O Comportamento Organizacional
Por: 37898 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera
RECURSOS HUMANOS
1° SEMESTRE
Dayane Mendes RA: 1596927873
Karina Souza RA: 2484700461
Mayla Fernandes RA: 2484621281
Phillip Oliveira RA: 2485795293
Shirley Noberto RA: 1584105719
Atividades Práticas Supervisionadas
Técnicas de negociação
Professora: Sandra
Sumário
Introdução...................................................................................................................3
1.0 Tabela dos aspectos da comunicação....................................................................4
1.1 variáveis básicas da situação da empresa ‘Home Building Ltda.’ .......................4
1.2 A importância das técnicas de negociação para a estratégia das empresas...........5
1.3 Respostas do questionário sobre as negociações...................................................7
Referencias bibliográficas............................................................................................9
Introdução
A negociação está presente no nosso cotidiano, negociamos sempre e na maioria das vezes escolhemos com quem e como negociamos. Quando menos percebemos já entramos em uma negociação, Por mais que não tenhamos nos preparados sempre temos que lembrar de exercer as variáveis básicas da comunicação. Poder, negociação e tempo.
Quem possui o poder em uma negociação controla o processo e assim consegue atingir seus objetivos propostos. O poder não se trata de uma força que o negociador irá exercer sobre a outra parte, e sim uma condição que irá dá o contexto da negociação.
A segunda variável de uma negociação é o tempo, é a variável mais importante em uma negociação, pois quanto menor for o tempo, menos prazo de análise terá para verificar as variáveis. E s ele está ao seu lado podemos dizer que você possui o poder.
A terceira variável é a informação, quando mais informação o negociador possui sobre a outra parte mais preparado ele estará para poder negociar, então podemos também dizer que quer possui a informação possui o poder.
1.0 Tabela dos Aspectos da comunicação.
Aspectos da comunicação | Importância |
Transmissor | É responsável por mandar a mensagem por um canal, utilizando algum tipo de comunicação. |
Receptor | Irá receber a mensagem transmitida a codificando-a. |
Mensagem | É a formulação de uma ideia para ser transmitida ao receptor. |
Canal | É o vínculo utilizado para transmitir uma mensagem. |
Feedback | É a resposta de um receptor a comunicação de um transmissor, sendo de grande importância em termos de realização para o transmissor. |
1.1Variáveis básicas da situação da empresa ‘Home Building Ltda.’
São elas: Poder, tempo e informação.
O poder se encontra nas exigências dos trabalhadores, e também na empresa, pois os colaboradores possuem os poderes de persuasão, atitude e persistência, e a empresa possui os poderes de investimentos e da posição.
O tempo encontra-se no prazo estabelecido pelos clientes para entregar as obras prontas que é de 3(três) meses, no qual possui uma multa por cada mês de atraso na entrega das obras; e no contrato que possui um prazo de 4(quatro) meses.
A informação está nas negociações a serem feitas para que as duas partes – colaboradores e clientes – fiquem satisfeitos, não acatando a todas as reivindicações dos colaboradores de imediato, e estabelecendo um acordo com os clientes para que seja o prazo de entrega das obras aumente em um mês para que as obras sejam concluídas a tempo e não ocorra nenhuma multa.
1.2 A importância das técnicas de negociação para a estratégia das empresas.
As negociações estão presentes no nosso dia a dia, mesmo sem nos darmos conta nós negociamos a todo o momento. Um profissional que domine essa habilidade irá conseguir vantagens e resultados positivos em uma negociação. No mundo organizacional acontece o mesmo, ela se apresenta como uma ferramenta para obter os melhores resultados.
De acordo com Scare & Martinelli (2001), a negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, para estes autores, houve uma mudança de foco no objetivo do negociador ao longo de sua história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos e, nos tempos atuais, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazo, atinjam-se os benefícios para todos os envolvidos na negociação.
A negociação é um processo onde se busca um acordo vantajoso entre ambas às partes, em um processo de negociação existem elementos importantes que podem ser relacionados com as táticas e estratégias. Negociar é um processo de comunicação que envolve mais de uma parte que podem ter interesses comuns ou antagónicos.
A concorrência e a competitividade estão presentes no cotidiano das empresas, por isso que as negociações em corporações também são de competitividade, pois a negociação está presente nas relações da empresa. Por isso os colaboradores precisam possui uma visão sistêmica e habilidades para saber negociar
Toda negociação possui etapas, tais como:
Imagem pessoal, que envolve a postura, atitudes, linguagem verbal ou até mesmo não verbal. Preparação que é o planejamento da negociação, Abertura e a sondagem que é quando o negociador cria um clima para a negociação e assim tentando descobrir quais são as expectativas necessidades e até mesmo motivações do outro negociador. Assentamento apresenta novamente todos os tópicos da negociação para ter a certeza que o outro lado compreendeu. Fechamento que se trata da finalização do acordo que foi obtido entre ambas às partes. E por último o controle que é a verificação dos resultados.
...