O Comportamento organizacional
Por: Glalber Silva • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.392 Palavras (10 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO
GESTÃO PÚBLICA
1º SEMESTRE
Comportamento organizacional
Jhjhk
“Comportamento organizacional”
Emerson Galino
Valparaíso de Goiás – GO, 17 de abril de 2013
Sumário
Introdução...........................................................pg 03
Capítulo 01..........................................................pg 04
Capítulo 02..........................................................pg 05
Capítulo 03..........................................................pg 08
Capítulo 04..........................................................pg 09
Conclusão.............................................................pg 10
Referências bibliográficas...................................pg 11
Introdução
Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre o comportamento nas organizações. O comportamento é inerente ao ser humano, buscar entender os tipos de comportamentos e como eles se aplicam nas organizações é muito importante para prever possíveis conflitos, adotando os meios possíveis para saná-los, evitando assim um desgaste nos indivíduos que nas organizações atuam.
Dentro das organizações os comportamentos são delineados pela cultura da empresa, seus princípios, valores, normas que são impostas aos colaboradores dentre outras. Fatores externos também contribuem para determinar os comportamentos nas empresas, mas cada indivíduo se comporta em relação ao mesmo fato de forma diferente. O estudo do comportamento organização auxilia no sucesso da empresa. Indicadores qualitativos e quantitativos podem prever quais problemas a empresa está vivendo em determinado momento. Com isso aumenta-se a eficiência e eficácia da organização.
Eficiência e Eficácia são conceitos distintos dentro da Administração embora a maioria das pessoas acharem que são sinônimos. A relação desses dois conceitos está intimamente ligada ao sucesso de uma organização. Caso não esteja obtendo sucesso, a empresa deve fazer um estudo e verificar o que está acontecendo de errado, melhorando a eficiência dos meios para buscar a eficácia nos resultados. Distinguindo estes dois conceitos, temos que Eficiência é a capacidade do administrador utilizando os recursos disponíveis ou a menor quantidade de recursos para buscar os melhores resultados para a organização. Quanto a Eficácia podemos conceituá-la como a busca de se fazer aquilo que se tem como objetivo deve fazer o que é preciso para se alcançar o objetivo traçado.
A Eficiência envolve a forma, o meio com que uma atividade é realizada, já a eficácia diz respeito ao resultado dessa atividade. Isso não quer dizer que toda atividade realizada com eficácia será eficiente, nem que as atividades executadas com eficiência terá como resultado sua eficácia, havendo empresas que são extremamente eficientes, porém ineficazes e vice-versa. Saber entender os comportamentos organizacionais, os índices de eficiência e eficácia são fundamentais para a sobrevivência de uma instituição, possibilitando o sucesso na organização.
Capítulo 1
Comportamento Organizacional pode ser definido como um ramo das ciências sociais que estuda o comportamento, as atitudes dos trabalhadores e seus desempenhos dentro de uma ambiente organizacional, além dos efeitos gerados desses comportamentos, como: da organização em seus trabalhadores; do ambiente e dos trabalhadores sobre a própria organização; (Ivancevich, John; Caravantes; Caravantes e Kloceckner, 2013, p. 27). Compartilha conceitos de várias outras ciências sociais, como a Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, cada uma com grande contribuição para o estudo dos diversos comportamentos existentes em uma organização (Caravantes; Caravantes e Kloeckner, 2013, p. 27).
“Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas.” (Chiavenato, Idalberto, Administração Geral e Pública, 6ª Ed, 2006, p. 267)
“Comportamento organizacional é o estudo do funcionamento e da dinâmica das organizações e apresenta alguns aspectos importantes, como: a Teoria do Equilíbrio, os tipos de participantes e a Teoria da Aceitação da Autoridade.” (Faria, José Carlos. Administração Teorias e Aplicações, 2002, p. 125)
Quadro comparativo: Sistema Aberto e Sistema Fechado
Autor/Tema | Sistema Aberto de CO | Sistema Fechado de CO | FONTE |
James L. Bowditch e Anthony F. Buono | São sistemas que interagem com o meio ambiente e sejam influenciados por forças externas. | São sistemas completamente auto-suficientes, que não envolvam qualquer interação com o meio ambiente | Livro: Elementos de Comportamento Organizacional, 1999, 3ª Ed. |
Geraldo R. Caravantes | Está em constante interação dual com o ambiente. Dual no sentido de que influencia e é por ele influenciado. | É o sistema que não interage com o meio ambiente. | Livro: Teoria Geral da Administração, 2003, 4ª Ed. |
CAPÍTULO 2
- Questionário a respeito das inovações tecnológicas nas organizações
Dados do entrevistado
Nome: Idade:
Sexo: ( )Masculino ( )Feminino
Cargo/Função:
- O que você acha sobre as inovações tecnológicas no âmbito do MinC¹?
( )Ótimo ( )Bom ( ) Regular ( )Ruim ( ) Péssimo
- De que forma você reagem diante de uma inovação tecnológica em seu ambiente de trabalho?
( )Otimismo ( )Indiferença ( ) Pessimismo
- O tempo que o MinC¹ leva para empregar uma nova tecnologia é:
( )Ótimo ( )Bom ( ) Regular ( )Ruim ( ) Péssimo
- Explique de que forma a “rapidez” ou a “demora” no tempo para introduzir uma inovação tecnologia pode afetar o MinC¹?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
...