O Comportamento Organizacional
Por: josianexavier • 12/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.625 Palavras (11 Páginas) • 119 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMPO GRANDE, MS
Abril / 2013
POLO GUAICURU, CAMPO GRANDE MS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Comportamento Organizacional, sob orientação da Prof.ª Yaeko Ozaki, no curso de Ciências Contábeis como requisito de avaliação.
CAMPO GRANDE, MS
Abril / 2013
Sumário
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SISTEMA ABERTO
SISTEMA FECHADO
PESQUISA SOBRE “CONCEITO DE INOVAÇÃO”.
EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
TRABALHO EM EQUIPE
A PERCEPÇÃO E A COMUNICAÇÃO
REFERÊNCIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
É um campo de estudos a fim de promover, explicar compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas, mas também é o estudo das ações, atitudes e expectativas humanas dentro de um ambiente de trabalho.
No mundo organizacional o ser humano atua em diversas funções importantíssimas, pois as mesmas capacitam o individuo incentivando – o a produtividade e empenho devido a união de esforços para alcançar os objetivos comum visando em superar as diversas mudanças.
Podemos perceber a importância do papel organizacional na sociedade, esta abordagem esta orientada para o desenvolvimento de ações gerenciais mais apropriadas a uma situação especifica e as pessoas envolvidas dentre as principais mudanças desse CO, pois existem variáveis contextuais: Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais, Ecológicas e Éticas.
O trabalho em conjunto é fundamental devemos entender as pessoas como um todo, pois a todo instante estamos avaliando e também sendo avaliados.
Dentro das organizações existem alguns fatores importantes também tais como:
Dissonância – conflito que ocorre quando uma pessoa tem duas atitudes ou pensamentos contraditórios.
Atitudes – tendência de uma pessoa julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis.
Valores – é adquirido na infância e possui tendências hereditárias e constitucionais da pessoa, influência da família, do ambiente, da educação e da cultura, experiências pessoais, religiosas ou profissionais e possui cargas efetivas.
Motivação – é a disposição para agir, realizar ou fazer algo, tendo assim três elementos principais para a ocorrência da motivação: Intensidade, que é o esforço para a realização do objetivo; Persistência, que é o tempo empregado de energia/esforço; Direção é o caminho a ser trilhado para alcançar a meta.
Satisfação - é um sentimento prazeroso que decorre e ações praticadas para conquistar um resultado do positivo do planejado, então o CO resume – se em uma pirâmide de conceitos pré - estabelecidos desde o nascimento do ser humano, a influencia do mesmo no meio ambiente e tecnológico, e a agregação, convivência dele no meio profissional (empresa, colegas de trabalho).
SISTEMA ABERTO
[pic 2]
Selznick apud Allred, 1989 - Aponta que as organizações além de serem concebidas como sistemas racionais, também têm sido normalmente definidas como sistemas abertos. No modelo de sistema aberto, as metas e estruturas organizacionais são secundárias à visão da organização como um sistema orgânico com forte desejo de sobreviver.
Katz e Khan, 1987 - Defende a idéia da organização como um sistema aberto, definindo-a como uma coalizão de grupos de interesses mutantes, cada um dos quais busca atingir suas próprias metas no contexto do ambiente mais amplo. Aqui as organizações são vistas como dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, isto é, em constante interação com os ambientes, importando deles matérias-primas, pessoas, energia e informação, transformando-os em produtos ou serviços que serão exportados para aqueles ambientes.
SISTEMA FECHADO
Selznick apud Allred, 1989 -. No modelo de sistema fechado, as estruturas organizacionais tem como objetivo o aproveitamento interno, sem uma visão de intercambio externo, focando assim o interesse no sistema mecânico (máquinas) como exemplo interno da empresa.
Katz e Khan, 1987 - Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2.
SISTEMA ABERTO E FECHADO
[pic 3]
OPINIÃO DO GRUPO
É sempre um complexo de elementos em interação e intercambio continuo do ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas e estruturas.
O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sobre certas condições ambientais.
Tendo também neste sistema seis funções primarias ou principais de uma empresa, que inter-relacionam, mas podem ser estudadas isoladamente: Ingestão; Processamento; Reação ao Ambiente; Suprimento das Partes; Regeneração das Partes e Organização.
No sistema fechado a correlação entre o interior da organização com o exterior é fechada para busca de pessoal, matéria-prima, para o meio ambiente, mas buscando a sobrevivência internamente, no seu próprio controle e na assistência mecânica (maquinas), sabendo o não funcionamento tendo em vista que sempre no sistema fechado necessitaremos do conjunto do sistema aberto.
...