Material e Logística
Por: gracieleplacido • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.912 Palavras (16 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP VALPARAISO DE GOIAS
ADMISTRAÇAO
8º SEMESTRE
Atividades Práticas Supervisionadas
Admistraçao de Materiais e Logisitica
Tutor Presencial:
Valparaiso de Goiás,
Setembro de 2015
1.
INTRODUÇÃO 03
2. dESENVOLVIMENTO..................................................................................................... 04
3. SUGESTOES DE MELHORIAS ........................................................................................10
4.CONCLUSAO ......................................................................................................................13
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14
INTRODUÇAO
O intuito deste trabalho é desenvolver uma análise diagnóstica da cadeia de logística de administração de materiais, é enfatizar as estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, e, por meio da comparação entre teoria e prática, objetivo e elaborar uma Análise da Cadeia de Logística de Administração de Materiais e propor sugestões de melhorias.
Ao longo deste trabalho o entendimento sobre o papel facilitador da administração de materiais e logística e a sua importância nas organizações.
Apresentaremos uma visão geral de movimentação de materiais e as funções da logística na administração. Iremos mostrar as atividades de movimentações e armazenagem dentro de um deposito, procurando facilitar o fluxo de materiais e de serviços, a partir do ponto de saída ao ponto de chegada.
Definição
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
Objetivos
Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Importância
Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois, a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial.
Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.
Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais. Para isso deve ter seus setores bem administrados. Para a empresa gerar riqueza ao adicionar valor aos bens é preciso inicialmente projetar um sistema eficaz para produção do material ou serviço. Para administrar este sistema deve fazer o melhor uso da força de trabalho, do capital e dos materiais e o meio, mas eficaz é o planejamento e controle do fluxo de materiais que entram e saem da produção.
Para garantir que o investimento no estoque seja de segura rentabilidade, deve assegurar que todas as etapas de movimentação e guarda desse material. Para produzir produtos úteis, a produção deve seguir todos os estágios estabelecidos para o desenvolvimento do produto final, gerando mais riqueza.
Geralmente temos conflitos de objetivos de área, mas o planejamento deve balancear os objetivos conflitantes e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados adequadamente.
A informação hoje é o bem ativo mais precioso de uma empresa, o colaborador que possui o conhecimento passa ser muito importante para a organização, pois seu know how pertence a ele e não a empresa. O grande desafio da empresa moderna é distribuir este conhecimento para ganhar vantagens competitivas em relação à concorrência.
Para que não haja grandes prejuízos nas empresas é preciso seguir rigorosamente todos os passos que o planejamento montou desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto final ou serviço gerando a satisfação total do consumidor.
Passo 02
Dentro de uma conceituação moderna, administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.
A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.
A administração do material tem por objetivo:
• Preços baixos;
•. Alto giro de estoques;
• Baixo custo de aquisição e posses;
• Continuidade de suprimento;
• Consistência de qualidade;
•. Pouca despesa com pessoal;
• Relações favoráveis com os fornecedores;
• Aperfeiçoamento do pessoal;
• Bons registros.
A administração de material é a parte da administração geral que trata da área específica dos materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial (não confundir com Logística Militar), que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.
...