No workshop sobre ameaças e oportunidades no porto do Itaqui
Por: Rafaela Rabelo de Sousa • 17/11/2016 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
No workshop sobre ameaças e oportunidades no porto do Itaqui, o professor Sérgio Cutrim aponta fatores importantíssimos para avanços no nosso porto. Como investimentos em outras diretrizes de transporte de cargas, sugerindo o transporte de carne viva bovina. Baseado em pesquisas constatou-se que o Itaqui tem vantagem pela sua localização geográfica, o problema é a falta de visão da gestão e a falta do incentivo do setor público.
Além disso surgiu também a cogitação da cabotagem, navegação entre portos do mesmo país e o Brasil é um país favorecido para a navegação por suas condições naturais de costa navegável. São cerca de oito mil quilômetros de costa, mais de 40 mil quilômetros de vias potencialmente navegáveis. Possui 34 portos, e desse total 08 portos estão na Região Sul, 05 na Norte, 10 na Sudeste e 11 na Nordeste. Sem contar que em média, é 20% mais barato em relação ao rodoviário, além de menos poluente, oferecendo maior segurança, pois a bordo a carga não está sujeita a tantos roubos e assaltos como se dá nas rodovias.
Levando em conta essas vantagens, a problemática mais uma vez é voltada para o setor público, pois temos a capacidade de exportarmos bem maior do que utilizamos, o que falta é o incentivo fiscal e uma gestão de perspectivas para o desenvolvimento da capacidade máxima do porto, assim atrairíamos os olhares dos investidores, favorecendo a economia do estado.
FACULDADE PITÁGORAS- MA
CURSO CST EM LOÍSTICA PROF. GERISVAL
RAFAELA RABELO DE SOUSA
RESENHA
WORKSHOP: AMEÇAS E OPORTUNIDADES PARA A LOGISTICA PORTUÁRIA DO MARANHÃO
PRFESSOR SÉRGIO CUTRIM
SÃO LUÍS, MA
2016
...