Negociação pesquisa de mercado
Projeto de pesquisa: Negociação pesquisa de mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MLPF • 1/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.210 Palavras (9 Páginas) • 310 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A atividade interdisciplinar realizada tem como objetivo aprimorar o conhecimento adquirido durante o semestre, através de resoluções das questões propostas pelos professores, relativas ao Estudo de Caso ‘’Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós- PC’’.
2 DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi dividido em 3 temas, sendo assim abordado todas as disciplinas do semestre, conforme abaixo:
Pesquisa de Mercado
Marketing
Negociação
Sobre Pesquisa de Mercado podemos entender que consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração, visto que para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes.
Questões proposta (Professora Gisleine)
1. Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.
Após os conceitos que você aprendeu em aula e na web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?
A MICROSOFT poderá realizar uma pesquisa de mercado entre clientes com este perfil, com intuito de descobrir quais são as dificuldades na aceitação de novos produtos e ao mesmo tempo através desta pesquisa demonstrar a eles a importância que a empresa dá ás inovações tecnológicas, contudo esclarecendo sua preocupação em que seus equipamentos supra inclusive as expectativas e necessidades destes clientes. Assim a pesquisa de mercado poderá ser realizada de duas formas simultaneamente Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa.
Enquanto estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor um plano previamente estabelecido (baseado em hipóteses claramente indicadas e variáveis que são objeto de definição operacional), a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada, ao longo de seu desenvolvimento; além disso, não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para análise dos dados; seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adotada pelos métodos quantitativos. Dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. Nas pesquisas qualitativas, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir, daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados.
2. Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?
Acredito que a Microsoft demorou para reagir ás mudanças tecnológicas de seus concorrentes, que culminou na menor preferência por parte dos clientes pelos aparelhos com o sistema operacional Windows.
O que faltou foi uma estratégia de mudança gradual, de modo que os seus principais clientes tivessem tempo para compreender as mudanças e assim se adequarem às exigências da competitividade do mercado.
Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Questões propostas (Marcos Marques / Henry Nonaka)
1. Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android. "Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes”. Qual é esse conceito?
Marketing reativo, pró-ativo e criativo, os profissionais podem ter abordagens distintas perante as necessidades dos clientes. Antes de discutir as abordagens devem-se entender os conceitos de necessidades dos clientes mais a fundo. Kotler (2000) classifica as necessidades dos clientes em cinco tipos: Necessidades declaradas (o que o cliente pede); Necessidades reais (o que o cliente quer); Necessidade não declarada (o que o cliente espera por parte da empresa); Necessidade de algo mais (o que o cliente gostaria que a empresa fizesse além do esperado); Necessidades secretas (as vontades subjetivas ou indiretas do cliente).
2. Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?
Produto é mais que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser apreciado, adquirido ou consumido. Quando as pessoas pensam num produto, mais do que no próprio produto, elas pensam na satisfação que o mesmo lhes proporcionará
Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhista.
Questão proposta (Elisete Zampronio)
1. “O mercado já esperava a confirmação de Nadella como novo CEO da Microsoft. Na última semana, o nome dele já aparecia como maior aposta dos analistas de tecnologia – ele era também o favorito do Bill Gates. ‘Ele vai acelerar a velocidade de tomada de decisões na Microsoft e vai
...