O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Lucashp21 • 11/4/2015 • Trabalho acadêmico • 820 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um estudo de casa das Lojas Ceará, uma loja de departamentos tradicional na cidade, que busca oferecer excelência em atendimento, melhores produtos e preços do mercado, cujo proprietário é o Senhor Luís Augusto. A empresa Quasar de Consultoria empresarial foi a responsável pela analise de todos os funcionários para solucionar, desenvolver um projeto que recuperasse o sorriso dos funcionários e a satisfação profissional.
Para este estudo utilizou-se estudos e pesquisas, revisando relatórios e comentários dos funcionários da empresa para que pudéssemos identificar tanto opiniões, atitudes e comportamentos.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso. É preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situações para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, personalidade e cultura.
Foram analisados os seguintes indicadores: personalidade, comportamento, percepção e comportamento individual. Motivação, stress gerencial, formação dos grupos e sua transformação em equipe. Estas perspectivas permitem considerar as analises que serão apresentadas no decorrer do trabalho para melhoria das Lojas Ceará.
LIDERANÇA X PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
Ser um líder vai além de posição ou cargo superior aos demais funcionários de uma empresa, instituição ou corporação.
Liderança envolver unificar todos os elementos de um grupo para alcançar um objetivo ou meta em comum e para isso, o líder tem de saber como motivar cada elemento da equipe, o que envolve muito exercício e aperfeiçoamento.
Um líder conduz as pessoas, inspira e tem perfil motivador, buscando o melhor desempenho, destacando qualidades e buscando maneiras de minimizar os defeitos e assim todos chegar juntos ao objetivo.
Não basta boas ideias em mente se não existe possibilidade de coloca-las em prática. Ideias sozinhas não fazem o sucesso de nenhum administrador, por mais brilhante e competente que o mesmo seja. A noção de que toda critica, pode ser construtiva é válida em qualquer situação ou natureza mercadológica. Uma pessoa que não possui o perfil para coordenar e dar ordens não desempenhará um bom trabalho num cargo de chefia, não basta mandar, é imprescindível interagir, estar apto a ouvir as opiniões e se for o caso concordar ou discordar das mesmas. Porém que se predispõe a dizer não para todas as propostas feitas é totalmente inadequado seja na produção de produtos de qualquer gênero ou na prestação de serviços.
O comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Esta abordagem garante tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.
CONCLUSÃO
O mercado está em constante mudança e é importante que os funcionários acompanhem e se adaptem a elas. Para isso o gerente deve fazer dinâmicas, treinamentos, mudar o jeito de gerenciar se necessário, para que consiga unir e igualar todos os setores da empresa e manter os funcionários sempre motivados. Saber entender o cliente, ouvir seus interesses, conhecer seu modo de vida e a maneira como se comporta, adaptando o atendimento a ele e não o inverso, para que assim, seja oferecido produto ou serviço que realmente desejam, sempre priorizando sua opinião.
...