TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  2.825 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 05, 06, 07 E 08.

O ALUNO DEVE ENVIAR AS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 08.

VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00

QUESTÃO 01: A TEORIA DA OFERTA DERIVA DA TEORIA DA FIRMA, JÁ QUE SÃO AS FIRMAS AS RESPONSÁVEIS PELA OFERTA. A OFERTA DE DETERMINADO PRODUTO É DETERMINADA PELAS VÁRIAS QUANTIDADES DESTE PRODUTO QUE OS PRODUTORES ESTÃO DISPOSTOS E APTOS A COLOCAR A VENDA NO MERCADO EM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO, EM FUNÇÃO DOS NÍVEIS DE PREÇOS DESTE BEM E DE UMA SÉRIE DE VARIÁVEIS COMO O CUSTO DE PRODUÇÃO DO BEM E A TECNOLOGIA ENVOLVIDA NO PROCESSO PRODUTIVO.

COM RELAÇÃO À TEORIA DA OFERTA, ASSINALE O ITEM INCORRETO. JUSTIFIQUE-O. (VALOR = 1.00)

  1. As combinações entre a quantidade ofertada de determinado bem e o preço deste mesmo bem formam a curva de oferta.
  2. A razão pela qual as curvas de oferta são positivamente inclinadas é que, para preços mais elevados, mais produtores decidem entrar no mercado e aqueles já existentes, decidem aumentar a quantidade produzida.
  3. O conceito de elasticidade preço da oferta visa mensurar a alteração relativa na quantidade procurada de um produto em função da mudança relativa no preço desse produto.
  4. Considerando constante o preço do bem, as mudanças nos custos de produção do bem implicam no deslocamento da curva de oferta para a direita ou para a esquerda, dependendo do tipo de efeito observado.
  5. Caso se verifique uma inovação tecnológica na produção do bem Y, tudo mais mantido constante, haverá um aumento na quantidade ofertada do mesmo.

QUESTÃO 02: SOBRE ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA, RESPONDA PORQUE A DEMANDA DE SAL DE COZINHA É PRÓXIMA DE ZERO (INELÁSTICA)? EXPLIQUE CONSIDERANDO UM AUMENTO E UMA QUEDA NO PREÇO DESTE BEM. (VALOR = 1.00)

QUESTÃO 03: COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO A RESPEITO DAS ELASTICIDADES DA DEMANDA, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA. JUSTIFIQUE-A:  (VALOR = 1.00)

  1. Dois bens são substitutos quando apresentam elasticidade-preço cruzada da demanda positiva.
  2. A elasticidade-renda de um bem mostra a variação no consume desse bem decorrente da variação na renda do consumidor.
  3. A classificação dos bens entre bens normais e inferiores diz respeito à essencialidade do bem.
  4. A demanda de um bem normal no mercado tem relação direta com a renda dos consumidores.

QUESTÃO 04: COM RELAÇÃO ÀS ESTRUTURAS DE MERCADO, ASSINALE VERDADEIRO OU FALSO. (VALOR = 2.00)

  1. A principal diferença entre um mercado em concorrência monopolista e concorrência perfeita é que o primeiro se refere a produtos diferenciados, enquanto o segundo diz respeito a produtos homogêneos.
  2. Se um produto é fabricado por uma empresa monopolista, então a competição entre as demais empresas no mercado é responsável em fazer com que o preço desse produto seja o mais baixo possível.
  3. A Petrobrás é um exemplo de monopólio na extração do petróleo no Brasil.
  4. Em um mercado com muitos vendedores, quando um deles altera o preço, os demais vendedores reagirão e também irão alterar seus preços.
  5. As estruturas de mercado dependem de três características principais, que são o número de empresas que compõem esse mercado, o tipo de produto e a existência ou não de barreiras ao acesso de novas empresas a esses mercados.
  6. Em um mercado monopolista, quanto menor for a elasticidade-preço da demanda de um bem, maior será a capacidade da empresa monopolista de fixar o preço mais elevado.
  7. Uma das características de um mercado competitivo ou de concorrência perfeita é a homogeneidade do produto, ainda que as marcas acentuem diferenças nas qualidades do produto; nesse caso, os consumidores irão preferir marcas de menor preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com