O Complexo de Elektra
Por: Alana Chiochetta • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
Complexo de Eléctra
Como surgiu?
O complexo de eléctra é baseado no mito grego, que diz que Eléctra para vingar o pai Agamênon, faz com que seu irmão Orestes mate a mãe, Clitemnestra, e seu amante, Egisto, que tinham assasinado Agamênon.
Foi importada por um psiquiatra chamado Jung para a Psicanálise, sendo usada principalmente por Freud, para descrever o desejo que a filha tem pelo pai, muito similar ao Complexo de Édipo, só que para meninas.
O que é o Complexo de Eléctra?
É uma fase que ocorre com as meninas, na faixa de idade entre os 3 e 5 anos, na qual a criança começa a ter autonomia, deixando o estado de dependência perante a mãe, que é seu primeiro grande amor e assim começa a competir pela atenção do pai.
Além disso, a menina passa a ter um sentimento de frustração perante a mãe, pois não possui pênis. Para Freud: "A descoberta de que é castrada representa um marco decisivo no crescimento da menina. Daí partem três linhas de desenvolvimento possíveis: uma conduz à inibição sexual ou à neurose, outra à modificação do caráter no sentido de um complexo de masculinidade e a terceira, finalmente, à feminilidade normal"(1933, livro XXIX, p.31).
Como acontece?
A ausência do órgão sexual masculino é ressentida como um "abandono que ela procura negar, compensar ou reparar". Deste modo, a atração pelo pai é a oportunidade ideal para se vingar da mãe que a abandonou.
É nessa etapa que ocorre a tentiva simbólica de ocupar o lugar de sua mãe, para conquistar o que mais deseja: o amor do pai.
Qual a solução?
Quando a menina tentar seduzir o pai, quem deve fazer o rompimento é a mãe, esclarecendo para a filha que ele é seu pai e marido da mãe. É um dos primeiro momento um choque entre mãe e filha, mas através de um bom relacionamento de troca e identificação com a mãe (colocar os cremes da mãe, o batom, os sapatos, as roupas) terminará assim o complexo de Electra, verificando que é pelo medo e através do complexo que a criança resolverá esse pequeno impasse.
Problemas?
Quando um casal tem uma relação desequilibrada afetivamente, pode ocorrer um Complexo de Electra Disfuncional, ou seja, a filha vai seduzir o pai e a mãe não faz rompimento. A mãe muitas vezes até projeta na filha que ela seja a filha ou esposa que o pai idealiza. Nessa situação, a filha deixa de ter um referencial no papel de pai, podendo ocorrer um envolvimento sexual e também, no futuro, pode não querer se casar, porque inconsciente se sente casada com o pai. Além disso poderá buscar relacionar-se afetiva e sexualmente com homens mais velhos, pois se assemelham com a figura do pai.
A filha pode ainda, criar uma aversão à mãe, porque ela não fez rompimento, podendo criar uma identidade masculinizada.
Há casos em que se ela tenha uma irmã, poderá tratá-la como filha. Neste caso pode ocorrer uma homossexualidade latente ou emergente e esta poderá buscar na relação com outra mulher a mãe que não teve.
Conclusão:
As atitudes, comportamentos
...