Modelagem de Negócios - CANVAS
Por: ALINEALVESZ • 18/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.135 Palavras (9 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
(Modelagem de Negócios CANVAS)
CAMPUS: CHÁCARA SANTO ANTÔNIO
2016
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é, descrever características organizacionais da empresa CENTRO EDUCACIONAL MONZA – LTDA-ME, que se situa na Rua Ibiúna, nº 147 Jardim Dom José – Embu das Artes/SP. Tendo como pesquisa uma unidade escolar do Ensino Infantil ao Fundamental I prestadora de serviços.
O mesmo estará relatando o perfil organizacional, análise de demanda de mercado, força de trabalho, produtos e clientes, principais concorrentes, insumos, estrutura organizacional, identificar o modelo de negócio e inserir ao modelos CANVAS.
ANÁLISE DE OPORTUNIDADE DE NEGOCIO
A ESCOLA MONZA é mantida pelo CENTRO EDUCACIONAL MONZA LTDA-ME, com sede à Rua Ibiúna, 147 - Jd. Dom José CEP 06824-020, Embu – SP fone (0xx11)4782-4589 e (0xx11)4149-0848 – CNPJ 11.102.726/0001-51.
A instituição de ensino manterá os cursos de Educação Infantil entre 3 a 5 anos, e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, visando a guarda, proteção, socialização e educação de qualidade para com seus clientes diretos.
A organização deu-se início no ano de 1986, tendo como fundadora a pedagoga Emília Pires. O nome MONZA foi atribuído por José Luiz, esposo de Emília, nome esse que se refere a uma cidade do interior da Itália. Desde 2009, a direção da escola foi assumida por uma de suas filhas, Angélica Mendes Pires de Souza (Diretora Mantenedora), que seguiu com a carreira de sua mãe.
O princípio da instituição é assegurar um ensino de qualidade, formar cidadãos capazes de construir um mundo melhor que possam interagir e intervir na realidade. Tendo a finalidade de proporcionar pleno desenvolvimento ao educando dando ênfase aos princípios cristãos, trabalhando a disciplina, compromisso ético, humildade, amor, perseverança, companheirismo e cooperação.
O sistema de ensino adotado pela escola é o Sistema Mackenzie de Ensino (SME). Este Sistema foi criado com o propósito de elaborar materiais didáticos de excelência que auxiliem os educadores comprometidos com os princípios e valores cristãos no cumprimento de suas tarefas. A Visão Sistema Mackenzie de Ensino é dedicar-se às ciências divinas e humanas, caracterizar-se pela busca contínua da excelência no ensino e na pesquisa e primar pela formação integral do ser humano, em ambiente de fé cristã. E sua missão é educar o ser humano criado à imagem de Deus para o exercício consciente e crítico da cidadania e da dignidade, preparando-o para a vida e contribuindo, assim, para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio do ensino e das atividades científicas, culturais, esportivas, sociais e espirituais.
O CENTRO EDUCACIONAL MONZA-LTDA, trata-se de uma microempresa privada de pequeno porte, com sociedade limitada. Sua atividade principal, se trata do ramo da Educação Infantil ao Fundamental I.
A educação infantil tem como finalidade proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar e o desenvolvimento da criança seus aspectos físicos, psicológico, intelectual, linguístico, moral e social, mediante a ampliação de sua experiência e estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Observar e explorar o ambiente com a atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; Utilizar as diferentes linguagens, corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustada às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade; Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc; Direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; Atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Já o Ensino Fundamental, através de conteúdo, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação visa a que o aluno, ao final dos Ciclos I, seja capaz de: Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, crenças, sexo, etnia ou outras características individuais e sociais; Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do meio ambiente; Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física,cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva; Utilizar as diferentes linguagens - verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; A realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
...