial.  A administração é uma ciência nova que está em evolução e que procura entender os fenômenos organizacionais. Os conhecimentos funcionam como pontos de referência para a compreensão desses fenômenos e como base para o desenvolvimento de habilidades, sendo fundamentais para o bom desempenho do administrador.  

  1.  PROBLEMA

Escolher uma empresa de comércio varejista em sua cidade ou região, onde deverá realizar uma pesquisa que contemple os desafios propostos pelos professores, identificando os principais aspectos relacionados ao mercado da empresa/organização.

  1.  OBJETIVOS

  • Identificar os principais aspectos relacionados ao mercado da empresa;
  • Verificar com o administrador ou empresário responsável, quais as ferramentas estatísticas para análise de dados que a empresa entrevistada utiliza em suas atividades diárias, considerando do ponto de vista quantitativo e seus métodos;
  • Se a empresa além de ser uma organização econômica, é também uma organização social e política.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Identificar a empresa e os produtos por ela comercializados;
  2. Identificar o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa;
  3. Identificar o comportamento do consumidor;
  4. Se a empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisões e quais são os pontos considerados importantes na definição dos preços;
  5. Quais as formas e prazos de pagamentos que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores;
  6. Se existem concorrentes locais da empresa e quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes.
  7. A empresa pesquisada é uma micro, pequena ou grande empresa?
  8. Há algum tipo de política pública de que a empresa se vale para suas atividades?
  9. Qual o impacto da empresa localmente e como é a forma que ela auxilia na promoção da localidade gerando empregos e melhoria na qualidade de vida.
  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

O estudo da Microeconomia abrange as inter-relações dos agentes econômicos: produtor (vendedor), consumidor (comprador) e mecanismo de mercado e seu funcionamento (formação de preços; determinação da quantidade de um produto em determinado mercado; funcionamento da oferta e da demanda; os custos incorridos e as estruturas de mercado).

Assim a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, especializada na análise de variáveis agregadas: produção nacional total, renda, desemprego, balança de pagamentos e taxas de inflação. Diferencia-se da Macroeconomia no sentido de que esta se ocupa de estudar até que ponto os recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados, como crescem com o tempo e outros temas relacionados com estes.

Assim, enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais, a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (por exemplo, soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em mercados específicos.

A teoria microeconômica não deve ser confundida com a economia de empresas pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Do ponto de vista da economia de empresas, que estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, enquanto na Microeconomia predomina a visão do mercado.

A Microeconomia esta voltada fundamentalmente para:

  • As unidades individualizáveis da economia, como o consumidor e a empresa, considerados isoladamente, ou em agrupamentos homogêneos.
  • O comportamento do consumidor, a busca da satisfação máxima (com sua restrição orçamentaria), e outras motivações.
  • O comportamento da empresa, a busca do lucro máximo (com sua estrutura de custos e a com a atuação da concorrência) e outras motivações.
  • Os mecanismos do funcionamento do mercado. Oferta e procura.
  • Imperfeições e Funções do mercado, na utilização eficaz dos recursos escassos da sociedade e na geração dos produtos destinado a satisfação e necessidades ilimitáveis.
  • As remunerações pagas aos agentes que participam do processo produtivo e sua repartição da renda social.
  • Os preços recebidos pelas unidades que geram cada um dos bens de serviços que compõem o produto social.
  • Custo e Benefícios privados e o interesse maior do bem-comum.

  1. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Em nosso cotidiano, estamos cercados de situações que nos exigem proximidade com o universo matemático e quantitativo. Expressões como juros, taxas percentuais, indicadores, déficit, entre outros são componentes de comunicação apresentados nas ruas, na rádio, na TV e nos jornais a todo momento. Os negócios, cuja importância é indiscutível em tempos de globalização, encontram-se diretamente vinculados à evidência de decisões quantitativas. Os gráficos instrumentalizados e as análises numéricas realizadas pelos gestores mediante o levantamento de dados, proporcionam um conhecimento mais profundo e detalhado de sua realidade, minimizando o erro na tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com