Na forma como as organizações funcionam?
Por: Naninhahtinha • 20/11/2023 • Artigo • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 51 Visualizações
[pic 1] | GESTÃO EMPRESARIAL NOTURNO |
[pic 2]
Administração Geral
ADRIANA APARECIDA DOS SANTOS
ANA CAROLINA DA SILVA
CARLOS EDUARDO REGO
INDÚSTRIA 4.0
O que a indústria 4.0 deve alterar:
- Na forma como as organizações funcionam?
A indústria 4.0 atua diretamente no chão de fábrica (operacional), mas se estende aos demais setores internos e externos da organização. Como em redução de custos e desperdícios de matéria prima e tempo, mão de obra enxuta, menos impactos ao meio ambiente, satisfação do cliente (atendimento personalizado), altera o perfil do profissional que as indústrias passam a procurar, ou seja, baseado não somente em conhecimento técnico, mas também em habilidades ligadas a TI, Robótica e IOT. Com eficiência nos processos e recursos e produção, quantidade e qualidade passam a assumir o mesmo espaço (previsão de possíveis falhas antes de parar a esteira, na capacidade monitoramento integral, e em tempo real, eficácia nos prazos e resultados, dados armazenados analisados de forma precisa, redução de possíveis falhas humanas.
- Na Eficiência e na eficácia da gestão.
O Líder passa não só controlar o ponto (entrada e saída), como também a sinergia entre inteligência artificial e pessoas, sendo necessário conhecimento científico, técnico e senso de inovação, capacidade de se adaptar a mudanças além de saber lidar com equipamentos interconectados. O controle de dados de produção e automatização operacional, facilitará a gestão dos dados com ênfase na eficiência produtiva, previsão de possíveis falhas, até mesmo antes de impactar a operação, capacidade de monitoramento integral, e em tempo real, eficácia nos prazos e resultados, armazenamento e análise de forma precisa, redução de possíveis falhas humanas, descentralização na tomada de decisão, por conta da capacidade da máquina se autoajustar e avaliar as necessidades da fábrica.
- Nos Stakeholders da organização:
Melhor gerenciamento de pessoas chaves dentro e fora da organização. Comunicação personalizada entre fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores, eficiência nas tomadas de decisões e nas estratégias de negociação, assim como na análise de desempenho operacional.
- Nas variáveis e nas áreas funcionais da organização
Diminuição no tempo de respostas das máquinas, agilidade nos processos, nas tomadas de decisões, além de trazer inúmeros benefícios para aumentar a capacidade produtiva, e soluções para um melhor controle de qualidade com informações assertivas, analisadas otimizando o maior desempenho da organização.
Considerando o avança tecnológico, a competição globalizada, a crescente demanda por produtos otimizados e maior eficiência de produção, altera no entendimento e na otimização operacional, com redução de perdas e maximizando os ganhos.
- Nas Habilidades e competências necessárias a Administrador
A visão do Administrador se torna mais ampla, voltada não somente para o negócio, como também para o lado técnico (robótica, mecânica, engenharia elétrica, TI e etc.) e sistêmico (automatização) dos processos operacionais, além de buscar uma formação multidisciplinar (conhecer um pouco de tudo dentro do seu processo industrial), dominar outros idiomas, para entendimento de estudos, manuais e livros sobre o assunto; ser capaz de adaptar-se às evoluções tecnológicas e claro na tomada de decisão, pois, deverá saber interpretar informações fornecidas por máquinas e ferramentas de monitoração em tempo real.
ESTUDO DE CASO INDÚSTRIA 4.0
Indústria 4.0 é uma revolução industrial que deu início em 2010.
É uma revolução baseada na inserção de tecnologias da informação e automação, como melhoria no avanço da manufatura; algumas empresas capturam processos e tecnologias existentes em outras empresas e criam um projeto ou implantação dentro de um novo modelo tecnologico incentivando novas pesquisas e buscando otimizar de processos produtivos implantando estratégias que proporcionam maior confiabilidade.
Essa abordagem está representando um novo período no contexto das grandes revoluções industriais, e é definida pelo termo indústria 4.0.
Com o aumento da demanda por eficiência produtiva, falta de segurança da informação, aumento de custos, desperdícios de matéria-prima, impacto ao meio ambiente, metas não cumpridas e prazos ultrapassados, algumas organizações buscam implantar serviços de automação robótica e sistémica, a fim de reduzir impactos e aprimorar sua produção.
Portanto a indústria 4.0, visa aproximar e aperfeiçoar cada um desses conceitos unindo os diversos campos da tecnologia, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI, 2016).
O mercado está exigindo essa mudança para já, a implantação vai evoluir e estabelecer novos processos que vão ajudar com os controles de qualidade, curtos prazos a serem atendidos, na sociedade como um todo no relacionamento, fornecedor, cliente e inovação.
Algumas poucas empresas estão iniciando as operações, e implantando o modelo indústria 4.0 como estratégia de mercado onde traz a implementação da conectividade entre as máquinas com o objetivo de aumentar a autonomia do processo na tomada de decisões, e de se adaptarem aos diferentes requisitos de produtos e demanda.
...