MONTANDO TI MODAL DUTOVIÁRIO
Por: rro93 • 30/5/2017 • Trabalho acadêmico • 5.401 Palavras (22 Páginas) • 264 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução.......................................................................02
2. Descrição da Empresa GASMIG/MG..............................02
2.1 Dados Gerais.................................................................05
3. Problematização/Justificativa........................................06
3.1 Problematização...........................................................06
3.2 Justificativa...................................................................06
4. Objetivos / Metodologia..................................................06
4.1 Objetivos Gerais............................................................07
4.2 Objetivos Específicos...................................................07
4.3 Metodologia...................................................................07
5. Desenvolvimento...........................................................08
6. Referencial teórico........................................................24
7. Considerações Finais...................................................26
8. Referências....................................................................27
Anexos...............................................................................28
1. INTRODUÇÃO.
Esta presente pesquisa aborda as principais diretrizes sobre o modal de transporte dutoviário, apresentando conceitos, surgimento, características, ordenamentos jurídicos, sua gestão, tipos de dutos, bem como sua grande importância para os sistemas de transporte no Brasil e no mundo.
O transporte de cargas é uma importante base da economia de uma nação e um setor muito determinante para as importações e exportações, das quais causam grande impacto na produção e geração de empregos em diversos outros setores. No Brasil, mais de 60% de toda produção é transportada pela malha rodoviária, as ferrovias são responsáveis por apenas 21% e o aquaviário por 14%. Por sua vez sistema aéreo e dutoviário, não alcançam 5% da produção.
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA GASMIG (COMPANHIA DE GÁS DE MINAS GERAIS)
[pic 1]
A Gasmig foi fundada em 15 de julho de 1986, como uma unidade de negócios da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para ser uma alternativa energética no estado.
Naquele ano, a Companhia iniciou suas atividades com a distribuição do biogás extraído da usina do aterro sanitário de Belo Horizonte. Esse projeto, além de ter contribuído para a capacitação de técnicos gasistas e a formação de mão-de-obra até então inexistente no estado, permitiu o atendimento a clientes comerciais próximos à usina, bem como de táxis e de veículos pertencentes à frota da Cemig. Devido ao esgotamento do biogás gerado pela usina, hoje ela encontra-se desativada.
Em 1992, a Gasmig iniciou o atendimento a consumidores do segmento industrial através da distribuição do gás de refinaria disponibilizado pela Refinaria Gabriel Passos (Regap). Na ocasião, foram contempladas 10 empresas dos centros industriais de Betim, Contagem e Belo Horizonte, com cerca de 100 mil m³/d.
A empresa passou a operar de forma independente depois da assinatura de um contrato de concessão de distribuição de gás natural com o Governo de Minas Gerais, em 1993.
Dois anos depois, foi construída a primeira rede de distribuição de gás natural da empresa para atender à cidade de Juiz de Fora, por meio de uma ligação com o Gasbel, um gasoduto de transporte da Petrobrás, vindo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O Gasbel havia sido concluído um ano antes, em 1994, ligando a Bacia de Campos até Belo Horizonte. A primeira empresa a receber o energético no estado foi a Paraibuna de Papéis, hoje denominada Indústria de Papéis Sudeste.
Em 1998, a Gasmig passou a atuar no setor de Gás Natural Veicular, tendo como clientes os postos de combustíveis para automóveis. Em 2001, passou a fornecer o combustível para a produção de energia elétrica à Usina Termelétrica de Juiz de Fora.
O ano de 2004 foi decisivo para o crescimento futuro da companhia, quando foi consumada a venda de 40% do capital social da Gasmig para a Gaspetro, empresa de participações da Petrobras, que é a principal supridora de gás do país.
Com a entrada da Gaspetro, foi elaborado um plano de expansão para incrementar o consumo de gás natural no estado, e, consequentemente, o faturamento da companhia. Assim, as duas acionistas assumiram a intenção de aportar recursos necessários para a construção de gasodutos de distribuição de gás natural, ampliando a abrangência geográfica das redes da Gasmig.
A partir daí, três grandes projetos foram traçados: Vale do Aço, Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Hoje, esses projetos se encontram em diferentes fases de implementação.
A Gasmig é a distribuidora exclusiva de gás natural canalizado em todo o território mineiro, por outorga de concessão pelo Estado de Minas Gerais, atendendo aos segmentos industriais, uso geral, residencial, gás natural comprimido, gás natural liquefeito, automotivo e termelétrico.
A Companhia de Gás de Minas Gerais é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (99,6%) e o Município de Belo Horizonte – PBH (0,4%).
A Gasmig possui contratos de suprimento de gás a longo prazo com a Petrobras, capazes de garantir o abastecimento do mercado atual e de toda a expansão planejada para Minas Gerais até 2030.
2.1 DADOS GERAIS
Razão Social Nome Empresarial
Companhia de Gás de Minas Gerais
Nome Fantasia
Gasmig
Endereço Completo da Matriz/Sede incluindo telefone, e-mail e site na internet
Avenida do Contorno, nº 6594- Lourdes | 30.110.044 – Belo Horizonte - MG | (31) 3265-1000| gasmig.com.br
Inscrição Municipal: Não possui.
...