O Balanço Magazine luiza
Por: porcel • 25/4/2021 • Relatório de pesquisa • 485 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
Análise Balanço Magazine Luiza
Análise PMP
O Prazo médio de pagamentos representa o prazo, em média, que a empresa vem obtendo de seus fornecedores para pagamento das compras de matérias-primas ou mercadorias. A Magazine Luiza apresenta 125, 120 e 124 dias, nos anos de 2016, 2017 e 2018, respectivamente. Ou seja, a empresa apresenta um alto PMP e assim maior é a parcela da atividade da empresa que é financiada pelos fornecedores.
Análise PME
Então, o objetivo desse índice é calcular o prazo médio que os produtos ficam parados no estoque ao longo do ano, considerando o período desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto acabado. A Magazine Luiza apresenta um PME de 81, 77 e 78 dias, nos anos 2016, 2017 e 2018, respectivamente.
Análise PMR
O indicador de prazo médio de recebimento indica o tempo decorrido, em média, entre a venda de seus produtos e o efetivo ingresso de recursos. A Magazine Luiza apresenta um PMR de 14, 20 e 30, nos anos de 2016, 2017 e 2018. Ou seja, o ideal é que o recebimento das vendas se efetue no menor prazo possível, visando uma maior liquidez. Podemos perceber que o índice dobrou em 2 anos, isso se da por vários fatores como, situação atual do país e situação dos seus clientes.
Ciclo Operacional
Ciclo operacional indica o intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção até o recebimento da venda. Tempo em que não acontecem entradas e a empresa custeia a produção. A Magazine Luiza apresenta um CO de 95, 97 e 108, nos anos de 2016,2017 e 2018, respectivamente. Com esse resultado, entendemos que a empresa leva atualmente mais de 100 dias para comprar matéria-prima, produzir, vender e receber o valor correspondente. O Ciclo Operacional está aumentando e uma empresa saudável deve buscar menores ciclos. A missão seria pensar em como agilizar as vendas para fazer o dinheiro entrar em caixa mais rapidamente.
Ciclo Financeiro
O Ciclo Financeiro é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. A Magazine Luiza apresenta um CF de -30, -23 e -16, nos anos de 2016, 2017 e 2018, respectivamente. Ou seja, a empresa dispõe de dinheiro em caixa. Logo, podemos concluir que quanto menor o ciclo financeiro, maior é o poder de negociação da empresa com os seus fornecedores e clientes.
Conclusão
É importante para a empresa, sempre buscar alternativas que resultem em ciclos financeiros reduzidos, observando sempre as limitações do mercado e o setor econômico inserido. Com ciclos menores temos o aumento do giro de negócios, proporcionando maiores retornos sobre os investimentos. No exemplo acima temos um ciclo financeiro abaixo de zero, isso significa dizer que após o pagamento a fornecedores, sobra caixa para financiar suas atividades com seu próprio capital de giro. No caso, da Magazine Luiza, acredito que a empresa está conseguindo honrar seus compromissos com terceiros e consegue guardar caixa para eventuais perdas de demanda futuras.
...