Materias e logistica
Por: talesmello • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.022 Palavras (9 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera
Centro de Educação à Distância - UNIDERP
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Administração de Materiais e Logística
Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
Administração
André Fernandes – RA 3815670717
Cleyson Fabiano de Menezes – RA 3839711520
Evelyn Karine Fernandes – RA 4301763856
Tales Correia de Mello – RA 4542861326
Tuany Rodrigues – RA 3899605834
Ricky Thadeu Hergert – RA 4311772592
Campinas, SP / 2015
Sumário
1 - Introdução
2 – Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais
3 – Gestão de Estoque e Compras
4 – Entrevistas
5 – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
6 – Conclusão
7 - Referências Bibliográficas
1 - Introdução
Nesta ATPS apresentaremos a importância da administração dos materiais e a preocupação necessária com a logística da organização.
Uma boa administração de recursos patrimoniais e materiais são fundamentais para o equilíbrio financeiro da organização, assim como a gestão dos estoques e compras são de total importância para o valor final do produto fabricado. Quanto menor o custo, menor o valor final e mais satisfeito o cliente.
2 – Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais
A administração de materiais visa garantir os suprimentos necessários para o funcionamento da organização através de um conjunto de atividades, levando em consideração o melhor preço, o tempo correto, a quantidade e a qualidade. Para uma eficaz administração de recursos materiais faz-se necessária a atenção com varias etapas do processo, como a escolha do fornecedor, a compra da matéria-prima, o recebimento, o armazenamento correto, o processo produtivo, a armazenagem do produto final e a distribuição aos consumidores.
Na administração dos recursos patrimoniais, assim como na administração dos recursos materiais, existe a preocupação com o processo do bem, começando pela escolha do fornecedor, a compra conforme a necessidade da organização, o recebimento, o armazenamento em local correto, a conservação, o uso correto e a manutenção frequente.
Recurso é tudo aquilo que tem a capacidade ou gera riqueza no sentido econômico para a organização, sendo assim, temos cinco tipos importantes de recursos, são eles os materiais, patrimoniais, tecnológicos, humanos e capital financeiro.
A administração dos recursos tem como objetivo principal minimizar os custos operacionais para que seus produtos possam ser vendidos com um valor competitivo no mercado. Para isso é necessário que todo o processo seja estudado com cautela e que todas as perdas sejam minimizadas ao máximo. Os principais objetivos desta área são:
- Preço baixo
- Alto giro de estoques
- Baixo custo de aquisição de posse
- Continuidade de fornecimento
- Consistência de qualidade
- Despesas com pessoal
- Relacionamento benefícios mútuos com os fornecedores
- Aperfeiçoamento dos colaboradores
- Registros corretos e confiáveis
3 – Gestão de Estoque e Compras
O estoque tem uma grande importância dentro das organizações pois é ele que ficam os produtos finais da empresa, produto estes que já passaram por todo o processo produtivo e estão a espera do repasse ao consumidor final.
A boa administração dos estoques fazem com que as organizações possam atender seus clientes com agilidade, trazendo assim uma grande vantagem sobre seus concorrentes. Hoje são tantos concorrentes no mercado que uma organização que possui um estoque bem elaborado e organizado e que está sempre pronto para realizar o transporte dos materiais, é uma organização que estará sempre a frente das expectativas dos clientes.
Existem cinco tipos de estoque que funcionam como reguladores do fluxo de produção, são eles:
- Estoques em consignação: correspondem aos itens de propriedade do fornecedor até sua venda, ou seja, o vendedor recebe o item e, caso a venda ocorra, ele devolve o valor do item ao fornecedor, caso a venda não ocorra, ele devolve o item ao fornecedor que coloca o item novamente no estoque de produtos acabados.
- Estoques em trânsito: são os materiais acabados que foram despachados para outra unidade da organização ou ainda para o destino final.
- Estoques de produtos acabados: correspondem aos materiais que já estão acabados, que já passaram por todo o processo de transformação e estão prontos para serem levados ao consumidor final.
- Estoques de produtos em processos: são todos os materiais que já estão em processo produtivo, porém ainda não estão finalizados.
- Estoques de materiais: correspondem a todos os itens ou matéria-prima que já deram entrada na organização, porém ainda não estão no processo de produção dos produtos finais.
Dentro da organização é de responsabilidade do setor de logística todo o controle dos estoques e todas as transições dos materiais, sendo eles acabados ou não. A logística deve agir sinergicamente para que os materiais iniciais se transformem no produto final conforme o planejamento da organização. A logística tem a função de agrupar as diversas áreas da organização para trazer uma maior integração e assim um maior aproveitamento de todas as áreas dentro do processo.
4 – Entrevistas
Segue abaixo as empresas entrevistadas pelo grupo para o desenvolvimento desta ATPS:
...