O Comportamento Organizacional
Por: leandrobertoni • 13/8/2018 • Resenha • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 108 Visualizações
LES 0227- Comportamento Organizacional
Leandro Pedro Bertoni Junior, Nº USP 10353121
Liderança - Capítulo 12
Robbins
O texto começa com a definição do próprio título, liderança, que é a capacidade que as pessoas possuem para conseguir persuadir um grupo de pessoas, cujo o objetivo é o alcance de metas e objetivos propostos. No mundo atual, as organizações necessitam de lideranças para que esses líderes consigam convencer as pessoas de praticar determinados atos que sejam pré-estabelecidos, afim de atingir um objetivo em comum da empresa.
A teoria dos traços de liderança, é aquela que identifica as características e qualidades, das pessoas que são líderes ou não, pois segundo a teoria possuem diferenças porque sem essas diferenças individuais não existiria essa liderança dos indivíduos. As teorias comportamentais de liderança identificam essas diferenças que se tem entre líderes e não líderes. Existem duas categorias de comportamento que são responsáveis pela maioria dos comportamentos dos líderes, o primeiro deles é a estrutura de iniciação, que é o tanto que o líder consegue estruturar o seu papel dentro da organização e dos seus empregados buscando atingir um objetivo benéfico para a empresa, o segundo é a consideração, que é a capacidade que o líder tem de manter relacionamentos com os seus funcionários com confiança e respeito mútuo, “dando ouvidos” as opiniões dos funcionários e mantendo um certo cuidado com os sentimentos dos seus empregados. Há também dois tipos de líderes, aqueles que são voltados mais paras as pessoas, ou seja, relações interpessoais, e aquele que é orientado mais a produção da organização, dando ênfase nos aspectos técnicos.
O modelo de contingência de Fiedler, afirma que para que o grupo seja eficaz, ele necessita se adequar ao estilo do seu líder, a partir desse momento o líder irá possuir controle e influência sobre o grupo, se não houver essa adequação poderá dificultar o trabalho do líder. O questionário do colega de quem menos gosto, serve como meio de avaliação dos funcionários para saber se o funcionário é orientado à tarefa ou aos relacionamentos. Existem três dimensões determinadas por Fiedler quer determinam o quão eficaz é a liderança, são eles: relação líder-liderados, estrutura da tarefa e poder da posição. Outras três teorias contingenciais, é a teoria da liderança situacional, que mostra o nível de prontidão que os funcionários possuem, e a teoria do caminho-meta, que é sustenta pela afirmação de que o líder tem que dar suporte aos seus funcionários para que os objetivos sejam cumpridos, fornecendo-lhes todo o apoio possível, e por último a teoria do modelo de participação e liderança diz que deve existir determinadas regras para que os liderados participem de forma menos ou mais ativa no processo decisório.
A teoria da troca entre líder e liderados é baseada na interação entre os funcionários de maior confiança do líder, que geralmente são os que recebem melhores avaliações de desempenho e apresentam maiores índices de satisfação com o seu trabalho.
Existem dois tipos principais de liderança, a carismática e transformacional. A carismática é aquela que os seguidores do líder, atribuem a ele características heroicas e possuem grandes expectativas nele, a partir do comportamento que ele apresenta frente aos seus seguidores. O líder carismático ele influência seus liderados a partir das estratégias que ele traça ao longo prazo, afim de atingir as metas e objetivos, de forma atraente ao funcionário. Já a transformacional, diz que são aqueles líderes transacionais que motivam os indivíduos através da demonstração de um caminho para atingir seus objetivos através do esclarecimento de funções, e os líderes transformacionais são aqueles que de forma inspiradora conseguem causar um grande impacto sobre os seus liderados, ultrapassando os seus próprios interesses para isso.
Líderes autênticos, são aqueles que sabem quem são, sabem de seus princípios e valores e age conforme eles, de forma exposta para todos demonstrando honestidade. A liderança carismática socializada é aquela que transmite dois tipos de valores, os centrados nos outros e os centrados em si que geralmente devem vir junto os modelos de conduta ética do indivíduo. A confiança é algo primordial associado a liderança, a qual não deve ser quebrada, pois acarretará em medidas drásticas se for descoberta. A confiança que se tem em um líder é algo que tem que ser desenvolvida, esse sentimento não será gerado de um dia para o outro, mas sim com o passar do tempo. Portanto, as consequências da confiança são: encorajar a assumir riscos, facilita o compartilhamento de informações, grupos de confiança são mais eficazes, melhora a produtividade. O mentor é aquele funcionário mais experiente que dá suporte para um funcionário de menos experiência, e será chamado pelos indivíduos de protegido.
A teoria da atribuição da liderança é aquela que vai dizer que a liderança, é apenas uma atribuição que os indivíduos dão a uma ou algumas pessoas, ou seja, a liderança é concedida a esses indivíduos. Existem também os substitutos e neutralizadores da liderança, que são atributos que podem substituir as necessidades que uma empresa possui de liderança ou impossibilitar que o comportamento do líder faça alguma diferença dentro da organização. A liderança online é aquela que a confiança é baseada na identificação do funcionário, ou seja, é atribuído isso através da compreensão mútua entre os dois.
Para se encontrar e desenvolver líderes é necessário que se tenha uma seleção de pessoas capacitadas aos cargos de liderança, que possuam características de um líder, e após essa seleção seja realizado m treinamento nos indivíduos para que se tornem bons líderes dentro da organização.
Liderança nas organizações
Alan Bryman
O conceito de liderança não é de fácil definição devido ao seu uso cotidianamente pelas pessoas, o que afeta a maneira de como se define esse conceito, por isso necessita-se de muito cuidado ao definir liderança para que não a enxergue ou interprete-a de maneira errônea, causando desentendimento do seu real significado. A liderança por convenção é definida como um ato de se influenciar pessoas, para que dediquem seus esforços a cumprir metas e objetivos traçados.
...