O Comportamento Humano
Por: LUCA MELLO BUENO • 13/12/2022 • Abstract • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 96 Visualizações
Luca Mello Bueno- 202110152
1- Pedro nunca foi muito bom em trabalhos em grupos por ser facilmente afetado por algo externo ou tivesse irritado. O trabalho em grupo exige normas para manter a ordem e o bem-estar do grupo. Porque as atitudes de Pedro podem atrapalhar no seu convívio em grupo?
R: Quando se trabalha em grupo é fundamental que esse grupo siga certas normas que são padrões aceitáveis de comportamentos que são compartilhados por todos do grupo. Normas de desempenho, de aparência de organização social e de alocação de recursos. Então para cumpri-las é necessário estar bem mentalmente e que saiba escutar outras opiniões e ideias para que escutem a sua. Então no caso de Pedro se ele ficar irritado vai atrapalhar o funcionamento do grupo e criar brigas com seus colegas, atrapalhando assim o andamento do objetivo a ser cumprido. Então é necessário que Pedro tenha conformidade que é ajustar seu comportamento para se alinhar as normas do grupo.
2- Pedro tinha que fazer uma avaliação sobre seus colegas e sua chefa, nisso muitos requisitos eram avaliados. Como esses requisitos podem ajudar na avaliação para se tiver uma ideia do trabalho dos funcionários?
R: Esses requisitos irão auxiliar a empresa a ter uma melhor noção de como está o desempenho de seus funcionários. As condições externas ao grupo são fundamentais para perceber como estão os sentimentos dessa pessoa, se ela tem algum problema externo do trabalho ou até mesmo internamente e assim identificar esse problema para poder ajudá-la. O tipo de tarefa é condizente se o funcionário está se dando bem a função que ele foi colocado pela empresa. Recursos dos membros são os métodos em que cada membro do grupo pode propiciar para ajudar o grupo á alcançar seu objetivo. A estrutura do grupo é fundamental, pois ela que elabora os papéis, normas, coesão, status e tamanho do grupo para poder manter a ordem e o controle. O processo do grupo é como as coisas estão se saindo, o andamento da tarefa para perceber se está ocorrendo da forma que foi planejado. A satisfação é de vital importância, pois é nela que se vê se os integrantes do grupo estão satisfeitos com a tarefa que receberão e se estão felizes om seus colegas. E o desempenho é a junção de tudo para ver se o objetivo que foi pedido está sendo realizado com competência. Todos esses requisitos vão ajudar a empresa a notar o comprometimento dos grupos e melhorar seus desempenhos.
3- No dia da avaliação a chefa de Pedro perguntou que tipo de grupo eles eram, se eram um grupo ou uma equipe. O que essas perguntas significam para as pessoas dessa empresa, qual é a diferença de grupo e equipe?
R: Isso mostra que é preciso saber diferenciar o que é um grupo de uma equipe, pois um grupo precisa trabalhar em equipe, porque só assim vai alcançar os objetivos propostos. Um grupo é uma união de duas ou mais pessoas interdependentes e em interação, que se juntam visando à obtenção de um determinado objetivo, onde se compartilha informações e se tomam decisões, a fim de ajudar cada membro com seu desempenho em sua área de responsabilidade. Já uma equipe é um grupo em que os esforços individuais resultam em nível de desempenho maior que a soma das entradas individuais. Onde os objetivos tem um desempenho coletivo, a sinergia é positiva, as responsabilidades são individuais e mutuas e as habilidades complementares. Isso mostra que essas pessoas não são apenas um grupo e sim uma equipe que trabalha em união, onde cada um auxilia o outro para no final todos alcançarem os objetivos propostos e ter cada vez um melhor desempenho tanto individual como em conjunto. Então para chefa de Pedro é fundamental o crescimento do grupo como equipe para cada vez mais trabalharem melhor.
4- O dia da avaliação foi bom para chefa perceber os papéis de cada um do grupo. Os papéis em um grupo são de vital importância por quê?
R: Os papéis em um grupo são conjunto de padrões comportamentais esperados atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição em uma unidade social. E nisso se tem a identidade do papel que são determinadas atitudes e comportamentos efetivos consistentes com um papel. A percepção do papel que é visão que temos sobre como devemos agir em uma determinada situação. Expectativas do papel que é a forma como os outros acreditam que devemos agir em uma determinada situação. E por fim o conflito de papéis que é uma situação em que um indivíduo se confronta com diferentes expectativas associadas aos papéis que desempenha. Com isso é perceptível de cada membro do grupo deve seguir determinado papel imposto a ele e que respeite a opinião do grupo para gerar um bom ambiente de trabalho.
5- Outro ponto chave abordado pela chefa de Pedro é relacionado à coesão do grupo. A coesão pode beneficiar o trabalho em grupo porque traz elementos importantes. O que a coesão pode auxiliar em um trabalho em grupo?
R: A coesão é o grau em queos membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. Ela pode fazer que os membros do grupo trabalhem mais unidos e determinados, criando assim um bom ambiente de trabalho e proporcionando um maior desempenho. Nisso pode ser tomadas medidas para estimular a coesão em grupo, que seriam reduzir o tamanho do grupo, estimular a concordância sobre os objetivos do grupo, aumentar o tempo que os membros do grupo passam juntos, aumentar o status do grupo e a dificuldade percebida para a admissão nele. Estimular a competição com outros grupos, dar recompensas ao grupo, em vez de recompensar seus membros individualmente e isolar fisicamente o grupo. Com essas medidas pode ser possível uma maior compreensão dos membros do grupo, onde cada um pode se ajudar e se respeitar. Assim se criando uma relação entre coesão e normas de desempenho, onde um nível elevado dos dois pode gerar uma maior produtividade, e mesmo que haja baixa em algum dos dois e o outro se mantenha alto a produtividade pode ser moderada, apenas não ter um nível fraco dos dois que provoque uma baixa produtividade. Com isso a coesão pode beneficiar um grupo e auxiliar no andamento da empresa.
...