O COMERCIO CAMBIAL
Por: Viro Vicio • 27/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.710 Palavras (7 Páginas) • 235 Visualizações
RESUMO
A taxa de câmbio é uma relação entre moedas e um baseado de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, a taxa de câmbio expressa as relações de troca entre dois países. O câmbio é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, sobretudo para as relações comerciais e financeiras de um país com o conjunto dos demais países.
Os contratos de câmbio podem ser de natureza comercial ou financeira. Existem 5 tipos de transações cambiais possiveis. Para o mercado internacional são utilizados algumas modalidades de pagamentos,são elas remessa em saque, carta de crédito, pagamentos antecipado e cobrança.
Palavras-chaves: Câmbio, Taxa, Mercado.
SUMÁRIO
1 Introdução 4
2 Mercado de câmbio 6
3 Trasacões Cambiais Possíveis 6
4 Taxas de câmbio 7
5 Principais tipos de operações cambiais 8
6 Modalidades de pagamentos utilizadas no comercio internacional 9
7 Garantias internacionais 11
8 Riscos no comércio internacional 11
Risco Comercial 11
Aspectos a considerar pelo importador: 11
9 REFERÊNCIAS 12
1 Introdução
Neste trabalho será exposto a seguir diversos textos sobre mercado cambial como ele funciona e como surgiu, taxas cambiais cobranas nas operações,operações de câmbio de natureza comercial e financeira, produtos financeiros na expostação e importação, garantias internacionaise tipos de riscos no comércio internacional.
2 Mercado de câmbio
Os países normalmente possuem moedas próprias e que não circulam fora do seu território. Assim são necessário que valores recebidos por exportação, retorno de investimentos entre outros sejam convertidos para moedas do país recebedor.
O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
O “produto” negociado no mercado de câmbio são moedas estrangeiras, e seu preço é chamado taxa de câmbio. Os principais vendedores são bancos e também exportadores. Dependendo do regime adotado pelo país, as taxas de câmbio podem variar ou não. No caso do Brasil, há livre concorrência entre os bancos no oferecimento da moeda estrangeira, sendo que as taxas são determinadas pela lei de mercado, lei da oferta e da procura.
Para exemplificar o funcionamento do mercado cambial, um exemplo é quando o Brasil deseja realizar uma importação,para fazer o pagamento ele recorre a um banco brasileiro autorizado pelo Banco Central a operar no mercado cambial. Contratando o câmbio,o imoportador entrega os reais ao banco brasileiro, comprando moedas estrangeiras necessárias para a quitação da importação.
Os contratos de câmbio podem ser de natureza comercial ou financeira.É de natureza comercial quando o contrato visa a conversão de valores decorrentes de importação e exportação. E de natureza financeira quando se refere a investimentos,empréstimos, financiamentos entre outros que não se refira a comercio de bens.
3 Trasacões Cambiais Possíveis
1. Clientes com bancos do seu próprio país;
2. Dois bancos nacionais;
3. Um banco nacional e um banco estrangeiro;
4. O banco e o Banco Central de seu país;
5. Dois Bancos Centrais;
4 Taxas de câmbio
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.
TAXA PRONTA: Quando as moedas devam ser entregues no prazo de até dias úteis contados da contratação;
TAXA FUTURA: Quando o prazo para entrega exceda 2 dias úteis;
TAXA DE REPASSE Utilizada no repasse (venda) dos dólares ao Banco Central;
TAXA DE COBERTURA: Utilizada na cobertura (compra) de dólares do Banco central;
TAXAS CRUZADAS: Através delas, buasca-se a paridade entre 2 moedas, tendo em vista suas cotações em relação a uma terceira;
TAXAS FIXAS: Fixadas pela autoriedade mometária sem sofrer oscilações provoca pelo mercado;
TAXAS ESTÁVEIS: Podem variar,mais dentro de um pequeno limite. Exemplo regime de bandas cambiais;
TAXAS FLEXÍVEIS: Sãoreajustadas regularmente pelo Governo. Também conhecida como Crawling peg;
TAXAS FLUTUANTES: Oscilam livremente de acordo com o mercado, baseado na Lei da oferta e da procura;
...