Mercado de Trabalho
Por: Cpn1105 • 18/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1]
O JOVEM ADMINISTRADOR E O MERCADO DE TRABALHO
PIRACICABA
2016
[pic 2]
BRUNA ALVES CARVALHO
CÉLIO ROBERTO DOS SANTOS RAMOS
EUSTECLIANA DE SOUZA NASCIMENTO
SUELLEN BARBOSA BENEDICTO
O JOVEM ADMINISTRADOR E O MERCADO DE TRABALHO[pic 3]
Projeto apresentado ao Curso de ADMINISTRAÇÃO ....... da Instituição ....FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE PIRACICABA........
Orientadora: Daniele Amstalden
PIRACICABA
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
3. JUSTIFICATIVA
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5. METODOLOGIA
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
7. REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO
- INTRODUÇÃO
O desemprego atualmente tem assombrado os brasileiros, chegando a níveis históricos, principalmente os jovens que estão iniciando a vida profissional, segundo a mídia especializada o desemprego entre os jovens é maior devido a alguns fatores, entre eles, a falta de experiência, o empreendedorismo e uma boa qualificação. Mediante a esse problema, surge uma pergunta, como inserir um jovem recém- formado no mercado de trabalho?
O desemprego é ainda maior com os formandos em administração, pois eles vivem cercados de questionamentos que podem definir seu futuro profissional, deparando-se com uma realidade vivida por milhares de jovens no inicio de suas carreiras.
Estamos passando por transformações em todos os setores, está cada vez mais complexa a inserção de profissionais no mercado de trabalho. As empresas estão procura de profissionais com uma boa formação e com habilidades e competências ideais para o cargo.
Os recém-formados são analisados em vários aspectos, onde a liderança, a comunicação e a expressão são fatores fundamentais na contratação.
Segundo BRIDGES (1995, p.72), “Melhor ser um oceano com 1 metro de profundidade que um poço com mil..”. O Administrador ideal será aquele que melhor enfrentar as turbulências do mercado cada vez mais competitivo, melhor saber vergar sem quebrar e que mais rapidamente se adapte a novas realidades. Quebrar paradigmas será uma necessidade peremptória para quem quiser sobreviver. Para Bridges, a elasticidade necessária para um funcionário bem sucedido deverá também prever os sentimentos: recuperar-se rapidamente de decepções, sobreviver em elevados níveis de incertezas e encontrar a segurança interiormente mais do que externamente.”.
- PROBLEMA
Como inserir um jovem administrador recém-formado no mercado de trabalho?
- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O objetivo do trabalho é identificar e compreender as causas da não inserção do jovem administrador no mercado de trabalho.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Pesquisar as principais causas que levam o jovem administrador a não conseguir a inserção no mercado de trabalho.
- Sugerir resolução do problema apontado.
- Aplicar conhecimento teórico em prática.
- JUSTIFICATIVA
O presente trabalho é de extrema importância, porque o mesmo tem por objetivo pesquisar e encontrar a melhor solução para o problema exposto, se a resolução for bem aceita, todos de alguma forma serão beneficiados.
Também é possível aplicar o conhecimento teórico adquirido na sala de aula, é nesse momento que assimilamos o conteúdo adquirido.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O trabalho adquiriu um papel central na inserção social de cada indivíduo, formando sua identidade, construção e sustentação na sociedade em que vive, principalmente nos estados modernos constituídos sobre o contrato social (Cf. CASTEL, 1998).A sobrevivência do ser humano é garantida pela transformação da natureza, e essa se dá através do trabalho.
A palavra trabalho vem do latim tripalium, que era um instrumento de tortura utilizado na europa para torturar escravos e pobres que não podiam pagar seus impostos.
No passado uma geração era definida a cada 25 anos, porém hoje os especialistas apontam que uma geração surge a cada 10 anos, as gerações são classificadas como:
- Geração Baby Boomer
- Geração X
- Geração Y
- Geração Z
Neste trabalho, o foco está na geração Z, que são aqueles que nasceram na década de 90, cuja característica é a tecnologia, onde o acesso à internet é primordial, esses jovens tem um perfil extremamente oposto ao das gerações anteriores, o imediatismo e a falta de paciência são algumas das marcas dessa geração.
Soma-se a essas adversidades, a falta de emprego para esses jovens, pois os mesmos não têm experiência, atualmente o desemprego na faixa etária dos 18 e 24 anos está na casa de 16,8%, isso frustra os jovens e os pais.
...