TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mentes Pensantes

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

TÍTULO[a] DA EXPERIÊNCIA (EM TNR 16)

Nome completo do aluno 1 (em ordem alfabética, TNR 12) - TIA

Nome completo do aluno 2 – TIA

Nome completo do aluno 3 – TIA

Nome completo do aluno 4 – TIA

Nome completo do Professor(a)

1[b] OBJETIVOS

Fazer uma descrição sucinta e completa do que se pretende obter da experiência.

2 INTRODUÇÃO

A introdução deve situar o leitor no assunto. Pode conter um histórico do que já foi desenvolvido sobre o assunto, além de resultados conhecidos e relevantes existentes na literatura. Outro componente da introdução muito importante é o embasamento teórico sobre o assunto estudado, isto é, a introdução corresponde à seção do relatório onde se apresenta os conceitos físicos e as leis e princípios envolvidos no experimento. Isto não significa uma mera listagem de fórmulas e equações envolvidas no experimento.

Na introdução deve existir também um parágrafo que relacione os objetivos do experimento e o contexto teórico.

3 METODOLOGIA

3[c].1 MATERIAL UTILIZADO

Nessa seção os alunos devem listar na forma de alíneas o material utilizado no experimento.

  1. suporte universal;
  2. molas helicoidais;
  3. porta massor;
  4. massores;
  5. catetômetro;
  6. balança digital.

As alíneas elencam algumas informações. Assim, a frase que as antecede (se houver) deve ser finalizada por dois pontos, observando-se a seguinte diagramação:

a) as alíneas devem ser recuadas da margem esquerda. Manter o padrão apresentado neste exemplo;

b) as alíneas devem ser identificadas pelas letras do alfabeto;

c) inicie com letras minúsculas (exceção a nomes) e finalize as alíneas intermediárias com ponto e vírgula;

d) não avance os textos abaixo dos marcadores.

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Nesta seção são descritos os procedimentos empregados para efetuar as medidas. Diagramas esquemáticos das experiências são bastante úteis pois facilitam a visualização e devem ser mostrados.

O procedimento NÃO deve ser uma cópia do roteiro do experimento, pois o mesmo não contém detalhes relevantes que somente podem ser percebidos durante a elaboração da experiência. Lembre-se que o leitor deve ser capaz de reproduzir o experimento a partir do que está escrito nessa seção.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Esta seção é o coração do relatório. Nela são apresentados os resultados obtidos em forma de tabelas, gráficos e diagramas, além dos cálculos necessários para que se possa atingir os objetivos do experimento.

Os resultados experimentais devem ser confrontados com as previsões teóricas e com os resultados existentes na literatura citados na introdução.

Discuta todos os resultados obtidos. Analise os gráficos e os parâmetros obtidos a partir deles.

No caso dos resultados experimentais, dentro das estimativas de incertezas, apresentarem discrepâncias com valores conhecidos, o procedimento experimental deverá ser reavaliado, isto porque nesses experimentos os resultados são muito bem estabelecidos.

5 CONCLUSÃO

        A conclusão deve abordar brevemente os objetivos do experimento efetuado, os resultados obtidos e a que conclusões estes resultados levam. Em caso de resultados discrepantes é importante salientar as possíveis fontes de erro e/ou falhas durante a execução do procedimento experimental e da avaliação dos resultados. Comentários do tipo: “O experimento foi muito proveitoso/satisfatório....” e similares devem ser evitados.

É importante salientar que a leitura dos objetivos, Introdução e Conclusão deverá dar ao leitor uma percepção global do trabalho.

REFERÊNCIAS[d]

Aqui você deve incluir as referências bibliográficas do material (figuras, livros, etc.) usado para a elaboração do relatório.

ACHEK, Alex F.; SILVA, Fábio César da. Implantação de sistema de gestão ambiental em condomínio empresarial tech town em Campinas – SP. In: ENVIRONMENTAL AND HEALTH WORLD CONGRESS, 2006, Santos, Brasil.  Natural Resources for the Health of Future Generations. Santos, Brasil: COPEC / Cláudio da Rocha Brito e Melany M. Ciampi (Ed.), 2006. Arquivo 39. PDF. 1 CD-ROM.

ALMEIDA, M. P. S. Fichas para MARC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 12 jan. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. 1. ed. Rio de Janeiro, dez. 2005.

BAGNOLI, Vicente. O direito da concorrência e sua aplicação na área de livre-comércio das Américas. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2003.

BARROSO, Marta F.; BEVILAQUA, Diego; FELIPE, Geraldo. Visualização e interatividade no ensino de física e a produção de aplicativos computacionais.  Trabalho apresentado no XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. Disponível em: .  Acesso em: 27 ago. 2010.

BRASIL. Medida provisória n°1.568-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29.514.

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Qualidade do ar: informações: poluentes. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2010.

DATUM CONSULTORIA E PROJETOS. Hotel Porto do Sol São Paulo: ar condicionado e ventilação mecânica: fluxograma hidráulico, central de água gelada. 15 jul. 1996. Projeto final. Desenhista: Pedro. N. da obra: 1.774/96/Folha 10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com