Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado
Por: gele2015 • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 372 Visualizações
Passo 2: Considerando o estudo realizado nos textos indicados, você deverá:
1. Ilustrar a matriz de Ansoff, completando-a com o nome de cada empresa no quadrante correspondente à sua estratégia.
Matriz de Ansoff Escopo do Produto
Produtos Atuais Novos Produtos
Escopo do Mercado
Mercado Atual Penetração de Mercados
Grendene Desenvolvimento de Produto
Rexam
Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado
Arte dos Aromas Diversificação
Horizontal
Panco
2. Apresentação das empresas, incluindo o nome, a nacionalidade, tamanho (em número de funcionário), área de atuação (segmento), produto (ou linha de produto que seja adequado à analise aqui proposta), mercado e respectiva estratégia da matriz Ansoff à qual está correlacionada.
Empresa 1
Nome: Ipanema (Grendene)
Nacionalidade: Brasileira
Lançamento: 2001
Criador: Grendene S. A.
Presença global: 90 países
Sede: Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Brasil
Tamanho/Nº de funcionários: 30.000 funcionários (Grendene)
Area de atuação/Segmento: Calçados
Produto: Sandálias e chinelos
Hoje, a Grendene comercializa os seus produtos para o mercado interno e externo, conta com mais de 24 mil funcionários e seis unidades: Farroupilha e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, Fortaleza, Sobral e Crato, no Ceará e Teixeira de Freitas, localizada na Bahia.
A história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia. Depois de anos de estudos e pesquisas, em 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por chinelos femininos a preços competitivos. Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o produto. Mesmo tendo como forte concorrente a tradicional e fashion Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar consideravel nos pés de milhões de brasileiras.
Pode-se dizer que a Ipanema esta enquadrada na matriz Ansoff penetração de mercado pois podemos observar que desde de sua criação esta tentando sempre ganhar o mercado onde que predomina é a Havainas.
As informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa < http://www.grendene.com.br> em 29-09-2014
Empresa 2
Nome da Empresa - Rexam beverage can south america s/a
Nacionalidade: Inglesa
Nº de Funcionários – Empresa de grande porte com aproximadamente 11 mil funcionários
Área de atuação/Seguimento – Setor secundário, metalúrgica, atua nos segmentos de embalagens metálicas para bebidas.
Produto: Fabricação de latas de alumínio para bebidas
Tempo de Existência – 13 anos no Brasil
Quantidade de Fábricas - 67 fábricas em 24 países
A empresa Rexam beverage can south america s/a, é uma empresa global de embalagens para consumo. Sendo uma das principais fabricantes de latas para bebidas do mundo. Tendo como parceiros de negócios algumas marcas de consumo mais famosas e bem-sucedidas do mundo. Na América do Sul, a Rexam é a maior fabricante de latas e tampas de alumínio para bebidas, fornecendo soluções de embalagens inovadoras para os mais variados produtos – cervejas, refrigerantes, cachaças, energéticos, chás, sucos, vinhos, dentre outros.
O foco da BCSA tem sido propor ao mercado soluções inovadoras e diferenciadas, que evidenciem ainda mais todos os benefícios oferecidos pela lata de alumínio. O Setor busca constantemente lançar novidades no mercado, como latas de formatos e tamanhos diferenciados, além da utilização de novas tecnologias em impressão, tintas e vernizes. Hoje, o portfólio da Rexam na América do Sul é o mais completo do mercado.
Empresa 3
Nome: Arte dos Aromas
Nacionalidade: Brasileira
Presença global: 90 países
Sede: Diadema ABC Paulista
Micro-empresa
Area de atuação/Segmento: Cosméticos
Produto: shampoo, sabonetes, cremes facias e sais de banho
Entre os produtos fabricados estão os shampoos, sabonetes, cremes faciais e sais de banho, todos feitos com ingredientes orgânicos, como óleos de castanha, babaçu, buriti e andiroba, além de extrato de açaí e manteiga de cupuaçu.
Os ingredientes vêm de comunidades de regiões amazônicas. Alguns são adquiridos de cooperativas locais, sem intermédios de outras empresas, e outros, por meio de um distribuidor.
As exportações começaram em julho de 2009 e foram crescendo aos poucos. Em 2010, a empresa teve crescimento de 15% e as vendas internacionais foram responsáveis por 7% do faturamento. Para este ano, a expectativa é crescer até 20% e aumentar a participação com exportações para 15% do faturamento.
A “aceitação e a valorização de um produto artesanal, principalmente feito com produtos naturais, é maior no mercado externo”
Em 2010, a empresa teve crescimento de 15% e as vendas internacionais foram responsáveis por 7% do faturamento. Para este ano, a expectativa é crescer até 20% e aumentar a participação com exportações para 15% do faturamento.
Empresa 4
Origem: Brasil
Lançamento: 1954
Criador:
...