O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS
Projeto de pesquisa: O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Travezani • 7/5/2013 • Projeto de pesquisa • 3.040 Palavras (13 Páginas) • 339 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
A EVOLUCÃO DA ADMINISTRAÇÃO
O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS
Linhares
2011
A EVOLUCÃO DA ADMINISTRAÇÃO
O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS
Trabalho apresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Teoria da AdministraçãoI, Comunicação e Linguagem,Sociologia e Filosofia.
Prof.Roberta Mendonça.
Linhares
2011
Sumário
1 INTRODUÇÃO..............................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................06
2.1 Evolução da Teoria da Administração.............................................................06
2.2 Teorias do Trabalho.........................................................................................06
2.3 Concepção do Homem na Idade Moderna......................................................07
2.4 Níveis de Linguagem.......................................................................................08
2.5 Entrevista.........................................................................................................09
3 CONCLUSÃO................................................................................12
4 REFERÊNCIAS............................................................................. 13
INTRODUÇÃO
Administrar tem sido objeto de grandes estudos e que atualmente devem ser adaptadas diante da dificuldade de conceituar algo tão mutável, as bases teóricas são fundamentais para alcançar uma definição do que é fazer uma administração próxima a perfeição. Diante disso, foram analisadas desde os primórdios até hoje os conceitos administrativos com a finalidade de retratar como foi e como são as diretrizes para a administração com o auxílio de um comparativo balanceando quais estudos são fundamentais e como são vistos pelos trabalhadores e gestores das administrações empresariais contemporâneas.
DESENVOLVIMENTO
Diante do processo de evolução da teoria da administração diferentes habilidades foram exercidas pelo administrador devido à necessidade de serem alteradas muitas vezes de acordo com o cargo ocupado, por exemplo, a habilidade humana pode ser alterada de acordo com o tipo de pessoas com quem o administrador lida, dependendo do comportamento do grupo liderado pelo administrador fica difícil por em prática a motivação e principalmente a comunicação. A seguir os conceitos acerca das habilidades existentes:
Habilidades técnicas estão relacionadas com a realização do trabalho, com o conhecimento que o administrador tem acerca do desenvolvimento das suas atividades. Este tipo de habilidade é mais utilizado no nível operacional.
Habilidades humanas se relacionam com comportamento das pessoas, é uma habilidade que exige capacidade de comunicação, liderança e motivação. É necessário em qualquer nível organizacional, porém é muito importante nos cargos de liderança.
Habilidades conceituais consistem na capacidade de compreender a complexidade da organização com o todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. A habilidade conceitual permite com que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.
Cada teoria da administração visa o indivíduo como um ser capaz e para isso muitas delas disponibilizam meios que facilitam o desenvolvimento do trabalho humano. Concedendo conceitos e princípios para cada tipo de atividade. No entanto, é claro que a teoria predominante de cada indivíduo determina o seu comportamento e sua prática gerencial.
Com a chegada da Revolução Industrial aliada a Sociologia que juntas traçam teorias que tentam explicar a nova realidade de um mundo em que há novas forças e classes sociais. Destacam-se os clássicos Emile Durkhiem, Max Weber e Karl Max que conceituam o de trabalho e a visão de sociedade capitalista dentre outras vertentes inerentes a época.
Para Durkhiem, é por meio da divisão social do trabalho - coletiva - forma mais acabada de consciência, já que para ele: “o trabalho só se divide espontaneamente se a sociedade está constituída de tal maneira que as desigualdades sociais expressam exatamente as desigualdades naturais”. Julga injustas as acusações de que a divisão do trabalho reduziu o trabalhador a uma máquina que repete rotineiramente os mesmos movimentos e que não relaciona as operações que lhe são exigidas a nenhum fim, isso porque, para ele a divisão social do trabalho introduz também uma nova solidariedade, a orgânica, em substituição a primitiva mecânica.
Nessa ótica, procurou desenvolver o conceito de uma psique social: “agimos em conjunto
...