MICROEMPRESA
Projeto de pesquisa: MICROEMPRESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Regina04072008 • 6/6/2013 • Projeto de pesquisa • 8.996 Palavras (36 Páginas) • 368 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Segundo Chiavenato (2003), a administração é a condução racional das atividades de uma organização, é o planejamento, a estruturação, a direção, o controle, tornando possível a existência e o crescimento de tais organizações.
Para Drucker (2002a), administração e os administradores são as necessidades específicas de todas as organizações, desde a menor à maior delas. Sendo os administradores que mantêm tudo organizado fazendo com que o trabalho se realize da maneira correta, alcançando os objetivos propostos.
Drucker (2002a), quando comenta o caso da Ford e da GM ressalta que o êxito e o fracasso de uma organização constituem acima de tudo de má administração. Muitas pessoas acreditam que as empresas precisam somente do proprietário e algumas pessoas que ajudam na execução dos trabalhos, e afirma que administrar uma empresa é algo bem diferente de dirigir o que lhe pertence.
Neste contexto destaca-se a necessidade das consultorias organizacionais. Aliada à administração, a consultoria é uma função de destaque que serve para orientar os gestores nas tomadas de decisão.
Consultoria organizacional para Oliveira (2005a), é a interação de um agente externo à empresa, que trabalha afim de auxiliar os proprietários e gestores das empresas nas tomadas de decisões, não tendo controle direto da situação, mas sendo responsável pela implementação do projeto idealizado, estruturado e desenvolvido.
De acordo com Almeida F. e Almeida M. (2003, p.2), “[...] o consultor não tem poder formal na organização. Ele aconselha, mas não toma decisão; ele pede colaboração, mas não pode obrigar ninguém a realizar o pedido.”
Para as micro e pequenas empresas sobreviverem no mercado globalizado e competitivo é preciso uma boa administração. A literatura comprova que a teoria auxilia na prática, portanto, é preciso um profissional conhecedor das técnicas administrativas para gerir, inovar e fazer crescer os negócios de uma empresa.
Brandão (2004), afirma que as MPME’s são limitadas no que diz respeito a capacidade de percepção e priorização dos problemas empresariais, e não estão acostumados a planejar e executar ações conjuntas. Na verdade o poder de gerenciamento das empresas de pequeno porte é fragmentado, e em alguns casos não existe de fato.
Através desse estudo pretende-se saber: Qual o conhecimento dos gestores das microempresas comerciais de Ibatiba-ES em relação à consultoria organizacional?
Trazendo como objetivo geral identificar o nível de conhecimento dos gestores das microempresas comerciais de Ibatiba-ES em relação à consultoria organizacional.
E como objetivos específicos:
• Conhecer a estrutura organizacional das microempresas comerciais de Ibatiba-ES;
• Apresentar a importância da consultoria organizacional na visão dos gestores de Ibatiba –ES;
• Identificar as áreas em que os gestores têm interesse em buscar melhoria por meio de uma consultoria organizacional.
A presente pesquisa aborda a Consultoria Organizacional: Uma análise sobre o conhecimento dos gestores das microempresas comerciais de Ibatiba-ES.
O principal fator que motivou a elaboração do trabalho foi que diante do ponto de vista social, as microempresas têm papel relevante nas cidades pequenas, tanto para a econômia local, ou como empregadoras.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística - IBGE (2007), 96% (noventa e seis), das empresas de Ibatiba-ES, são microempresas.
Quadro 1 – Número de empresas comerciais da cidade de Ibatiba-ES
Classificação Comércio Número de empresas
ME – Microempresa Até 09 empregados 362 empresas
PE – Pequena Empresa De 10 a 49 empregados 15 empresas
Fonte: Elaborado pelas autoras da pesquisa, com base IBGE (2006).
Para compreender a importância desse estudo é preciso compreender que,
segundo Nunes (2007), grande parte das empresas que obtém sucesso investem em propagandas e em assessorias de profissionais ou instituições para auxiliá-las no gerenciamento de seus negócios.
Espera-se com a realização dessa pesquisa que os gestores das microempresas se atentem para a importância de uma administração baseada nas ferramentas administrativas e contábeis.
A metodologia utilizada na realização desta pesquisa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos de coletas de dados é bibliográfica e de levantamento de dados.
Para conhecer a estrutura das microempresas pesquisadas foi aplicado um formulário estruturado com 17 (dezessete) perguntas. Utilizando o critério de acessibilidade o formulário foi aplicado pessoalmente pelas pesquisadoras aos gestores das microempresas.
2 MICROEMPRESA
2.1 CONCEITUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MICROEMPRESA
Segundo Pinheiro (1996), entende-se como empresa aquela organização que assume personalidade jurídica, destinada à exploração de atividade econômica, de forma administrativamente estruturada, em uma ou mais unidades operacionais, para a produção de bens e serviços.
Para Palermo (2002), as microempresas podem ter natureza comercial ou civil. Considerando como sendo microempresa comercial apenas aquelas que se utiliza do comércio para sobreviver no mercado.
Chiavenato (2005), descreve empresa comercial, como sendo aquela que vende mercadorias ou produtos acabados, diretamente ao consumidor final.
O presente estudo trata de empresas comerciais, portanto somente estas empresas serão comentadas.
Segundo Melchor a Lei nº 9.841/99 institui o novo Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, assegurando tratamento jurídico diferenciado e simplificado nos campos administrativo, tributário, previdenciário, trabalhista, creditício e de
...