O Comportamento Organizacional
Por: fabianasf • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.701 Palavras (11 Páginas) • 150 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
OTTO RÔMULO NATANAEL DE MORAES MAGALHÃES – RA: 423701
MARCIO JOSÉ PEREIRA LEAL- RA: 416904
FÁBIO DA SILVA FERREIRA-RA: 427813
AMAURI MENDES JUNIOR- RA: 415294
ISAIAS ALVES DOS REIS- RA: 421942
ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA- RA: 433297
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 01
PROF: RICARDO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
PROFª: MARIA YAEKO OZAKI
TERESINA, PI
ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3
CAPÍTULO 01 – Comportamento Organizacional....................................................................4
CAPÍTULO 02 - Inovação..........................................................................................................6
CAPÍTULO 03 – Trabalho em Equipe.......................................................................................9
CAPÍTULO 04 – Percepção e Comunicação relacionada à arte de administrar.......................11
CONCLUSÃO.........................................................................................................................12
BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................13
INTRODUÇÃO
As organizações são compostas por pessoas que são o capital humano e movem a empresa através de suas atitudes. E uma das finalidades da organização é atender as necessidades das pessoas.
Comportamento organizacional estuda o modo pelo qual uma pessoa ou organização age ou reage em suas interações com o ambiente e em resposta aos estímulos que recebe.
Dentro do conceito de Comportamento Organizacional vale destacar a necessidade de obter tanto a eficiência quanto a eficácia dos procedimentos e da gestão como um todo. Nesse sentido podemos dizer que eficiência está relacionada com os meios, ou seja, com a melhor forma de fazer algo. Por outro lado, a eficácia está relacionada com os fins, com o resultado alcançado.
Dessa forma, faz-se uma intensa relação entre Comportamento Organizacional e os conceitos de eficiência e eficácia, visto que, a eficiência e a eficácia de uma organização são alcançadas por meio das pessoas que a compõem.
Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia). Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
E é importante para as organizações compreender as pessoas para melhorar a sua eficiência e a eficácia, pois através delas o comportamento organizacional é difundido na empresa e por meio deste a empresa alcança seus objetivos.
CAPÍTULO 01
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Primeira Etapa
Passo 01
Conceito de comportamento organizacional: É o estudo do comportamento humano dentro das organizações e da sua relação com o ambiente, podendo influenciar ou sofrer influência deste, visando um melhor aproveitamento das pessoas que compõem a organização.
Passo 02
Comparação entre duas definições de CO:
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. (Sampaio, 2007)
Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e individuos se comportam dentro delas. Por ser um sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços afim de alcançar algo jamais obtido individualmente. (Chiavenato, 2004)
Tanto Sampaio quanto Chiavenato enfatizam o aspecto das relações humanas bem como dos grupos que compõem as organizações. Além disso, os dois fazem referência ao alcance dos objetivos organizacionais por meio das pessoas.
Comparação entre sistemas abertos e sistemas fechados de CO:
Enquanto nos sistemas abertos há um grande fluxo de entradas e saídas, no sentido de haver trocas com o ambiente, no sistema fechado não há esse intercâmbio por conta da rigidez do sistema. Além do que, no sistema aberto é mais notável a adaptação às mudanças, enquanto no sistema fechado o comportamento é determinístico e programado, são sistemas mecânicos. (Chiavenato,2004)
Exemplo de sistema aberto: O organismo humano, pois é influenciado pelo meio ambiente e influi sobre ele, alcançando um estado de equilíbrio dinâmico nesse meio. (Chivenato,2004)
Com relação ao sistema fechado, não podemos citar um exemplo de sistema que seja totalmente fechado. Uma vez que, por mais mecânico que seja o sistema sempre existirá alguma interferência do meio externo.
CAPÍTULO 02
INOVAÇÃO
Segunda Etapa
Passo 01
Pesquisa sobre o conceito de inovação.
“Para você, o que é inovação?”, resposta: É ter ideias que levem a empresa ter um melhor rendimento das principais atividades executadas até as mais simples. Inovação é transformação, mudança, renovação de ideias.
“Qual é o impacto que inovação trará dentro de uma empresa?”, resposta: Promoverá uma mudança de atitude, junto a uma melhor disposição de todos os integrantes da empresa.
“Qual o beneficio que a inovação causa dentro de uma empresa?”, resposta: Crescimento e o cumprimento eficaz da missão e da visão desta empresa.
Relatório de Conclusão da pesquisa:
Existe um grande benefício que a inovação traz para as organizações. Pois uma empresa só pode permanecer por muito tempo no mercado se ela estiver a cada dia buscando inovação. A criatividade é uma das principais chaves para o crescimento de uma empresa e beneficia a todos, pois traz projetos que ajudam os colaboradores a desenvolver suas tarefas de forma simples e eficaz. Dessa forma, empresa terá mais rendimento em todos os setores da sua estrutura organizacional e se torna mais competitiva no mercado. Outro benefício que a inovação pode trazer é a valorização dos colaboradores através de cursos profissionalizantes e de capacitação nas respectivas áreas de atuação.
...