O CASE NATURA
Por: Anderson Andrade • 20/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.051 Palavras (5 Páginas) • 406 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso – MBA em Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL:
Francisco Anderson R. Andrade – Mat: 201906002131
Pedro Henrique Teixeira – Mat: 201904185258
Raul Gabriel Fonseca Roza – Mat: 201904185339
Viviane Vaz – Mat: 201905022824
Rio de Janeiro
2019
Francisco Anderson R. Andrade – Mat: 201906002131
Pedro Henrique Teixeira – Mat: 201904185258
Raul Gabriel Fonseca Roza – Mat: 201904185339
Viviane Vaz – Mat: 201905022824
Logística empresarial
Trabalho apresentado à disciplina de Logística Empresarial do Curso de MBA – Logística empresarial da ESTACIO DE SÁ.
Orientador. ProfªBruno
ESTUDO DE CASO : ALL LOGÍSTICA
Rio de Janeiro
2019
- A intersecção e integração entre administração, o Marketing e a logística
Com a visão de empreendedor e observando todas as oportunidades ao seu redor, Behring notou que o transporte por trens tinha uma vantagem que era a redução de custo para os transportes em grandes distancias, porém foi observado as incompatibilidades entre as linhas regionais, mas isso não a intimidou.
A partir de nove meses após aquisição da ALL, a companhia enxergou que já poderia aumentar as receitas e com a redução dos custos em andamento, achou que deveria algo a mais, onde começou a enfatizar a mudança cultural da organização. Começou a conversar com diversos CEOs para entender outras operações que deram certos, com isso conseguiu implementar algumas ideias. Como; Criação de uma cultura corporativa agressiva, corte de custos, investimento seletivo para eliminar gargalos e crescimento das receitas através da expansão dos serviços para clientes já existentes.
A administração observa que a habilidade humana é uma das principais fontes para tornar a empresa de “pé”, e com isso começa a valorizar mais os colaboradores. Citamos a pirâmide criada por Maslow, onde o colaborador precisa de necessidades mínimas para um bom desempenho na organização, como as necessidades Fisiológicas (Comer, beber, respirar e dormir), Segurança (emprego, saúde e propriedade), Sociais (família, amizades e amor), Estima (autoestima, confiança, respeito dos outros) e finalmente a Auto realização (crescimento, autocontrole, independência e desafios) do colaborador.
Valorizar os colaboradores é essencial para um bom desempenho da organização, como visitar um operacional em sua residência que sofreu um acidente com seu maquinário, isso mostra que a empresa se preocupa com a vida dos seus colaboradores onde eles percebem que a empresa faz parte da vida deles e aumenta o gosto de trabalhar, assim melhorando seu desempenho dia após dia.
Foi vislumbrado que expandir os serviços para os clientes já existentes se tornou essencial para o crescimento da ALL, pois começaram a entender a operações dos clientes promissores e observaram os gargalos da operação, como; más condições, horários irregulares, pouca frequência dos trens e etc. Identificou que estes clientes que transportam combustível, produtos agrícolas, cimento e madeira representava 80% da receita, e que haveria prospecção de dobrar as vendas nos próximos três a quatro anos.
Interessante que podemos observar que a administração está ligada a estas duas áreas importantes da organização, pois ajuda a ter a capacidade crítica de enxergar determinados desvios de processos e de forma rápida intervir e reajustar para que volte aos padrões normais.
Atualmente a logística envolve diversos tipos de gestões, como; armazenagem, administração de estoque, circulação e distribuição de produtos e o principal a redução dos custos. É fundamental para que a área de logística possua uma boa comunicação com o setor de marketing para que haja planejamento correto, conseguindo assim, entregar com maior qualidade, eficiência e em menor tempo possível.
- Aliança
A empresa por atuar num setor regulamentado pelo governo, no qual a expansão das atividades para novas áreas só é possível por meio de novas concessões, a ALL adotou a estratégia de expansão por meio da aquisição de empresas que possuíam o direito à operação nos trechos almejados. Para expandir sua capacidade ela teve ajuda financeira por meio de financiamento junto a órgãos governamentais e por meio da captação de recursos financeiros junto ao mercado de capitais. Por meio da captação destes recursos, a ALL ao longo de seus anos de atividade adotou com diligência e disciplina seu plano de investimentos, por meio dos quais as perspectivas futuras da empresa são promissoras à medida que os investimentos realizados passam a darem o retorno esperado. Em 2001 adquiriu a Delara, empresa de transportes rodoviários no Brasil, e com essa aquisição ampliou seu suporte logístico.
...