O Comportamento Organizacional
Por: Suzana Figueiredo • 6/7/2017 • Trabalho acadêmico • 2.293 Palavras (10 Páginas) • 224 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Atualmente, muitas empresas estão em busca da compreensão do comportamento individual e em grupos, e é assim que constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. Dentro dessa área, ela investiga as questões relacionadas ao estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes dentro das organizações.
O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, focando as ações e as atitudes dos indivíduos, todos os efeitos da organização e do grupo sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, e chegar a sua eficiência, eficácia e efetividade.
O Comportamento Organizacional também é um conhecimento que se pode aplicar em vários tipos de ambiente de trabalho, sejam em empresas grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Estudá-lo auxilia na compreensão do trabalho, de si mesmo e dos outros, e também no potencial de obtermos sucesso nos ambientes atuais, cada vez mais dinâmicos e complexos. A partir desse conhecimento é possível promover a melhoria e eficácia no ambiente organizacional, aumentar a produtividade da organização, aumentar o desempenho dos colaboradores que vão ver uma perspectiva de qualidade.
Vamos dentro desse contexto, tentar compreender o campo de estudo do Comportamento Organizacional e ampliar nossos conhecimentos sobre esse tema tão importante nos dias atuais.
- DESENVOLVIMENTO
Capitulo 1
Atualmente as organizações têm muitas funções dentro das vidas dos seres humanos, pois modelam atitudes e ações dos indivíduos, e com a possibilidade de poder influenciar as necessidades desses indivíduos, dentro e fora das organizações, assim a área de Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando nas atitudes e ações dos indivíduos, ou nos grupos dentro do ambiente organizacional. E tem o intuito de alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, e promover a cidadania organizacional. Tendo esse conhecimento, é possível explicar tais comportamentos, prever e controlar o comportamento humano, e assim, em posse dessa explicação, pode-se identificar as causas ou razões que impulsionaram tais fatos ou acontecimentos. Há uma possibilidade de previsão nos acontecimentos futuros, claro, que há uma enorme dificuldade em monitorar o comportamento de um ser humano, mas podem-se prever eventos futuros e estabelecer resultados alcançados em cima de uma ação especifica.
Com o estudo sistemático do comportamento organizacional, é possível listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, por isso é tão importante a utilização e os conhecimentos sobre o comportamento organizacional.
O comportamento organizacional é um conhecimento que se pode aplicar em diferentes tipos de ambiente de trabalho, sejam em empresas grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Estudá-lo auxilia na compreensão do trabalho, de si mesmo e dos outros, e também no potencial de obtermos sucesso nos ambientes atuais, cada vez mais dinâmicos e complexos. É um campo de conhecimento interdisciplinar, extremamente relacionado às ciências comportamentais e sociais, como a psicologia, a antropologia, a economia e a sociologia. Sua diferença e que refere-se ao fato de dedicar-se ao estudo, aplicação e integração destes diversos enfoques na tentativa de compreender o comportamento das pessoas nas organizações. Além disso, se propõe a ter uma aplicação prática, com a apresentação de resultados na realidade organizacional. Por ser uma ciência, sua teoria é embasada na utilização de procedimentos científicos, com a finalidade de testar empiricamente os seus conceitos. Isto faz com que o processo de coleta de dados seja controlado e sistemático, o que também contribui para dar veracidade e credibilidade ao estudo. Levando em consideração a complexidade dessa área e as muitas situações que abrangem os ambientes organizacionais, o estudo do comportamento organizacional utiliza o pensamento contingencial, no sentido de pensar sobre as adequações ideais a serem feitas para cada situação vivenciada, e não apenas na formulação de um modelo ideal a ser seguido.
Alguns estudiosos sobre o tema definem o Comportamento Organizacional, conforme abaixo:
- Pugh (1971, apud CARAVANTES, 2009, p. 27) define o Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”;
- Ivancevich, com modificações feitas pelos autores (apud CARAVANTES, 2009, p. 28):
- “O CO preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobra a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”;
Vamos utilizar essa tabela comparativa para melhor identificação desses conceitos:
John Ivancevich | Derek Pugh |
|
|
Assim nesse contexto, podemos afirmar também que o comportamento organizacional estuda tanto comportamentos externos às pessoas, que podem ser observáveis, como comportamentos internos do indivíduo, como pensar e decidir, e que levam às ações concretas. O comportamento organizacional estuda o comportamento do indivíduo isolado e também os dos membros de um grupo, e analisa o comportamento desses grupos por si só, pois as organizações comportam-se de maneira diferente dos indivíduos, tendo a ciência de que o comportamento grupal não pode ser entendido como a soma do conjunto de comportamentos de seus membros, pois tem uma personalidade própria e cada indivíduo reage de forma diferente a cada situação.
...