O AGRONEGÓCIO NA ADMINISTRAÇÃO
Por: Virginiasilva • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.858 Palavras (16 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1] FACULDADES EVANGÉLICAS INTEGRADAS CANTARES DE SALOMÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FRANCIELE COSTA MACEDO
MARIELI DOS SANTOS AGUIAR MARILUCI DOS SANTOS AGUIAR VIRGINIA AMORIM DA SILVA
TATIANE AP. DE SOUZA
AGRONEGÓCIO
Cuiabá – MT
2015
MARIELI DOS SANTOS AGUIAR
MARILUCI DOS SANTOS AGUIAR
VIRGINIA AMORIM DA SILVA
FRANCIELE COSTA MACEDO
TATIANE AP. DE SOUZA
AGRONEGÓCIO
Trabalho apresentado à disciplina economia brasileira contemporânea do curso de administração de empresas da FEICS - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão, ao Prof° Tulio Cesar, para obtenção de nota bimestral.
Cuiabá – MT
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar como se deu a evolução do Agronegócio brasileiro identificando a sua situação no cenário mundial. Para isso, utilizou-se de diferentes abordagens que demonstram a evolução histórica, passando pelo ponto onde houve um maior impulso ate chegar à posição de destaque que é o de ser uma das maiores potências mundiais do Agronegócio. Mesmo assim, o setor apresenta muitos problemas e desafios que ameaçam sua permanência entre os maiores na atividade. Contudo, as perspectivas do Agronegócio são bastante promissoras, já que ele apresenta muitas vantagens dos pontos de vista natural e econômico, podendo o país explorar melhor suas potencialidades.
O cenário atual aponta que o Brasil será o maior país agrícola do mundo em dez anos. Neste caso, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados.
Todos esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas. O agronegócio é, hoje, a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país.
O Brasil situa-se, no contexto mundial atual, como celeiro mundial em termos de agronegócio. O país possui 22% das terras agricultáveis do mundo, além de elevada tecnologia utilizada no campo, dados estes que fazem do agronegócio brasileiro um setor moderno, eficiente e competitivo no cenário internacional.
Todo esse cenário brasileiro atual do agronegócio enquadra-se em uma evolução que remonta ao século XVI. Com isso, faz-se mister ressaltar seus antecedentes históricos até o cenário atual. Este trabalho tem como objetivo geral identificar o cenário atual do agronegócio brasileiro, por meio de uma pesquisa bibliográfica, e como objetivos específicos mostrar a sua evolução, os seus problemas e os seus desafios.
DESENVOLVIMENTO
Agronegócio – Conceito
Entendemos por Agronegócio, a totalidade das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição. Ainda devemos adicionar a este conjunto, os serviços financeiros, de transporte, marketing, seguros, bolsas de mercadorias , etc.. Todas essas operações são elos de cadeias, que se tornaram cada vez mais complexos. Como podemos ver na medida que a agricultura está se modernizando, o produto agrícola tem passado a agregar mais e mais serviços, que estão fora da fazenda.
O conceito de agronegócio engloba:
•Fornecedores de bens e serviços para agricultura •Produtos rurais •Transformadores e distribuidores •Todos envolvidos na geração e no fluxo dos produtos de origem agrícola até chegarem ao produto final.
Agronegócio – Importância
O agronegócio é o maior negócio da economia brasileira e também da economia mundial. PIB do ano passado: 3,1 trilhões de reais, sendo 26,3% aproximadamente 450 bilhões no agronegócio (70,5% na agricultura e 29,5% na pecuária). O agronegócio é o maior exportador do Brasil e também o maior gerador de empregos aproximadamente 37% de todos empregos do país. Responde por mais de 40% das exportações totais brasileiras, sendo superavitário sistematicamente.
O Brasil é o país com maior potencial em todo o mundo para aumentar as exportações de produtos do agronegócio em especial, os ligados aos alimentos (in natura e processados) e energéticos, como o álcool e biodiesel.
A importância da atividade agropecuária para a economia e a sociedade.
O agronegócio, que atualmente recebe o nome de agrobusiness (agronegócio em inglês). Corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas á produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária. Quando se fala em agronegócio é comum associar somente a produção in natura, como grãos e leite por exemplo, no entanto esse segmento produtivo é muito mais abrangente, pois existe um grande número de participantes nesse processo.
...