Microeconomia
Por: 20101988 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 2.832 Visualizações
ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 05, 06, 07 E 08.
O ALUNO DEVE ENVIAR AS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 08.
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00
QUESTÃO 01: A TEORIA DA OFERTA DERIVA DA TEORIA DA FIRMA, JÁ QUE SÃO AS FIRMAS AS RESPONSÁVEIS PELA OFERTA. A OFERTA DE DETERMINADO PRODUTO É DETERMINADA PELAS VÁRIAS QUANTIDADES DESTE PRODUTO QUE OS PRODUTORES ESTÃO DISPOSTOS E APTOS A COLOCAR A VENDA NO MERCADO EM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO, EM FUNÇÃO DOS NÍVEIS DE PREÇOS DESTE BEM E DE UMA SÉRIE DE VARIÁVEIS COMO O CUSTO DE PRODUÇÃO DO BEM E A TECNOLOGIA ENVOLVIDA NO PROCESSO PRODUTIVO.
COM RELAÇÃO À TEORIA DA OFERTA, ASSINALE O ITEM INCORRETO. JUSTIFIQUE-O. (VALOR = 1.00)
- As combinações entre a quantidade ofertada de determinado bem e o preço deste mesmo bem formam a curva de oferta.
- A razão pela qual as curvas de oferta são positivamente inclinadas é que, para preços mais elevados, mais produtores decidem entrar no mercado e aqueles já existentes, decidem aumentar a quantidade produzida.
- O conceito de elasticidade preço da oferta visa mensurar a alteração relativa na quantidade procurada de um produto em função da mudança relativa no preço desse produto.
- Considerando constante o preço do bem, as mudanças nos custos de produção do bem implicam no deslocamento da curva de oferta para a direita ou para a esquerda, dependendo do tipo de efeito observado.
- Caso se verifique uma inovação tecnológica na produção do bem Y, tudo mais mantido constante, haverá um aumento na quantidade ofertada do mesmo.
QUESTÃO 02: SOBRE ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA, RESPONDA PORQUE A DEMANDA DE SAL DE COZINHA É PRÓXIMA DE ZERO (INELÁSTICA)? EXPLIQUE CONSIDERANDO UM AUMENTO E UMA QUEDA NO PREÇO DESTE BEM. (VALOR = 1.00)
QUESTÃO 03: COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO A RESPEITO DAS ELASTICIDADES DA DEMANDA, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA. JUSTIFIQUE-A: (VALOR = 1.00)
- Dois bens são substitutos quando apresentam elasticidade-preço cruzada da demanda positiva.
- A elasticidade-renda de um bem mostra a variação no consume desse bem decorrente da variação na renda do consumidor.
- A classificação dos bens entre bens normais e inferiores diz respeito à essencialidade do bem.
- A demanda de um bem normal no mercado tem relação direta com a renda dos consumidores.
QUESTÃO 04: COM RELAÇÃO ÀS ESTRUTURAS DE MERCADO, ASSINALE VERDADEIRO OU FALSO. (VALOR = 2.00)
- A principal diferença entre um mercado em concorrência monopolista e concorrência perfeita é que o primeiro se refere a produtos diferenciados, enquanto o segundo diz respeito a produtos homogêneos.
- Se um produto é fabricado por uma empresa monopolista, então a competição entre as demais empresas no mercado é responsável em fazer com que o preço desse produto seja o mais baixo possível.
- A Petrobrás é um exemplo de monopólio na extração do petróleo no Brasil.
- Em um mercado com muitos vendedores, quando um deles altera o preço, os demais vendedores reagirão e também irão alterar seus preços.
- As estruturas de mercado dependem de três características principais, que são o número de empresas que compõem esse mercado, o tipo de produto e a existência ou não de barreiras ao acesso de novas empresas a esses mercados.
- Em um mercado monopolista, quanto menor for a elasticidade-preço da demanda de um bem, maior será a capacidade da empresa monopolista de fixar o preço mais elevado.
- Uma das características de um mercado competitivo ou de concorrência perfeita é a homogeneidade do produto, ainda que as marcas acentuem diferenças nas qualidades do produto; nesse caso, os consumidores irão preferir marcas de menor preço.
...