O Comportamento Organizacional
Por: Magda Sueli Borges Moreira • 25/3/2019 • Resenha • 490 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Resenha – Unidade 1
Motivação e Processos Organizacionais
O comportamento organizacional tem por objetivo estudar o campo comportamental das relações humanas nas organizações buscando elevar atitudes e motivação, promovendo a melhoria da eficácia organizacional. Neste contexto, podemos verificar níveis que se interagem em si: micro, o meso e macro-organizacional.
OS agentes públicos são considerados recursos, pois são indispensáveis ao bom desempenho das organizações. Estes agentes são classificados em agentes públicos, servidores públicos e particulares em colaboração com o Poder Público. Provimento é o ato ao qual o servidor público é investido no exercício do cargo, emprego ou função. Este provimento dos cargos e empregos públicos é cuidado pela Administração Pública podendo ser originário, ou seja, efetiva por meio de concurso público ou derivado, a qual agentes públicos detêm vinculo anterior com a Administração Pública, em condições especiais, acessar os cargos e empregos públicos.
O sentimento de motivação é algo intrínseco ao interesse de uma pessoa para a ação que o conduz a se esforçar para conseguir determinado desempenho resultando na conquista de certas expectativas. Dessa forma, aos gestores públicos cabe a capacidade de compreensão dos mecanismos motivacionais e de comportamento dos indivíduos, que podem ser mensurados através da avaliação de desempenho transitória.
Conforme, Maslow os indivíduos obedecem a uma hierarquia de necessidades, que são fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização.
Ainda no campo da motivação, Herzberg afirma que a motivação para trabalhar depende de dois fatores, a saber: motivacionais oriundos do sentimento em relação ao cargo e os higiênicos provindos do sentimento extrínsecos ou em relação à sua empresa.
A teoria da expectativa preceitua que a intensidade do esforço para certa ação do individuo está diretamente relacionada à sua expectativa em relação ao resultado decorrente desta ação. Esta teoria envolve quatro aspecto: esforço, desempenho, recompensa e objetivo.
Há a existência de programas e alternativas de aplicação para elevar a motivação. O programa de reconhecimento dos servidores inclui o reconhecimento público, melhoria de processos e sugestões; programa de envolvimento ampliado dos servidores propõem grupos de estudo de melhorias, deliberativos, de interface com o cidadão, de racionalização de consumo de materiais e de planejamento e definição de metas de trabalho; o programa de remuneração variável que envolve a incorparação de parcela variável à cesta de remuneração e rodízio de gratificações; programa de remuneração por habilidades adquiridas envolve a realização de cursos de treinamento e desenvolvimento; programas de benefícios correspondem aos vales e concessão de bolsas e auxílios; programas de envolvimento social e flexibilização do horário de trabalho.
O gestor público deve apreciar o desenvolvimento das capacidades de compreender os procedimentos de trabalho, suas procedências conceituais, seu horizonte de dissipação e ponto de crise.
Há três diretrizes gerais orientadoras dos atos de gestão, a saber: adoção do ponto de vista do usuário dos serviços públicos; a concepção de processo como meio de a organização fazer o necessário para produzir valor para o usuário-cidadão e a satisfação do usuário com o produto do processo assume posição preponderante como parâmetro de avaliação de desempenho organzacional.
...