O Comportamento Organizacional
Por: Evolutime Itaquera • 16/9/2022 • Trabalho acadêmico • 661 Palavras (3 Páginas) • 91 Visualizações
Comportamento Organizacional
Nas organizações com certeza um dos profissionais mais importantes no processo de gestão empresarial e o administrador de empresas e e seu dever conhecer as habilidades de um administrador que são elementos chave na construção do resultado de um negócio e que também podem faze lo ter uma carreira solida e bem sucedida.
Nesse sentido segundo escritor americano Robert Katz existem 3 tipos de habilidades administrativas básicas e que são essenciais no dia a dia do profissional de administração que são elas as habilidades técnicas que e um conjunto de conhecimentos técnicos que o administrador dispõe e que o torna especialista em determinada área pode ter sido adquirido através de suas experiencias práticas e através de formações acadêmicas treinamentos ou cursos específicos com foco em determinado segmento de atuação as habilidades técnicas ajudam na realização de todos os tipis de tarefas das mais operacionais a mais estratégicas. Também possibilita na realização de atividades que possui uma rotina bem definida, ou seja, que segue padrões técnicos e que precisem de coerência logica em sua execução, um exemplo são as atividades administrativas relacionadas ao departamento financeiro ou de pessoal.
Habilidades humanas tipo as empresas são formadas por pessoas e para pessoas assim por mais industrializadas e tecnológicas que sejam seu capital humano sempre será o seu maior diferencial competitivo, portanto competência no relacionamento interpessoal e uma das habilidades de um administrador que mais fazem a diferença em sua gestão e no alcance efetivo do sucesso em seu trabalho.
Essa habilidade humana ajuda na liderança dos funcionários numa comunicação mais assertiva, em seu gerenciamento de expectativas, na delegação correta das tarefas, nos processos de negociação de feedbacks, bem como diminuir conflitos na equipe, resolver os problemas de forma conjunta e a impulsionar os resultados dos profissionais.
Então um administrador que possui seu lado de relacionamento bem desenvolvido tem muito mais chances de obter sucesso em suas ações na empresa pois consegue ter uma visão global do papel e importância de cada profissional na construção dos resultados e de fazer com que deem seu melhor, na pratica isso significa que tenha capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas a seu redor e de inspira las a crescer se desenvolver e ir além.
Além disso o administrador com essas habilidades humanas sabe conversar, cobrar, delegar tarefas, desenvolver o potencial dos funcionários, estimular o bom desempenha e cativar sua motivação, dedicação e engajamento. Terá também inteligência emocional para lidar com os diferentes tipos de personalidades que transitam ao seu redor bem como para manter se firme, otimista nos momento de dificuldade e além disso tem sabedoria de ouvir na essência seus profissionais e de buscar na medida do possível entender e atender os seus anseio de carreira e com essa postura consegue conquistar o respeito e a empatia das pessoas e inspirar seu desenvolvimento técnico, emocional e comportamental e consequentemente consegue também a estimular que sua equipe colabore de forma espontânea e continua para o alcance de resultados.
E temos Habilidades conceituais que como são complementares elas não podem ficar de fora dessas competências que todo administrador precisa ter para construir uma carreira bem sucedida e para isso e necessário de uma visão sistêmica e saber enxergar com inteligência as informações contidas em um todo.
Essas habilidades conceituais dizem respeito a capacidade do administrador de analisar as situações, diagnosticar o momento da empresa e do mercado, identificar oportunidades e ameaças especialmente de tomar as melhores decisões para a organização. Nesse sentido os líderes são aqueles que devem dispor desses conceitos a modo a ter uma visão estratégica apurada, pois é esta habilidade que fara toda a diferença na gestão da empresa de no alcance de suas metas e objetivos.
...