NATUREZA DO TRABALHO: Atividade Revisional
Por: Luis Otávio • 5/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.119 Palavras (9 Páginas) • 783 Visualizações
DISCIPLINA – Sociologia
NATUREZA DO TRABALHO: Atividade revisional
ASSUNTO: INTRODUÇÃO À Sociologia
PROFESSOR: J. HONORATO
ALUNO: _________________________________________________________________N._______
CURSO: ENS. MÉDIO SÉRIE 1º TURMA : ________ DATA _______/_______/___________
Bom Dia Queridas Alunas e Queridos Alunos.
É com grande satisfação que retomamos nossas atividades escolares.
Neste Primeiro momento o objetivo é retomar o conteúdo já trabalhado para assim podermos, usando os recursos disponíveis, iniciarmos novos assuntos e conteúdos.
Os Slides, textos e atividades postados, correspondem a unidade 1 capítulo 1 , que contempla da página 08 indo até a página 22. Lembrem que o comprometimento e a disciplina de estudo será, a partir de agora, de suma importância.
Quanto ao trabalho referente à leitura do livro e as atividades pedidas, discutirei com a Simone a melhor forma de receber e avalia-los (aguardem).
Vamos pensar também uma forma de nos encontrar. Analisaremos o melhor recurso e assim comunicaremos sobre os nossos encontros.
Desde já, feliz com o retorno e cumpram as regras do isolamento social. Lavem sempre as mãos e usem álcool. Evitem contato direto. Bons estudos.
Atenciosamente.
José Honorato
Atividades
- Como Você definiria sociologia para alguém que não sabe o que ela é? Quais os principais aspectos da sociologia a serem compreendidos?
- A sociologia afirma ser uma ciência. O que isso significa? É possível estudar cientificamente o ser humano e suas relações sociais? Quais são as vantagens e as desvantagens de se estudar cientificamente os seres humanos em interação social?
- Dê sua opinião: Você acha a sociologia uma ciência necessária? Justifique.
- De que forma as Revoluções Francesa e Industrial, contribuíram para o surgimento da sociologia como ciência?
- Analise detalhadamente a seguinte definição: “A sociologia é o estudo científico da “ação humana” em seus aspectos “relacionais”, na tentativa de identificar, analisar e interpretar a formação e a transformação dos “padrões mais ou menos estáveis” de conduta em suas “dimensões objetivas e subjetivas”. A partir da definição acima apresentada, analise em que consiste o objeto de investigação da sociologia, confrontando a definição proposta com a contribuição do pensamento sociológico clássico (Durkheim, Weber e Marx) em suas diferentes maneiras de encarar a realidade social seja como realidade objetiva, seja como realidade subjetiva.
- “A sociologia de orientação socialista dá especial importância aos aspectos econômicos, políticos e históricos do social e, particularmente, ao fenômeno das lutas de classes. Negam que o sociólogo possa ser politicamente neutro.”
Elabore um texto justificando a frase abaixo.
A sociologia é uma ciência, não como a física e a matemática, mas é uma ciência.
- Vimos também que toda ciência, para ser ciência, possui um objeto, entorno do qual concentra sua atenção. Determine o objeto de estudo/pesquisa da sociologia e em seguida disserte sobre ele explicando-o e detalhando-o. Objeto Dissertação:
- A vida social é tão antiga quanto o homem e é possível que sempre tenham existido pessoas preocupadas com o fenômeno social, com suas características e problemas. Foi com o fortalecimento da burguesia, no século XVIII, que os problemas sociais passaram a ocupar a mente dos pensadores com uma frequência e intensidade antes inexistente. RESPONDA: Qual a importância da sociologia no mundo de hoje?
- “Foi com o fortalecimento da burguesia, no século XVIII, que os problemas sociais passaram a ocupar a mente dos pensadores com uma frequência e intensidade antes inexistentes. Os conflitos de classes e as guerras, a miséria e a riqueza, passam a ser vistos à luz de uma visão nova e arejada. O conformismo diminui e as pessoas começam a ver o social como obra humana, imperfeita e passível de aperfeiçoamento.” A sociologia é uma ciência moderna, com menos de dois séculos, que se desenvolveu a partir do questionamento da sociedade urbano-industrial, em formação desde a segunda metade do século XVIII. A partir dessa afirmação descreva o histórico que possibilitou a formação da sociologia.
- “O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.” (FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 11.) Que realidades daquela época passaram a constituir um problema e um objeto da Sociologia?
- A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são:
- a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.
- a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista.
- a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente.
- o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
- Leia o texto a seguir: (...) grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científicotecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004, p. 124.
Percebe-se que as transformações ocorridas nas sociedades ocidentais permitiram a formação de relações sociais complexas.
Nesse sentido, a Sociologia surgiu com o objetivo de compreender essas relações, explicando suas origens e consequências. Sobre o surgimento da Sociologia e das mudanças históricas apontadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.
...