O COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Érick Lima • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 4.001 Palavras (17 Páginas) • 147 Visualizações
QUESTIONÁRIO REFERENTE AO – ESTUDO DISCIPLINAR (ED)
Responder as 10 questões discursivas com argumentos adequados ao tema.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
QUESTÃO 01 – Descreva e conceitue o tema escolhido, definindo assim a sua abrangência teórica e epistemológica. (Educação Ambiental, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Direitos Humanos). Educação Ambiental
R: A Educação Ambiental (EA) apresenta diferentes concepções, que refletem projetos distintos de sociedade; de um lado, uma concepção crítica/emancipatória/popular baseada na educação dialógica e libertadora de Paulo Freire (1996); a outra, conforme Bruguer (2004), adestradora , pois apenas ensina a cuidar do ambiente. A ausência de uma análise crítica, histórica, política e social da questão ambiental são alguns dos fatores que influenciam o contexto da crise ambiental. Esta fragmentação contribui muito nos diferentes modos dos professores entenderem e produzirem a EA.
QUESTÃO 02 – Discorra sobre a importância do estudo deste tema específico para:
- A sociedade
R: A sociedade atual é caracterizada por uma sociedade de risco ambiental, em que não se sabe exatamente quais os riscos, quais suas proporções e devidas consequências. A exploração irracional dos recursos naturais pelo homem desencadeou uma série de eventos negativos em que a própria vida do planeta se coloca em risco.
Destarte, o próprio homem se colocou na situação de crise ambiental e sociedade de risco, pois, os fatos como o advento da industrialização, globalização, crescimento populacional, guerras mundiais, fixação da cultura do consumismo, falta de estrutura e adequação, dentre outros, contribuíram para a atual crise ambiental.
Ainda, verifica-se que o modelo capitalista, irracional de exploração e apropriação dos recursos naturais não apenas alterou o meio natural, mas também houve o desencadeamento da miséria, de desigualdade social, concentração de renda e a própria violação aos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. E, também, desestruturou ou extinguiu a identidade cultural de muitos povos.
Segundo, PHILIPPI Jr., o modelo de desenvolvimento econômico escolhido e assumido pelo governo brasileiro, nem sempre esteve associado ao meio ambiente, provocando, dentre outros, o incremento de uma sociedade dita consumista onde impera a força do mercado com regras que priorizam “ter” e não o “ser”, a quantidade, não a qualidade, de vida ou de qualquer outro objeto, de onde emerge o vocábulo “descartável”, neologismo que provoca a geração alucinada de resíduos sólidos, de todos os tipos, tamanhos e matérias. (Fonte: Urbanização e Meio Ambiente, Suetônio Mota, ABES, RJ, 2003, pg.50)
Isto é, o resultado desse tipo de desenvolvimento tem sido a degradação dos recursos naturais. Sendo que, respeitar a vida compreende respeitar ao meio ambiente e, sendo assim, o cuidado com o meio ambiente exige “ultrapassar fronteiras e gerações”, pois requer o “dever de atuação” da presente geração a fim de resguardar o “direito à vida” das futuras gerações.
- A sua formação profissional
R: A educação ambiental e a minha formação profissional, é algo que tem que andar juntos para um entendimento melhor da nossa sociedade. Informar, discutir, avaliar a questão e a gestão ambiental nas empresas, olhar por uma nova perspectiva em que os cuidados ambientais deixam de ser obstáculo à atividade da empresa e tornam-se um diferencial competitivo e estratégico para que ela se firme no mercado, com maiores oportunidades de negócio. No caso específico dos cursos de Administração, deve-se responder não somente às necessidades do mercado de trabalho, mas também mudar o enfoque do administrador, como solucionador de problemas, reprodutor das forças produtivas e das relações sociais dentro de um contexto maior de responsabilidade ambiental e de desenvolvimento sustentável. Este profissional formado pelos cursos de Administração deve constituir-se em agente transformador capaz de ajustar-se com rapidez aos avanços das ciências e da tecnologia no estabelecimento de uma nova ordem econômica, social e ambiental. Para tanto faz-se necessário o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possam desembocar num plano de inserção da Educação Ambiental no Ensino de Administração.
QUESTÃO 3 – Descreva e conceitue a seguir quanto ao segundo tema escolhido (Alguma temática das disciplinas contempladas neste ED) ou (Justiça Social, Saúde, Trabalho, Consumo, etc.), definindo assim a sua abrangência teórica e epistemológica. SAÚDE
R: A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos. A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado. Por outro lado, as pessoas que estão expostas a condições precárias de sobrevivência, não possuem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada, alimentação e água de qualidade, etc., têm a sua saúde seriamente afetada. As ciências da saúde formam profissionais com conhecimentos na prevenção de doenças, prática assistencial e promoção do bem-estar da população. As profissões na área da saúde são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, veterinária, entre outras. Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada às políticas públicas. Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra a ausência de saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma boa saúde.
...