O Ambiente Operacional
Por: Daniele Mitie • 7/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 63 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
- JONAS DANIEL BISTAFFA JUNIOR - RGM 24580635;
- JULIANA IRAMAIA REZENDE VAZ - RGM 24665282;
- DANIELE MITIE MONTENEGRO QUEIROZ DE OLIVEIRA - RGM 23816490;
- MÁRCIO CORREA DE OLIVEIRA - RGM 26133644;
- ROGÉRIO ANTÔNIO PEREIRA - RGM 3792940.
- RONI NOVAIS GUTIERREZ- RGM: 23881542
- LILIANE GONÇALVES MEDEIRO - RGM 3692460
- JEBERSON DE OLIVEIRA ALVES - RGM 25243993
PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL
ESTUDO DE CASO: Relatório Estrutural e Funcional da Pull Sport
Brasil
2022
ESTUDO DE CASO: Relatório Estrutural e Funcional da Pull Sport
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor: Rita Pereira
Brasil
2022
RESUMO
Por meio do estudo de caso da Cia Pull Sport, foi desenvolvido o projeto multidisciplinar. Este tem como objetivo aplicar a teoria do semestre para conhecer, descrever e analisar o ambiente operacional com ênfase nos setores da empresa a conhecer Hierarquia, Gestão de Pessoas, Gestão de Materiais, Princípios da Administração, Cultura Organizacional, Divisão de tarefas, para melhorias nos setores. Por meio do estudo de caso da empresa, que apresentava uma condição de sociedade onde apenas um era responsável pela administração de todos os setores, mesmo sendo uma empresa de nome e domínio de setor competitivo nacional e internacional apresentava problemas relacionados à organização. A decisão de analisar todos os setores da empresa ajudou a concluir que a empresa necessitava de mudanças, estas que ocorreram de forma brusca o que pode ter acarretado outros problemas, porém a culpa não deve ser diretamente associada aos conselhos do consultor e sim a administração que já não era adequada.
Palavras-chave: Ambiente operacional. Administração. Setores. Liderança. Consultoria.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. Atuação Organizacional da Empresa 5
2.2. Hierarquia 6
2.3. Divisão de tarefas 6
2.4. Princípios da Administração Gestão de Materiais 7
2.5. Gestão de Materiais 7
2.6. Estilo de Liderança 8
2.8. Cultura Organizacional 8
2.9. Relações de Poder 9
2.10. A Empresa 9
2.11. O Consultor 10
2.12. Pontos positivos da Empresa: 10
2.13. Pontos negativos da Empresa: 10
3. CONCLUSÃO 11
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo a realização do estudo de caso de uma empresa com ênfase a identificar os fatos referentes ao sistema operacional e demonstrar domínio de análise para solucionar os grandes desafios empresariais. No estudo de caso da situação interna da empresa Pull Sport foi possível identificar várias situações que colocaram a empresa diante da necessidade do atendimento de uma consultoria.
A empresa Pull Sport apresentava uma administração centrada apenas em um dos sócios de forma confusa. Dos quatro sócios apenas um trabalhava na administração, Sr. D.Z, de todos os setores e os outros quatro na parte de pesquisa e análise de modelos no exterior. A empresa vinha apresentando dificuldades nos setores decidiu contratar um consultor para orientar em como melhorar a empresa. Por meio da análise do consultor aconteceram várias mudanças, e a empresa perdendo a essência veio à falência onze meses depois.
Usos de pesquisas que atentou para analisar e descrever as funções e tarefas existentes numa organização. Com base no material teórico do curso de administração e no estudo de caso, foi possível comparar e praticar a teoria absorvida com o propósito de complementar o processo de ensino-aprendizagem. Chegando ao resultado do questionamento se o consultor cometeu algum erro
DESENVOLVIMENTO
2.1. Atuação Organizacional da Empresa
A empresa Pull Sport, não havia um modelo de estrutura organizacional padronizada, onde seus sócios trabalhavam de forma Departamental, cada um em uma função específica, onde cada um executava suas tarefas sem interferir em outros setores. O Sr.D.Z., sócio com comando administrativo da empresa, não se envolvia sobre moda e estética com outros sócios e vice-versa.
Classificamos como Estrutura Organizacional Funcional, nessa atuação ao invés de uma autoridade, o que define hierarquia é a especialização das funções. Cada setor contribui com seu maior conhecimento para o funcionamento da organização como um todo, ganhando a palavra para decidir nos temas nos quais domina. De acordo com o parágrafo sexto (6º) do estudo de caso, o Consultor procurou o Sr. Paulo, Gerente Administrativo, para obter o organograma onde informou que não havia e foi solicitada uma lista de chefes, pois também não existia e o Sr. Paulo informou ao consultor que não sabia dizer quem mandava em quem. Em uma Estrutura Organizacional Funcional, nenhum chefe de setor tem controle absoluto sobre seus subordinados. Além disso, cada colaborador pode ter de responder a várias chefias. Segundo Oliveira (1994, apud VIVANCOS 2001 p.16) a Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais da empresa.
...