TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.750 Palavras (15 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA TAUBATÉ

UNIDADE 1

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

[pic 1]

Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento

Alan Gustavo Monteiro Sampaio – RA 1299109057

Ariane Cristina da Silva Gomes – RA 8075856862

Erika Gomes Pereira da Silva – RA 2485719845

Flaviana Monteiro Cazari – RA 1570188477

Giovana Santos Loureiro – RA 2485804160

Jussane dos Santos Freitas– RA 2485821878

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)

Professora: Felipe Guerra  

                    Taubaté, 09 de abril de 2015        

1. Introdução

O Comportamento Organizacional tem como objetivo identificar e inter-relacionar alguns elementos e atividades essenciais para que se permita apresentar ferramentas afim de educar, estimular, incentivar e motivar os colaboradores.

A “Casa Ceará” uma loja tradicional, contratou nossos serviços com interesse de motivar seus colaboradores para que eles desenvolvam suas habilidades e comportamentos, e tenham consciência que suas atividades fazem diferença no sistema e para os consumidores, trazendo satisfação profissional e pessoal para melhor desempenhar suas funções. Assim sugerimos a identificação da sua inteligência e comportamento, analisando individualmente para que os subsistemas possam andar juntos.

A nossa empresa ADMWork vai oferecer um curso que irá trabalhar a motivação de equipes e ajudara a ampliar a performance de cada colaborador e de todo o grupo. Entre os treinamentos oferecidos para a empresa “Casa Ceará”, que envolve técnicas motivacionais ligadas à vida pessoal e profissional.

Além de treinamentos práticos, que abordam especificamente as técnicas de vendas, o treinamento motivacional é fundamental para elevar o desempenho dos vendedores e os incentiva a encarar as metas e desafios do dia a dia, de forma mais positiva. Dessa forma, o que antes era visto como algo impossível começa a ser observado de maneira racional e estratégica.

  1. Desenvolvimento

A palavra de ordem para a conquista de grandes resultados dentro da empresa é motivação. Uma equipe motivada é mais dedicada e pode aumentar bastante o volume de vendas da organização, o que amplia a produtividade e a lucratividade do negócio, ao contrário do que muitos imaginam, investir na motivação da equipe nem sempre significa grandes gastos. Estimular os funcionários a venderem mais é estipular metas.Mostrar a eles o que a empresa pretende alcançar e os desafios que toda a equipe precisa superar para obter tal resultado. Trocar feedbacks, também é uma ótima maneira de detectar o que vai bem e o que precisa ser melhorado. Destacar as qualidades e os méritos de cada colaborador seja qual for sua área, pois o reconhecimento incentiva o indivíduo a evoluir e se aprimorar ainda mais.

A importância do senhor Luis Augusto inicia- se com a atitude de solicitar uma consultoria na empresa em que o mesmo gerencia. É necessário que os colaboradores estejam capacitados e atualizados ao mercado para que assim possam atender às necessidades do cliente, visando à melhoria dos resultados e objetivos destacados.

Através de reuniões o responsável do setor deve passar aos colaboradores todas as informações referentes a empresa para que com isso possam ter uma visão sistêmica,ou seja, a visão geral de todos os procedimentos. Para que com isso todos os setores estejam integrados e em sintonia, de varias maneiras um grupo de pessoas pode alterar o comportamento, através do compartilhamento de conhecimentos e estratégias construtivas, pra um melhor desenvolvimento da empresa, além de sua postura em relação ao trabalho e do seu comprometimento com o foco real a ser trabalhado.

Todos devem entender sobre o perigo e a perda para a organização de uma equipe que tenta tornar-se um centro de lucro independente e egoísta. No inicio os colaboradores estavam desmotivados e sem total entendimento do que se passava em cada setor da empresa, após a intervenção da consultoria que utilizou de métodos motivacionais tais como: mostrar como seu trabalho pode ser empolgante e produtivo, estimular a autoestima de cada um com elogios e agradecimentos à função realizada, incentivos que podem ser proporcionados pela organização como premiações ao atingir uma meta estipulada, para melhor atender a necessidades da empresa.

Os processos envolvidos no dia-a-dia de uma organização que busca a eficácia requerem um comportamento participativo e motivado por parte de todos os empregados, é pouco provável aceitar que as empresas conseguissem atingir as metas de eficácia e eficiência sem contar com pessoas motivadas. O indivíduo motivado tende há consagrar mais tempo e cuidado para a atividade para a qual está motivado, melhorando o seu desempenho. A motivação é uma variável interveniente porque não pode ser vista, ouvida ou tocada, somente pode ser inferida por meio do comportamento, em outras palavras, somente podemos julgar quão motivada está uma pessoa mediante a observação do seu comportamento. Não podemos medir diretamente a motivação, uma vez que ela não é passível de observação. A motivação pode, então, ser definida como a autodeterminação movida pela necessidade. Como exemplo, o ato de beber, todos sabem que sede e água são coisas distintas, da mesma forma, necessidade e fator de satisfação distinguem-se entre si, o que nos motiva a beber água, é nada mais que a necessidade de suprir o organismo com algum líquido que elimine a sensação de desconforto causado pela sede.

A satisfação, por sua vez, é o atendimento de uma necessidade ou sua eliminação. A motivação nasce somente das necessidades humanas e não das coisas que satisfazem essas necessidades. Partindo-se deste raciocínio, conclui-se que aquilo que se faz em lugar de motivar é satisfazer ou contra-satisfazer as necessidades de outra pessoa, aumentando ou diminuindo a tensão da necessidade, através do nível de satisfação. Certamente, ninguém motiva ninguém, simplesmente porque é impossível uma pessoa saber as necessidades de outra de forma a oferecer fatores que possam satisfazê-la. A motivação orienta cada indivíduo para a busca do que é valorizado por suas próprias predisposições internas, é impossível à empresa ou a qualquer agente externo interferir diretamente com a motivação, o interesse deve fixar-se, então, em saber como manter o indivíduo motivado e também satisfeito com suas atribuições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (200.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com