Motivação no Ministério das Finanças
Por: Isaacvemba23 • 22/10/2017 • Monografia • 12.746 Palavras (51 Páginas) • 203 Visualizações
Índice
INTRODUÇÃO 13
Justificação estudo 14
Definição do Problema………………………………………………………………14
Hipótese……………………………………………………………………………..15
Objectivos 15
Metodologia 15
Estrutura do trabalho 16
1. REVISÃO DA LITERATURA 17
1.1 Breve história sobre a motivação 17
1.2 Definição 20
1.2.1 Ciclo motivacional 21
1.3 Tipos de motivação 25
1.4 A Motivação no Contexto Organizacional 26
1.4.1 O clima organizacional 26
1.4.2 Principais teorias teoriais 27
1.5 Motivação e Satisfação no Trabalho 34
1.6 Os incentivos motivacionais 35
1.2 Produtividade no trabalho 39
1.2.1 Baixa produtividade no trabalho 40
1.2.2 Aumento de produtividade no trabalho 40
1.2.3. Melhorando a produtividade no trabalho 41
1.2.4 Desempenho profissional 42
1.8.1. Avaliação do desempenho profissional 43
2. ENQUADRAMENTO DA EMPRESA 46
2.1. Perfil da Delegação Provincial das Finanças 46
2.1.1. Missão 47
2.1.2. Visão 47
2.1.3. Valor 48
3. DESCRIÇÃO DO ESTUDO DE CASO 48
3.1Apresentação dos resultados de pesquisa 49
CONLUSÕES 49
RECOMENDAÇÕES 49
BIBLIOGRAFIA 50
ANEXOS 51
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão tem por finalidade discorrer sobre a motivação na Delegação Provincial das Finanças em Benguela, com o tema “ A importância da motivação para o sucesso da organização: o caso da Delegação Provincial das Finanças de Benguela”. Observando como isto vem sendo visto após a reestruturação ocorrida em virtude das exigências que os tempos modernos tem imposto a todas as organizações empresariais de modo geral, inclusive aos serviços das finanças que fundiram-se com as alfandegas, passando para a Autoridade Geral Tributária (AGT).
Actualmente a motivação está sendo considerada como um dos elementos mais importantes da vida profissional, como um factor de estímulo à produtividade, à busca de soluções e à superação de obstáculos. Trata-se, sem dúvida alguma de um tema vasto e por que não dizer complexo.
Observa-se, entretanto que em virtude das constantes exigências do mercado e consequentemente das organizações em cima de seus funcionários a motivação tem se tornado objecto de investigação permanente, tanto por parte dos cientistas comportamentais que estudam as organizações como por aqueles que a administram.
Há de se considerar o facto de que o factor humano permeia todos os níveis da organização e sem as pessoas os demais recursos tornam-se praticamente inoperantes.
Por isso, dentro das organizações, deve-se ter a preocupação em manter as pessoas motivadas para o trabalho. É preciso atrair e manter as pessoas, assegurando-lhes condições para que possam satisfazer os anseios internos de crescimento psicológico e desenvolvimento profissional, isto é, é preciso mantê-las motivadas.
Com a esta reestruturação e surgimento da AGT o ministério das finanças tem procurado restabelecer e fortalecer a relação de confiança entre os funcionários e a entidade de tutela através das suas delegações[1].
Este estudo pretende investigar a relação entre a força motivacional dos funcionários efectivos e a produtividade na Delegação Provincial das Finanças em Benguela.
Justificação
Portanto, a realização do presente estudo tem como relevância acadêmica a utilização prática as teorias estudadas, no tocante às questões de produtividade e motivação.
Motivação no trabalho é um tema de muita importância nas organizações, no que diz respeito ao bom desempenho das atividades dos funcionários, pelo fato de que se esses não estiverem motivados no trabalho, suas tarefas não terão um bom aproveitamento e as expectativas da empresa não serão atingidas.
A realização deste trabalho justifica-se pelo facto do mesmo procurar esclarecer, dentro do contexto organizacional (Delegação Provincial de Finanças de Benguela), a importância da motivação. Busca-se, também, enfatizar o quanto às organizações estão preocupadas com a satisfação dos seus colaboradores no ambiente de trabalho. Assim o facto desta delegação ser um serviço executivo local do Ministério das Finânças, com várias responsabilidades de ordem política, económica e social dentre elas a promoção e aplicação dos recursos públicos. Deste modo interesse-nos saber: O estado motivacional dos funcionários para realização das suas tarefas. As condições de trabalho postas a sua disposição, bem como a formação, promoção de carreira, recompensas e reconhecimento. Comprometimento com os objectivos da instituição, bem como nas situações que ocorrem dentro desse ambiente profissional.
...