O Bacharelado em Administração Pública Ciência Política
Por: Ribeiro Jesus • 26/10/2021 • Monografia • 275 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
Universidade Federal Fluminense - Polo Nova Iguaçu[pic 1][pic 2]
Bacharelado em Administração Pública
Ciência Política
Luiz Felipe Ribeiro Rosa de Jesus
Matrícula: 21113110028
Avaliação à Distância 2
O professor Leonardo Avritzer cita o pensamento de Alexis de Tocqueville que diz que a democracia deve ser uma relação entre o funcionamento das instituições e a estrutura das formas as quais as pessoas cooperam.
O professor descreve que a qualidade da vida democrática é ditada a partir da forma como se dá a relação necessária para a vivência da democracia (citada no parágrafo anterior). Da mesma maneira a correta harmonia entre os poderes dada pelo equilíbrio do “sistema de freios de contrapesos” e a forma como o poder público funciona para atender as necessidades da população.
Completando, o professor expõe que o Brasil encontra dificuldades tanto na divisão dos poderes (funcionamento das instituições) quanto na vida social. Se tratando da divisão dos poderes, o professor elenca (ao longo do vídeo) que o ideal seria um poder executivo mais ativo e um poder judiciário voltado para sua função de julgar as ações do legislativo e do executivo. Contudo, o cenário atual é de uma crise no executivo, onde há instabilidade no poder e uma “briga” para tentar prevalecer as decisões executivas, e um poder judiciário mais ativo desarmonizando com poder executivo. Já no campo das práticas associativas, encontra-se uma sociedade com uma divisão política bem sólida – divisão essa que já era nítida no ano de 2017 e se intensificou nos últimos quatro anos.
Dessa maneira, o desafio principal é encontrar uma maneira de harmonizar os poderes novamente e dissolver a desordem política no campo social.
...