O Comportamento Humano
Por: carollynabassi • 12/10/2019 • Artigo • 718 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
2. Fundamentação Teórica
2.1. Comportamento Organizacional
Segundo Robbins (2006) ‘a disciplina comportamento organizacional refere-se ao estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas dentro das organizações’.
O comportamento organizacional tem por objetivo identificar as características que podem afetar o desenvolvimento das pessoas nas organizações de forma geral.
Dentro de uma organização se estuda três elementos do comportamento organizacional; Indivíduos, grupos e estrutura, objetivando as organizações para que executem um trabalho mais eficaz.
De acordo com Wagner e HollenBeck (2011), ‘comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas’.
O propósito principal do estudo comportamento organizacional é conseguir objetivar, a maneira que lidamos com o papel, fazendo com que se obtenha uma melhor produtividade na empresa, sem que o papel se mescle com o individuo, fazendo com que não perca o foca rapidamente.
2.1.1. O que é o estudo do comportamento organizacional
O desenvolvimento para estudo do comportamento organizacional tem por objetivo aprimorar a capacidade interpessoal, para Robins (2006) o objetivo é ‘ajudar os administradores a explicar, prever e controlar o comportamento humano’.
É o estudo em relação à maneira que os indivíduos se manifestam dentro das organizações, visando assim, explicar, prever e controlar o comportamento humano.
Sabendo desempenhar esses três requisitos, será capaz de obter êxito para coordenar os papeis.
Explicar: após o ocorrido, expor de maneira mais clara, as razões pelas quais as pessoas tiveram tal comportamento e para que não ocorra novamente;
Prever: seria a antecipação do estudo para que permita se precaver de futuros problemas que possam ocorrer. ;
Controlar: é o objetivo mais difícil de ser desempenhado, tendo em vista que esse controle não pode afetar a liberdade individual, porém tem que ser utilizado de uma forma positiva, para que as pessoas tenham mais desempenho em seu trabalho.
A importância do estudo do comportamento organizacional, proporciona uma interpretação mais extensa sobre o individuo, fazendo aumentar o potencial da equipe e trazendo mais motivação a todos.
2.1.2. Macro, Meso e Micro comportamento organizacional
É o estudo que envolve três fatores essenciais na classificação do comportamento das organizações, que são eles: indivíduo, grupos e estrutura.
As áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam elaborar uma formação centralizada, para o estudo do comportamento organizacional.
Wagner e HollenBeck (2011), afirmam que “atualmente, encontram-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultura e da ciência politica.”
Comportamento micro organizacional: objetivo é no indivíduo em si, baseando-se nas diferenças individuais, a personalidade, motivação e atitudes, como processo de aprendizagem, na maneira como agem sozinhos ou em equipes;
Comportamento meso-organizacional: como as pessoas desempenham o trabalho em equipe, utilizando a comunicação e a liderança, sabendo lidar as adversidades que possam ocorrer, como o estresse;
Comportamento macro-organizacional: refere-se à empresa como um todo, abrangendo o conhecimento sobre a cultura, valores, estrutura organizacional e politica do ambiente.
...