O Comportamento Organizacional
Por: natysn95 • 11/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.584 Palavras (7 Páginas) • 118 Visualizações
Etapa 1
Passo 2 (Individual)
Para administrar os profissionais hoje em dia nas empresas, envolve muitas habilidades, bastante foco e comprometimento com o grupo. O que está muito difícil de se encontrar.
Tipos de liderança:
Líder Autoritário: É rigoroso em toda politica da empresa. Autoritário não leva em consideração a opinião de outros. Ele que dita as regras.
Essa liderança não gera bons resultados, pois desmotiva a equipe atrapalhando na produtividade.
Líder Democrático: Esse líder aceita contribuição da equipe. O líder democrático leva em conta que o resultado final é importante quando o trabalho é atribuído pela equipe.
Esse tipo de comportamento gera mais motivação na equipe influenciando positivamente na produtividade.
Líder Liberal: Deixa sua equipe realizar suas próprias vontades e não supervisiona o tempo todo.
Se a equipe estiver pronta para esta individualidade é bom porque deixa a criatividade a solta.
Leader Coach: Lidera sua equipe pelos princípios do Coaching. Este líder ajuda equipe a equipe a desenvolver suas habilidades, motivando e aprimorando. É ele que dá o devido exemplo para a equipe.
Maiêutica
Surgiu na Grécia (Atenas), no século IV a.c . Sócrates desenvolveu um raciocínio de "só sei que nada sei" dando a liberdade da dúvida e mostrando que nada é definitivo, que tudo tem um por quê. Maiêutica do grego significa "dar à luz" na filosofia "novas ideias, um novo modo de pensar". Dá ao individuo a verdade através de suas próprias forças, sem que ela seja ensinada ou transmitida.
Na empresa a maiêutica é um método para dar a independência e autonomia para o individuo resolver seu problema de forma eficaz.
Visão Sistêmica
Ter um conhecimento de um todo o sistema.
A visão sistêmica é formada pelas características e conhecimento do sistema, transformação e entrega (delivery), serviços, produtos, informações. Processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como as informações circulam através da mesma.
É importante para os membros de uma organização se situarem na organização, executar suas tarefas de acordo com seu cargo na área em que atende. Com esse entendimento o trabalho passa a ser mais organizado.
Responsável pelo modelo cliente X fornecedor, a visão sistêmica dá a qualidade aos relacionamentos interpessoais.
ETAPA 2
Passo 1 (Individual)
2-Charges
Figura I:
Figura 2: O menino já está acostumado, dependente da tecnologia, então se sente desmotivado.
Passo 2 (Individual)
Comportamento: Atitude e reação de um individuo diante de um fato.
É preciso diferenciar um comportamento momentâneo ou quando é permanente.
Personalidade: vem do latim personalis: “conjunto dos elementos psíquicos e comportamentais que constituem a singularidade de um sujeito”.
Modo de pensar, sentir e agir de um individuo, maneira habitual de ser o que o diferencia dos outros. A personalidade é muitas vezes, características geradas através de exemplos de outros (herdadas).
ETAPA 3
Passo 1 (Individual)
Abordagem Clássica
Surgiu no século XX junto com a Revolução Industrial. Com o rápido desenvolvimentos e crescimento das empresas era necessário um método mais avançado de organização.
Frederick Winslow Taylor e Henry Fayol desenvolveram a abordagem clássica e teoria clássica criando a administração cientifica. Intenção de aumento de produção, melhores condições de trabalho e um melhor salario. A preocupação de Taylor era a produtividade, e o foco era divisão de trabalho, separação de cargos. Assim ele padronizou a produtividade, criando o tanto que seria utilizado. Fayol fez a divisão de funções dando o planejamento, organização, controle nas empresas:
- Divisão de Trabalho
- Autoridade e Responsabilidade
- Disciplina
- Unidade de Comando
- Unidade de Direção
- Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral
- Remuneração do Pessoal
- Centralização
- Cadeias de Comando
- Ordem
- Equidade
- Estabilidade do Pessoal
- Iniciativa
- Espirito de Equipe
Pirâmide Maslow
O psicólogo americano Abraham H. Maslow criou este conceito para o ser humano atingir sua satisfação pessoal. No pensamento de Maslow o ser humano vive para satisfazer suas necessidades e sonha com a autorrealização plena. A hierarquia dessas necessidades estão na pirâmide a seguir:
Necessidades Fisiológicas: Necessidade básica do ser humano. Respiração; comida; água; sexo; sono; descanso; conforto físico;
Necessidades de Segurança: Segurança; saúde; liberdade; bom emprego; recursos;
Necessidades Sociais: Amigos; família; comunidade; interação com colegas no trabalho;
Necessidades de Estima/Status: Orgulho, admiração, respeito, reconhecimento pessoal e social, aprovação de amigos e familia.
Necessidades de Autorrealização: Controle, individualismo e satisfação de seu próprio bem estar, autonomia, crescimento pessoal, religião, educação.
Teoria dos Dois Fatores
A Teoria de Dois Fatores criada por Frederick Herzberg tem o objetivo de encontrar a satisfação e insatisfação do funcionário dentro de um ambiente de trabalho. Os dois fatores são: Motivacionais e Higiênicos.
Fatores Motivacionais: Fatores que levam o funcionário a ter satisfação na empresa. Referente ao cargo, função, desafios, metas.
Fatores Higiênicos: Em relação ao ambiente de trabalho, salario, remuneração, relação interpessoal.
Fatores que levam a insatisfação (higiênicos)
- Politica da Empresa
- Ambiente de Trabalho
- Relacionamento Interpessoal
- Segurança
- Salário
Fatores que levam a satisfação (motivacionais)
- Crescimento
- Desenvolvimento
- Responsabilidade
- Reconhecimento
- Realização
Frederick Herzberg concluiu que a insatisfação pessoal não estava relacionada com a tarefas da empresa e sim pelo ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal e condições de trabalho.
...